aperfeiçoar técnicas

Entenda como a eduK pode ajudar você a aperfeiçoar técnicas de confeitaria

A gastronomia tem ganhado cada vez mais destaque, tanto na cultura quanto na parte de empreendedorismo. Se antes falávamos em “culinaristas”, hoje chamamos de “chefs”. Também aconteceu a popularização da cozinha gourmet e de todas as suas oportunidades. Por isso, começar um negócio no ramo se mostra muito atraente. Mas você sabia que é necessário entender como aperfeiçoar técnicas?

No caso da confeitaria, isso é ainda mais importante, já que ela pede precisão e equilíbrio de medidas e sabores. Para dar o pontapé inicial na carreira, o conhecimento é indispensável — e a eduK pode ajudar.

Para aproveitar as oportunidades, entenda como nossas soluções auxiliam o seu desenvolvimento de técnicas e conhecimentos na cozinha!

Por que a confeitaria é um bom negócio?

A verdade é que o ramo de alimentos é uma ótima porta de entrada para quem deseja começar o próprio negócio. É um caminho para fugir da crise, complementar a renda ou, quem sabe, transformar sua realidade profissional.

“A área não exige um conhecimento avançado de técnicas para você começar nem grandes investimentos em equipamentos ou infraestrutura. É possível começar em casa, na própria cozinha”, comenta Eliana Hernandez, gestora de gastronomia da eduK.

É por isso que cada vez mais pessoas vendem seus produtos na área. Acontece que, com o decorrer da atividade, o negócio dá certo e as encomendas passam a surgir (e a aumentar). Então, é o momento de aperfeiçoar técnicas de confeitaria para ter mais conhecimento sobre o assunto. Assim, dá até para começar a pegar grandes eventos, festas e um número maior de encomendas.

Como aperfeiçoar técnicas?

Já que entrar nesse mercado é uma boa alternativa, com potencial de crescimento, está na hora de saber como se tornar cada vez melhor. Por meio da especialização e do foco no que realmente importa, você terá a chance de se destacar no mercado e aproveitar ótimas oportunidades.

Afinal, o que é preciso fazer para aperfeiçoar técnicas de modo prático e eficiente? Veja quais são as respostas para essa dúvida!

Faça cursos de capacitação

Os cursos de capacitação são a melhor maneira de ter novos conhecimentos, explorar técnicas da confeitaria e se preparar de forma intensa para o segmento. Ao optar pelos cursos online, você pode aproveitar com ainda mais praticidade, afinal, há a chance de assistir quando ou onde quiser e quantas vezes desejar.

“As pessoas que não têm tempo de dia assistem à noite. Há casos em que elas colocam o notebook na cozinha e, enquanto cozinham ou fazem outra coisa, estão assistindo ao curso”, comenta Hernandez. O melhor é que você pode escolher o que deseja aprender, tanto em relação aos produtos quanto sobre as técnicas. Assim, é possível otimizar sua atuação e ganhar mais!

Organize o tempo e o espaço de trabalho

Escolher os cursos certos é importante, mas não suficiente. Se você não conseguir se dedicar corretamente, o aprendizado ficará comprometido. Por isso, é fundamental saber como se organizar. “Às vezes, a pessoa começa o estudo e o trabalho em casa, mas com família e filhos se perde nessa organização, desanimando”, pondera a gestora.

Por isso, é essencial ter um tempo dedicado ao estudo, além de contar com todos os materiais necessários — dos ingredientes aos eletrodomésticos. Assim, você pode colocar tudo em prática e consolidar o conhecimento.

Teste enquanto aprende

Já que a prática é tão importante, o aperfeiçoamento de técnicas passa pela realização de testes. Muitas pessoas pegam encomendas de algo em que não têm conhecimento para, só então, aprender. Como o objetivo é se aperfeiçoar, é preciso testar antes e acertar na configuração dos equipamentos, na escolha dos ingredientes e até na temperatura do forno.

“É preciso testar antes, trabalhar com os ingredientes e com a decoração, aprender técnicas nos cursos e, aí sim, depois, aceitar a encomenda”, complementa Hernandez. Inclusive, é possível transmitir os conhecimentos do curso ao ensinar alguém da família, tornando o aprendizado duradouro.

Crie um planejamento de estudos

Por falar em organização, ela pode — e deve — se manifestar na forma de um planejamento de estudos. Essa será a melhor maneira de ter uma evolução constante que gere resultados diferentes no mercado.

Uma dica é separar momentos específicos para fazer um curso no horário em que você possa testar as técnicas na cozinha, por exemplo. Também é importante se dedicar a aprender de forma contínua, para se aprofundar no ramo. Com um bom planejamento, será fácil aproveitar o tempo da melhor maneira.

Como a eduK pode me ajudar?

Como dissemos, aperfeiçoar técnicas de confeitaria envolve fazer os cursos adequados para ter mais habilidades. Além de acertar no tema, é preciso contar com a solução correta — e é nesse momento em que a eduK se destaca. A plataforma de educação on-line reúne todos os recursos para você se capacitar e ter todas as técnicas de confeitaria em suas mãos. Venha conhecer quais são os diferenciais!

Grande variedade de cursos

O ramo de confeitaria é um dos mais diversificados da gastronomia. São biscoitos, pães de mel, sobremesas no pote, bolos caseiros e muito mais. Também há várias técnicas de decoração, estrutura e apresentação. Para aprender o máximo possível, vale a pena contar com a eduK.

A plataforma tem mais de 2000 cursos, e dezenas deles trazem técnicas específicas de confeitaria. Assim, você terá um conhecimento completo e atualizado sobre as tendências e as bases dessa área.

“Aqui, na eduK, a gente tem vários níveis de curso. Há curso básico de técnicas de cozinha, de técnicas de manual de confeitaria, técnico de manipulação de alimentos, técnico de chocolate — depende de onde a pessoa quer trabalhar”, explica Hernandez. Com novidades constantes, você saberá tudo sobre cada alternativa.

Aprendizado com experts

Outro ponto essencial da eduK é que a plataforma permite o aprendizado das melhores técnicas com o apoio de experts sobre cada tema. Se quiser saber como fazer bombons e trufas de alta qualidade, por exemplo, você poderá aprender com o chef chocolatier Alexandre Bispo.

Já a especialista Ana Elisa Salinas traz os maiores conhecimentos sobre bolos decorados. São dezenas de especialistas que compartilham tudo o que aprenderam ao longo dos anos, para que você tenha todas as condições de alcançar o sucesso. Demais, não é?

Oferta de trilhas de conhecimento

Conforme você aperfeiçoar técnicas de confeitaria, terá uma preparação cada vez maior para atuar no mercado. Então, será natural precisar explorar apenas alguns conhecimentos específicos, como uma temperagem de chocolate ou uma decoração especial. Na eduK, você consegue aprender exatamente o que necessita.

Além de cursos completos — com cargas horárias diferenciadas, de 3 a 12 horas —, que favorecem a especialização, a plataforma oferece trilhas de conhecimento sugeridas para seu perfil e interesses.

Aperfeiçoamento além da cozinha

Aprender a cozinhar, preparar os doces e executar as técnicas não é a única oportunidade trazida pela eduK. Também é possível aprender sobre outras atividades essenciais para chegar ao sucesso — como, por exemplo, saber quanto cobrar pelos produtos.

“A gente tem curso de ficha técnica, curso de como precificar Ovos de Páscoa, por exemplo, porque isso é essencial. Às vezes, a pessoa acaba até desistindo de alguma coisa na confeitaria por não saber precificar e não valorizar o seu produto”, explica Hernandez.

Além da precificação, a plataforma ainda conta com opções voltadas para o planejamento e para a divulgação. Você aprenderá a reconhecer seu público e como alcançá-lo. Também descobrirá como fazer a divulgação de forma estratégica nas redes sociais, como tirar fotografias que chamem a atenção e assim por diante.

“A partir daí, você vai se especializando e até parte para uma graduação na área. É uma grande porta de entrada e oportunidade”, finaliza a gestora.

Aperfeiçoar técnicas de confeitaria é um ótimo caminho para vender mais e melhor. Com a eduK, você terá todo o suporte, dezenas de cursos diferentes e o conhecimento de experts para chegar mais longe com a sua atividade!

Para aproveitar essas e outras oportunidades, entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.