Entre tantas formas saudáveis de nos alimentarmos, a Alimentação Viva destaca-se pelo seu poder enzimático. Seu consumo traz vitalidade independentemente da idade da pessoa. Cem porcento composta por alimentos integrais na sua forma natural (crus), a Alimentação Viva prioriza o consumo de frutas, verduras, legumes, castanhas, cereais e sementes germinadas, podendo estes alimentos, na sua grande maioria, ser consumidos diretamente do pomar ou da horta.
- Alimentos que Nutrem e Desintoxicam
- Invista na Gastronomia e ganhe dinheiro com a sua paixão!
- Culinária japonesa para degustar e faturar

Mas não é só isso! Ao germinar e brotar sementes, grãos e cereais potencializamos seu teor nutritivo (vitaminas, enzimas, carboidratos, zinco, cobre, flúor, iodo, manganês, etc.) em até 20.000 vezes , por isso, a Alimentação Viva é também conhecida por alimentação enzimática. E para que servem estas enzimas? Elas são responsáveis pela manutenção do nosso organismo. Auxiliam no equilíbrio do pH, que deve ser ligeiramente alcalino, além de transportar os nutrientes até as células.

Uma pessoa com pH alcalino ou em equilíbrio passa longe das doenças, já uma pessoa com o pH ácido esta propensa a desencadear diversas patologias ao longo da vida.Com raras exceções, tudo que é refinado (sal, açúcar, farinhas, óleos …), industrializado, vem dentro de embalagens e prontos para comer, acidificam o pH e e criam um ambiente favorável às doenças. Mas não basta incluir mais alimentos Vivos (crús e germinados) na nossa alimentação. Devemos ter atenção à procedência destes alimentos. Alimentos carregados de agroquímicos e produzidos em solos pouco ou nada férteis possuem pouco valor nutritivo, além das doenças que trazem consigo.

Uma dúvida muito frequente para quem ouve pela primeira vez sobre Alimentação Viva é: “ … mas não se cozinha nada, não se come nada quente, nem no inverno?” Come-se alimentos amornados, por exemplo, sopas amornadas ate aos 40, máximo 42 graus. O termômetro pode ser nossa mão, se a temperatura ficar quente para as nossas mãos, é hora de tirar do fogo. Também se usa a técnica de desidratar alimentos ao sol ou em desidratadores, conhecidos como secadores de alimentos. Com esta técnica, podemos desenvolver receitas surpreendentemente saborosas e fáceis de transportar na bolsa ou no carro.

Ok! Se você acabou de ver que sua alimentação não é das melhores, nada de pânico! A Natureza é perfeita, regenerando-se rapidamente, mas faça sua parte incluindo gradativamente alimentos vivos (crus) na sua rotina alimentar. Que tal começar pelas frutas? Seu corpo e sua saúde agradecem!
“Para garantir a saúde do nosso corpo, devemos cozinhar com as cores do arco-iris”
Cléo Martins é expert da eduK e estreia no Gastronomia e Ponto trazendo conteúdos especiais sobre alimentação natural. É escritora, palestrante, chef em alimentação natural e culinária artística viva. Idealizadora do Gourmet da Horta, um espaço de alimentação saudável, consciente e sustentável, dedica-se a aulas práticas e ao trabalho de personal chef. Além do seu porte físico ser prova concreta de tudo aquilo que ela ensina 😀