Black Friday 2023

🔥 Descontão de 67% off!
Apenas 12x de R$ 9,90

Dias
Horas
Minutos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

 Afinal, como ganhar dinheiro fazendo artesanato? Descubra as melhores dicas

Quem tem algum tipo de habilidade manual, geralmente inicia a prática por hobby, porém, depois de certo tempo de dedicação e aperfeiçoamento, a pessoa tende a se perguntar como ganhar dinheiro fazendo artesanato.

Com este conteúdo, você vai perceber que essa é uma realidade recorrente, principalmente no Brasil. Os motivos são em grande peso econômicos, mas também existe uma forte tendência para o consumo consciente, que dá preferência a produtos artesanais.

O bom disso tudo é que, com o direcionamento certo, você pode transformar sua paixão em renda. Conversamos com a gestora de conteúdo de artesanato da eduK, Bárbara Miranda, e ela mostra como é possível ter mais autonomia e controle de suas criações, rumo ao sucesso do negócio. Acompanhe!

O mercado do artesanato no país

Ninguém começa um empreendimento sem antes ter uma visão do mercado, certo? Por isso é interessante olhar para o cenário brasileiro antes de falar sobre artesanato enquanto fonte de recursos financeiros.

A área é promissora, uma vez que, nos últimos 20 anos, tivemos um crescimento considerável em economia criativa — algo que movimenta R$ 50 bilhões por ano e sustenta 10 milhões de pessoas. E o aumento da procura por artesanato se deve, em grande parte, pela onda sustentável, que preza por produtos de baixo impacto ambiental.

Bárbara Miranda explica: “as pessoas começam a ter uma mudança de mentalidade e buscam produtos que têm mais propósito”. Acontece que o público consumidor, hoje, está muito mais preocupado com as práticas sustentáveis adotadas pelas marcas!

Segundo dados da empresa especializada em pesquisa de mercado, Opinion Box, 42% das pessoas entrevistadas buscam informações sobre a marca em relação às práticas conscientes, por exemplo.

Logo, entram em cena alternativas sustentáveis e que estimulam a economia local, como é o caso do artesanato. Isso porque muitos artesãos têm criado produtos com matéria-prima orgânica, material reciclado, entre outras ideias que agregam valor à compra.

Além de ser uma proposta verde, o artesanato ainda promete outro aspecto que faz a cabeça do cliente atual: a exclusividade. Até mesmo grandes marcas, como a Nike, já apostaram na tendência e lançaram itens personalizáveis em seu site.

O perfil do artesão no Brasil

O artesanato tem uma questão afetiva, como aquela peça antiga que passa de mãe para filha. Contudo, Bárbara observa que o que mais tem atraído pessoas para a área é a possibilidade de trabalhar com flexibilidade, sem entrar no regime CLT.

Ela conta, inclusive, que a maioria que trabalha com artesanato são mulheres e muitas são mães: “elas querem um tempo para ficar em casa com a família e, com o artesanato, dividem essa jornada que, muitas vezes, chega a ser tripla”.

Mesmo com todo esse crescimento, podemos dizer que ainda há espaço para mais empreendedores. O motivo é simples: o artesão coloca um pouco de sua identidade no produto, tornando-o único no mercado. E a nossa gestora de conteúdo de artesanato dá a maior dica — basta entender o público que deseja atingir.

Como ganhar dinheiro fazendo artesanato

Muitas pessoas têm um dom e amam atividades manuais, porém ficam com medo de transformar sua paixão em renda. “Muita gente começa fazendo trabalho artesanal como um hobby e não entende que precisa se profissionalizar”, explica Bárbara.

Ela também aponta que hoje a possibilidade de se profissionalizar é maior, como é o caso da opção de ser um Microempreendedor Individual (MEI). Entretanto, é por meio de cursos de especialização, educação financeira e visão de gestão que o artesão vai conseguir firmar seu negócio — além, é claro, de acreditar no seu próprio trabalho e no seu potencial envolvido. Aqui vão mais algumas dicas!

Tenha organização e crie uma rotina

Uma questão importante é a necessidade de organização pessoal para que o aspecto profissional não seja comprometido. A pessoa precisa criar uma rotina para poder trabalhar de forma autônoma e ganhar dinheiro com seu artesanato.

O ideal é determinar as horas do dia dedicadas ao trabalho, a parcela do tempo voltada à capacitação e atualização constantes e os momentos de descanso e lazer para curtir a família.

Busque conhecimento de gestão

Outro ponto fundamental é saber precificar seus produtos e serviços de forma correta. Bárbara conta, por exemplo, que muitas vezes os artesãos pagam para trabalhar, já começando o negócio errado.

“Temos cursos de bordado que é uma técnica com hora de trabalho cara, pois demora a ser feito, porém, o material em si não gasta tanto. Daí a pessoa cobra um valor muito baixo pensando que só precisa inserir o custo do material utilizado”, sinaliza a gestora de conteúdo de artesanato da eduK.

Também não é preciso um grande investimento inicial, mas é fundamental ter uma ideia clara do público, da quantidade de material, entre outros fatores relacionados.

Bárbara Miranda ressalta que a administração de negócio é muito importante para quem é criativo: “as pessoas só querem criar, fazer as peças, aprender novas técnicas e se esquecem da parte administrativa. É um trabalho como qualquer outro e os artesãos devem sempre se atualizar sobre as tendências”.

Atualize sua cartela de produtos

Você pode equilibrar as técnicas antigas do artesanato com a cara da atualidade. Isso serve para quebrar aquela concepção de que artesanato é coisa de vovó. Hoje, pessoas de várias faixas etárias estão se interessando pela área, inclusive homens que enxergam na atividade uma ótima oportunidade de ganhar dinheiro.

A tradição de uma técnica, por exemplo, pode se aliar a práticas sustentáveis e você tem a chance de lançar um produto totalmente novo, útil e atraente no mercado. Aplicar detalhes em itens mais atuais também é uma forma de repaginar a peça e ganhar em personalização.

Faça cursos de especialização

Como ter todas as ideias necessárias para colocar em prática a nossa última dica? Simples: fazendo cursos e se qualificando cada vez mais. Além de aprender novas técnicas e de aperfeiçoar as que você já conhece, há um ambiente voltado para a troca de conhecimentos, sendo possível compartilhar ideias com tutores, experts no assunto e colegas de profissão.

Hoje, a Internet possibilita a especialização sem você sair de casa, com cursos online como os oferecidos pela eduK. Bárbara lembra que eles são mais rápidos e segmentados: “caso a pessoa não queira assistir a uma aula inteira, tem a possibilidade de pular ou pausar, por exemplo, criando seus próprios horários”.

 

Como funcionam os cursos da eduK e por que são a melhor opção?

Por falar nos cursos que oferecemos, é válido ressaltar suas facilidades. Na nossa plataforma, cada um tem a eduK que precisa! Os conteúdos são pensados em séries complementares, mas também podem ser consumidos de forma independente. Logo, a pessoa assiste à aula com o tema escolhido, sem ficar presa por 40, 50 ou 60 minutos.

Hoje, contamos com mais de 2 mil cursos e tutoriais em nosso catálogo e temos um preço acessível, que não impede ninguém de investir em seus sonhos. O mais importante, segundo Bárbara, é que as pessoas invistam nesse empoderamento de acreditar no seu trabalho e dar início.

O ponto de partida de como ganhar dinheiro fazendo artesanato pode ser pelo plano de negócios ou criando peças e testando as vendas com os amigos. Contudo, como Bárbara Miranda afirma, o primeiro passo que tira as pessoas da inércia é a parte mais importante a ser destacada — tomar a decisão e acreditar no seu potencial!

O que você está esperando para transformar sua paixão em fonte de renda? Veja todos os cursos de artesanato da eduK para dar o pontapé inicial!

 

Comentários

5 respostas

  1. Eu faço artesanato há muitos anos, gosto dtrabalhar com perfeição vendo pouco e gostaria de ganhar mais dinheiro vendendo mais porém não sei como fazer isso, como fazer meu negócio crescer?

    1. Oi, Jorilda! Tudo bem? A gente sabe que para dar certo, ajuda muito fazermos aquilo que nos dá prazer. Mas para viver de artesanato é preciso mais do que isso mesmo! Além das técnicas, é preciso estar por dentro das tendências, saber precificar, divulgar e vender, certo? Aqui no blog compartilhamos diversas dicas e, para ter acesso aos truques dos maiores experts de artesanato do Brasil, os cursos de artesanato da eduK são perfeitos! Além das aulas, você tem a lista de materiais, moldes e muito mais. Já conferiu?
      Esperamos você aqui com a gente.
      Sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Fique por dentro

Preencha os campos abaixo e não perca as nossas novidades!