como fazer peças articuladas

 Aprenda hoje mesmo como fazer peças de artesanato articuladas!

Quando temos a oportunidade de diversificar nossos itens que serão colocados à venda, é sempre uma chance a mais de obter mais renda com o artesanato, não é verdade? Por isso, além de bonecas de pano simples, você pode aprender como fazer peças articuladas e incrementar os seus produtos, deixando-os mais atrativos aos olhos dos clientes.

Apesar de serem esteticamente atraentes e visualmente mais elaborados, os artesanatos articulados não são tão difíceis de fazer. Não existe uma fórmula única — até porque você pode usar materiais diversos e ter objetivos distintos, como veremos mais adiante —, mas é possível alcançar um resultado interessante e divertido com o passo a passo que mais desejar adotar. Confira a seguir os principais!

bneca-de-feltro-articulada

Bonecas articuladas de tecido

Para fazer uma boneca de pano que tenha movimento — uma tendência forte no artesanato —, é importante ter os moldes separados para cada parte do corpo, montando os tecidos e fazendo os enchimentos separadamente. Depois de todas as peças prontas, você vai precisar de uma agulha mais comprida, que consiga atravessar todo o corpo da boneca — essa ferramenta, inclusive, é conhecida como agulha de boneca, e você a encontra facilmente em lojas de artesanato e armarinhos.

O segredo é costurar os braços da boneca nas laterais do tronco apenas transpassando a linha por ele com a agulha. Você pode dar um acabamento com um botão, mas não é necessário. Entretanto, lembre-se de arrematar o ponto pelo lado de dentro do braço! Com apenas dois ou três costuras os membros já ficam articulados, e o mesmo procedimento será repetido para prender as pernas.

Os movimentos fazem com que a boneca possa ficar sentada ou em pé, por exemplo. No entanto, também é possível articular a cabeça, permitindo que ela mexa o rostinho para a esquerda ou para a direita. Para isso, basta seguir as etapas:

  • você vai cortar dois círculos de plástico (como de tampas ou outras embalagens), mais ou menos dentro das proporções da cabeça da boneca, e furar um buraco no meio;
  • com uma linha pesponto, que é mais forte, o próximo passo é passá-la nos furinhos de um botão com mais casas. Assim, teremos as duas pontas unidas para passar pelo buraco do círculo de plástico;
  • com essa estrutura pronta, é só colocar tudo na parte aberta da cabeça da boneca, alinhavando o entorno para fechar a superfície;
  • vale ressaltar que não precisa fechar completamente o buraco, para que o círculo consiga se movimentar dentro da cabeça;
  • o mesmo procedimento será feito com o segundo círculo de plástico, porém, agora ele vai ficar do lado de fora da base da cabeça e dentro do tronco;
  • una todas as linhas — dos dois círculos com botões — e passe-as por outro buraco, no tecido da parte das costas do tronco;
  • puxe bem as linhas e arremate-as amarrando com alguns nós;
  • por fim, deixe tudo para dentro do tronco e feche o orifício com uma costura discreta.

Pronto! A sua boneca articulada já estará pronta para receber os acabamentos, como as roupinhas, o cabelo e a pintura do rosto.

sereia-articulada-boneca-de-feltro

Bonecas articuladas de E.V.A.

Mais comuns para decoração infantil residencial, escolar ou de festa, as bonecas articuladas em E.V.A. — sigla de acetato-vinilo de etileno, uma espuma sintética — são ótimas para atrair as crianças de forma lúdica. Nesse caso, você vai fazer os moldes das partes do corpo da boneca também separadamente, cuidando para que pés e mãos tenham dois lados, a fim de dar um melhor acabamento na hora de unir as partes.

Depois, para os braços e pernas, você pode usar algum tecido elástico, ou até mesmo uma meia-calça (de preferência colorida). Esse material é o que vai dar a articulação aos membros, podendo ser aplicado algum suporte nas extremidades para que uma pessoa realize os movimentos “escondida” atrás da boneca.

Lembre-se apenas de unir as partes das mãos e dos pés com cola e, ao final, faça os detalhes do rosto e dê os últimos acabamentos para esconder as junções no verso da boneca.

Bonecas articuladas de biscuit

Elas lembram uma boneca Barbie articulada, porém, são feitas de biscuit. Essa técnica, inclusive, pode ser aplicada em outros tipos de artesanato, contribuindo com a criatividade e a originalidade do seu portfólio de produtos.

Se você já tem habilidade com o material, é só modelar os membros do corpo separadamente e usar um arame próprio para artesanato para fazer as articulações. Aqui, também é possível deixar o corpo mais maleável, com a utilização de linhas ou fios mais firmes de nylon, por exemplo.

O segredo é passá-los por dentro de todas as peças, deixando tudo firme o suficiente para se movimentar, mas sem ficar muito frouxo. Para o caso de arames, dá para garantir mais sustentação colando suas extremidades dentro das peças de massinha.

Bonecas articuladas de papel

Seguindo a ideia da boneca de E.V.A., também pode ser que surja uma demanda para bonecos articulados de papel. Mais uma vez, conte com os moldes, recorte-os e os una — agora, com linha e miçangas ou até mesmo colchetes de papelaria, barbantes ou arames.

Como o papel é um material mais prático, você pode escolher vários pontos de articulação, aproximando-se mais dos movimentos reais de um corpo. É uma ótima ideia para estimular a imaginação de crianças e ensinar as partes do corpo, por exemplo. A ideia é que a união das peças permita o movimento e traga animação para quem estiver mexendo.

Lembre-se de tentar inovar em suas artes e sempre trazer algo novo, com um toque de personalização e exclusividade. Assim, seus clientes vão se encantar pelos itens e divulgar para mais pessoas o seu trabalho. Afinal, mais interessante que um artesanato comum é aquele que pode ser manuseado, apresentando possibilidades de utilização ao comprador.

Além de aprender as etapas básicas de como fazer peças articuladas, o mais interessante é se aperfeiçoar com cursos profissionais que ajudam a desenvolver a técnica. Desse modo, o artesão consegue deixar os seus produtos mais bem-acabados e atraentes, ampliando o sucesso do seu negócio.

Agora que você já aprendeu a articular as peças dos seus artesanatos, que tal dividir com os seus amigos o que aprendeu lendo este post? Compartilhe o artigo nas suas redes sociais e veja o que os outros têm a dizer sobre essas técnicas!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!




Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.