como divulgar artesanato no pinterest

Afinal, como e por que divulgar artesanato no Pinterest?

A era digital trouxe inúmeras possibilidades de divulgação para pequenos negócios, principalmente por meio das redes sociais — afinal, metade do planeta está conectado nesses canais, somando mais de 3,5 bilhões de pessoas.

Para certos nichos de mercado, contudo, é mais interessante investir em determinadas redes, como é o caso de marcas que apostam mais no Instagram, ao passo que outras pessoas focam em como divulgar artesanato no Pinterest.

Se o seu interesse é justamente alavancar as vendas de suas peças artesanais, saiba que o Pinterest é uma rede social visual, perfeita para encontrar ideias e referências, além de ajudar a aumentar seu engajamento e, o melhor, as conversões de seu negócio.

A partir de agora você vai conhecer mais o Pinterest, para que serve, suas vantagens e como você pode usá-lo em suas estratégias de divulgação de artesanato. Confira!

O que é o Pinterest?

Muita gente subestima o Pinterest por aí. Isso porque acham que ele só serve para procurar imagens fofinhas ou salvar inspirações de decoração, moda ou receitas variadas. Sim, ele também é usado para isso, mas vai além!

Essa rede social é pensada para que o usuário descubra, compartilhe e também salve ideias. Isso pode ser feito enquanto ele navega pela web, de modo geral, ou mesmo dentro do próprio Pinterest. Chamadas de “pins”, essas ideias são salvas e organizadas em pastas de seu interesse.

A plataforma surgiu em 2010 e, hoje, já é considerada o primeiro mecanismo de busca visual do mundo. Ao longo dos anos, também foram surgindo novas funcionalidades que otimizaram ainda mais as pesquisas por inspiração de mais de 300 milhões de usuários.

Quais são as suas vantagens?

O Pinterest foi aos poucos se tornando uma ferramenta poderosa de marketing, uma vez que, ali, estão pessoas que buscam referências para concretizar seus sonhos e projetos pessoais ou profissionais.

Logo, qual o motivo de não aproveitar esse cenário para apresentar a esse público o seu artesanato? Quando você publica ideias inovadoras e atraentes por meio de seus produtos, é possível captar novos clientes e transformar sua arte em inspiração para várias pessoas.

Pense bem: se 77% dos usuários descobriram novos produtos ou marcas pelo Pinterest e 98% experimentaram o que encontraram por lá, por que você não pode ser uma dessas descobertas?

Como divulgar artesanato no Pinterest?

Para começar, você vai criar uma conta no Pinterest, porém, o ideal é escolher uma conta business — versão profissional para utilização da plataforma. Serão pedidas informações sobre seu trabalho, como nome, tipo de negócio, entre outros.

Também é possível adicionar o link do seu site, se você tiver, e outras redes sociais. Depois disso, basta começar a criar seus pins e pastas, além de adotar as dicas a seguir.

Tenha álbuns categorizados

O segredo do Pinterest é a organização, portanto, crie pastas que agrupem temas específicos, como se você estivesse montando coleções por estilo ou assunto. Uma delas pode conter seus produtos, por exemplo, enquanto outras trazerem inspirações relacionadas, como decoração.

Utilize rich pins nas publicações

Além dos pins normais, é interessante investir em rich pins (pins ricos), que fornecem informações mais completas sobre a imagem compartilhada. Atualmente, há os pins de artigos, que trazem seu título, autor, descrição e link, por exemplo.

Entretanto, o que vai agregar mais valor ao seu artesanato são os rich pins de produtos, que permitem incluir uma descrição mais completa, com preço, disponibilidade e dicas de como comprar. Viu só por que o Pinterest é bem mais que apenas inspirações salvas?

Seja consistente nas publicações

Para que a estratégia realmente funcione, é preciso entregar informações sempre completas e corretas de seus produtos ou qualquer outro pin organizado em suas categorias. Assim, além de uma imagem de qualidade, considere uma parte textual bem elaborada e com palavras-chave que têm relação com o seu negócio.

Use palavras-chave e hashtags

Por falar nelas, é fundamental contar com esses recursos no título, na descrição das pastas etc. São as palavras-chave, e também as hashtags, que fazem com que os usuários cheguem até a você, portanto, é uma ótima técnica para melhorar seu ranqueamento e fazer com que seu artesanato seja encontrado dentro e fora do Pinterest!

Além de todas essas melhores práticas de como divulgar artesanato no Pinterest, é essencial acompanhar os resultados de seu perfil profissional com periodicidade. Assim, você ajusta o que é necessário para continuar a ter o melhor alcance.

Gostou das dicas? Já usou o Pinterest alguma vez? Vamos continuar a falar sobre o assunto aqui nos comentários!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.