como fazer ovo de colher

5 dicas de como fazer um ovo de colher delicioso para atrair os clientes

A Páscoa é uma data muito lucrativa para os confeiteiros, afinal, os doces à base de chocolate são a principal forma de presentear a quem se ama. Há algum tempo, os ovos simples de chocolate deram lugar aos que são repletos de recheio cremoso. Aliás, você sabe como fazer ovo de colher?

É claro que o clássico nunca sai de moda, mas as novas versões dos ovos de Páscoa fazem o maior sucesso e são uma ótima oportunidade para ganhar muito dinheiro! Se você ainda não sabe como fazer essa delícia ou quer mais dicas, está no post certo.

Aqui, trouxemos o passo a passo de como fazer ovo de colher para vender. Basta acompanhar os tópicos, a seguir.

1. Escolha um bom chocolate

A escolha do chocolate é muito importante, pois uma opção errada pode fazer com que seu doce não alcance o resultado esperado. Isso acontece porque existem os chocolates nobres, que são os mais gostosos, e as coberturas fracionadas, com variações de textura e sabor.

Se o seu público é exigente, escolha a primeira alternativa; já se a sua ideia é oferecer um produto mais acessível, pode usar a segunda. No entanto, seja sempre transparente com seu cliente e fale sobre qual tipo utiliza em seus ovos de colher.

2. Realize a temperagem

A temperagem é um processo necessário quando se trabalha com o chocolates nobres. É a responsável por dar o brilho e o snap, que é o barulho de quando a gente quebra o doce. Se não for bem-feita, o chocolate não endurece direito, derrete com facilidade, fica opaco e não dá esse efeito tão gostoso ao ser quebrado.

A maneira mais simples de fazer a temperagem é pelo método de adição. Nela, derreta (em banho-maria ou micro-ondas) 2/3 de todo o chocolate que vai utilizar. Feito isso, adicione o restante do chocolate e mexa bem até que fique tudo bem derretido e a temperatura ideal seja atingida.

Use um termômetro culinário para verificar. Os graus a serem atingidos são:

  • ao leite: 27°C;
  • blend: 28°C;
  • meio amargo: 29°C;
  • branco: 27°C.

3. Faça a casca do ovo de chocolate

Para fazer as cascas dos ovos é bem simples. Hoje em dia, você encontra formas em que só é necessário preenchê-las com chocolate derretido até o local indicado, colocar a outra parte e levar à geladeira para endurecer. De acordo com a demanda dos clientes, é bom ter uma variedade de tamanhos, dos pequenos aos grandes.

4. Inove nos recheios e nas coberturas

O que vai diferenciar seu produto da concorrência é a diversidade de recheios e coberturas, além, é claro, do sabor. Escolha ingredientes de ótima qualidade, pois não dá para fazer milagre usando matéria-prima ruim — por mais que você seja um excelente confeiteiro.

A seguir, confira algumas sugestões:

  • brigadeiro: tradicional, belga, branco, de leite em pó, de limão, de paçoca, de churros, dois amores;
  • beijinho;
  • leite em pó com morangos e creme de avelã;
  • bolo de cenoura com brigadeiro;
  • bem-casado;
  • mousse: chocolate, morango, limão, maracujá;
  • trufa;
  • doce de leite.

As coberturas podem ser feitas com confeitos, castanhas, nozes, chocolate raspado ou, até mesmo, com decoração feita no bico de confeitar ou na pasta americana. Se você não sabe como decorar usando essas técnicas, ainda está em tempo de fazer um curso. Que tal?

5. Capriche nas embalagens

Além do sabor delicioso e inigualável, a apresentação também é um diferencial que faz com que os clientes escolham os seus produtos e não os do concorrente. Por isso, capriche na embalagem e nos detalhes. Nada de caixinha suja de doce ou ovo mal posicionado.

Em lojas especializadas, você encontra diversos tipos de caixas apropriadas para ovos de colher, uma mais linda que a outra. Escolha algumas de estilos diferentes, como as coloridas para ovos infantis e as mais românticas para os apaixonados. Assim, conseguirá atender a todos os públicos. Não se esqueça de deixar uma tag ou um cartãozinho com seus meios de contato, certo?

Viu como fazer ovo de colher é mais simples do que imaginava? Com uma boa mão para confeitaria e muito capricho, você fará o maior sucesso com produtos saborosos, bem-apresentados e que encantam a todos. Dessa forma, aquela renda da Páscoa será ainda mais farta!

Por falar em fartura, já pensou em ter a gastronomia como sua fonte de renda? Aproveite que está por aqui e leia nosso post sobre como e por que se qualificar nessa área.

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.