Bico de confeitar: descubra as melhores técnicas para fazer decorações incríveis

Você sabia que com um único bico de confeitar e muita criatividade, dá para criar bolos incríveis e encantar os clientes? 

Se você está pensando que esse item é essencial na confeitaria, acertou. São os bicos de confeitar que vão deixar cupcakes, tortas e doces com acabamento profissional. 

A seguir explicaremos quais são os tipos de bico de confeitar e como usá-los para criar doces incríveis. Vamos lá? Acompanhe!

O que é o bico de confeitar?

O bico de confeitar é um acessório usado para decorar cupcakes, tortas e doces, deixando-os como uma obra de arte. Para usá-lo, basta encaixá-lo na ponta do saco de confeitar e dar forma ao glacê usado na cobertura do bolo.

Com os diferentes bicos dá para modelar flores, conchas, estrelas, corações e muitas declarações de amor.

Quais são os principais tipos de bico de confeitar?

Quando o assunto é decoração de bolos, os bicos russos são a grande novidade. Com desenhos e furos em toda a extremidade, esses utensílios criam flores completas com apenas uma aplicação.

Para usá-los, o glacê precisa estar bem firme e o saco de confeiteiro deve ser mais largo, pois eles são maiores que os bicos tradicionais. 

Além do bico de confeitar russo, podem ser encontrados os seguintes modelos:

Bico Babado

É encontrado em diversos modelos e permite modelar bolos e tortas com uma decoração mais clássica. Você pode usar a criatividade e modelar uma torta com apenas uma cor ou fazer um degradê de tons para deixar a cobertura com um design ainda mais fabuloso. 

Bico Chuveiro

Quer fazer um campo de futebol ou o cabelo de uma boneca? Então, o bico de chuveiro é a melhor escolha. Claro, você também pode usá-lo para imitar a textura de pelos de animais, cordas e troncos de árvores ou para criar cupcakes cheios de cores.

Bico Esfera

Sua especialidade é cupcakes? Nesse caso, escolha o bico esfera, pois ele tornará o trabalho muito mais rápido. Além disso, esse acessório é ideal para criar babados e flores incríveis. 

Bico Flores

Assim como o bico russo, o modelo de flores é ideal para quem quer modelar flores inteiras de uma só vez. Nada mais prático, não é mesmo? Com o auxílio desse utensílio, você também poderá cobrir toda a superfície de uma torta com desenhos pequenos e delicados em poucos minutos.

Bico Folha

Como o nome indica, esse tipo de bico é utilizado para modelar folhas e pétalas em tortas, doces e bolos. O resultado varia de acordo com a posição e com a pressão do bico – o ideal é apertar a manga bem delicadamente ao usar esse material.

Bico Pétala

Pode ser usado na modelagem de rosas, margaridas e hortênsias. Assim, seus cupcakes ficarão lindos e cheios de vida.

Claro, você também pode usar esse bico de confeitar para criar saias, cabelos de bonecas e tudo o mais que a sua imaginação mandar.

Bico Perlê

Tem a ponta redonda e é muito utilizado para fazer linhas, pérolas rendas e letras. É um grande aliado dos confeiteiros já que seu formato fino e alongado é perfeito para rechear, bolos, cupcakes e sonhos de doce de leite. 

Bico Pitanga

É o mais comum. Tem frisos que deixam a cobertura com algumas “ranhuras”. No entanto, isso não impede que o trabalho fique lindo e cheio de vida. Existem dois modelos: o aberto e o fechado. 

O primeiro é ideal para criar rendas, estrelas, guirlandas e para dar acabamentos nas laterais de tortas e bolos. Já o bico pitanga fechado cria ranhuras mais profundas, por isso deve ser usado em acabamentos menos delicados. 

Bico Serra

O bico serra cria modelagens que imitam uma cesta. Também permite criar laços e flores, já que tem um dos lado liso e outro serrilhado. Pode ser encontrado em diferentes larguras.

Além de um conjunto de bicos de confeitar, você deve comprar uma adaptador. Assim, você garantirá que o glacê não vaze pelas laterais, o que pode arruinar o seu trabalho. Outra vantagem desse produto? Com o adaptar você pode trocar o bico e aproveitar o mesmo glacê da manga. Isso torna o trabalho muito mais rápido.

Existem dois tipos: pequenos e grandes. Você deve comprar adaptadores do mesmo tamanho dos bicos que pretende usar. 

Quais as vantagens desse utensílio?

O bico de confeitar oferece muitas vantagens para quem ama decorar bolos e doces. A maior delas é a possibilidade de criar desenhos e texturas incríveis, o que agradará a todos os seus clientes. 

Quais são as marcas mais conhecidas de bico de confeitar?

Existem diferentes fabricantes de bico de confeitar. No entanto, as marcas mais populares são a Mago e a Wilton. Os bicos vendidos por essas empresas têm uma numeração específica, segundo o tipo de decoração que ajudam a fazer. 

E os materiais do bico de confeitar? Os de aço inox são mais resistentes e duráveis e permitem a criação de modelagens mais delicadas. Já os de plástico devem ser utilizados em decorações menos precisas ou nas laterais do bolo.

bico de confeitar

Quais são as melhores técnicas para confeitar um bolo?

Para aprender as melhores para fazer decorações incríveis, utilize o glacê real. 

Glacê real

Ingredientes

  • 500 g de glacê real em pó
  • 80 ml de água filtrada

Modo de preparo

  1. Misture 40 ml de água com o glacê em pó (vendido em lojas de produtos para confeitaria). Com o auxílio da espátula, vá misturando até a mistura ficar homogênea. Acrescente mais água com cuidado, para não ficar mole demais. Fique atento! A quantidade de água varia conforme o clima. Nos dias mais úmidos, você usará menos água. Se estiver mais seco, utilize tudo.
  2. Bata o glacê por cerca de 10 minutos na batedeira, com o batedor de raquete. A cobertura deve ficar homogênea, firme e sem brilho. O ponto é de glacê duro. Para testar, coloque um pequena porção em uma colher. Ao virar, a cobertura deve cair de uma vez, sem escorrer.

Essa cobertura pode ser usada para dar acabamento em bolos e tortas. Dura por até 30 dias fora da geladeira. No entanto, antes de utilizá-la você deve batê-la por alguns minutos para eliminar a porosidade. Além disso, antes de trabalhar, limpe o bico com um pano úmido para eliminar a parte ressacada.

Para decorar o topo de um bolo, escolha o pico pitanga fechado. Faça movimentos de vai e vem até completar o desenho de uma meia guirlanda. A segunda camada deve ser feita na parte de dentro da primeira. Vá preenchendo a até cobrir toda a superfície.

O bico deve ficar parcialmente inclinado para que o desenho fique perfeito. Treine com todos os bicos para aprimorar a sua técnica. 

Quer mais dicas de como aprender novas técnicas para confeitar um bolo? Então, assista o vídeo a seguir e tire as suas dúvidas sobre o assunto:

https://youtube.com/watch?v=poGoKC7rVM4

Agora que você já sabe tudo sobre bico de confeitar, que tal descobrir como se planejar para trabalhar com a festa na caixa?

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!




    Fale o que você pensa

    O seu endereço de e-mail não será publicado.