Como impermeabilizar o feltro?

Se você ainda não sabe como impermeabilizar o feltro, chegou a hora de aprender! É a melhor maneira de agregar mais qualidade às suas peças em feltro. Isso porque a impermeabilização as protege dos desgastes causados pela manipulação e pela ação do tempo.

Sobretudo para quem aluga peças para decoração de festas ou tem decoradores como clientes, oferecer um produto que dura mais é um enorme diferencial. Ou seja, uma ótima estratégia para conquistar esse público de vez!

Também é uma técnica excelente para ser aplicada em peças como mobile de berço, bonecas e outras que vão ser constantemente tocadas.

Não pense que o processo de impermeabilização acaba com o “fofinho” do feltro. Embora a sensação ao toque mude um pouco, a mudança na estética é praticamente imperceptível e você evita a formação daquelas desagradáveis bolinhas.

3 dicas importantes de como impermeabilizar o feltro

boneca de feltro

Em primeiro lugar, você precisa saber que a impermeabilização do feltro é feita na peça pronta. Portanto, é a última etapa!

Graças aos ensinamentos da expert Fernanda Lacerda, a gente pode compartilhar com você a receita perfeita e ótimas dicas. Se quiser aprender diretamente com ela, você pode assistir ao vídeo em que ela ensina como usar a técnica e à live em que tira todas as dúvidas sobre como impermeabilizar o feltro.

1. Faça a receita na proporção correta

O único material para artesanato necessário é a termolina leitosa, que deve ser misturada com água. Para cada 20 ml de termolina, você precisa de 12 ml de água, que representa 60% da quantidade de termolina. Basicamente, você precisa fazer uma regra de 3 simples.

Prepare a quantidade necessária para cada peça para não desperdiçar material. Se sobrar, guarde a mistura por no máximo uma semana.

2. Use uma esponja na aplicação

Corte um quadrado pequeno de esponja de cozinha para aplicar a mistura na peça. Além de agilizar o processo, a esponja é fácil de manipular e ajuda a deixar a aplicação mais uniforme.

Molhe só a pontinha na mistura e tire o excesso antes. Nada de mergulhar a esponja, viu? E uma camada basta. Então, é só deixar secando por uma noite ou, se quiser, usar um ventilador para acelerar a secagem.

3. Evite passar a mistura no feltro branco

Essa impermeabilização só não é indicada para o feltro branco. Isso porque a médio e longo prazo, ou seja, depois de alguns anos, ele fica amarelado.

Por fim, não custa reforçar que é importante seguir a receita certinha para não comprometer a cor e a estética do feltro. Além disso, fique sabendo que graças a essa camada é possível remover as sujeiras facilmente com a ajuda de um lenço umedecido.

Pode ter certeza de que as suas clientes vão amar adquirir peças que podem ser manipuladas, inclusive pelas crianças, sem criar bolinhas, alterar a cor ou o enchimento. E se quiser aprender mais sobre esse tipo de artesanato, vale a pena conferir os cursos de feltro disponíveis na plataforma da eduK.

Quer apostar na venda de um produto que é tendência? Então descubra por que investir em feltro para lembrancinha de festa!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!




    Fale o que você pensa

    O seu endereço de e-mail não será publicado.