Descubra como se tornar uma confeiteira de sucesso

O sonho de qualquer pessoa que faz doces e bolos para vender é ser uma confeiteira de sucesso, afinal, ter o trabalho reconhecido é motivo de orgulho. Além disso, os ganhos financeiros também aumentam, já que a procura por parte dos clientes é bem grande nesse caso. E você, sabe como chegar ao auge da carreira na confeitaria?

Muita gente almeja os primeiros lugares no ranking de melhor confeiteiro da cidade ou, até mesmo, da região. No entanto, são poucos os que chegam lá. A dedicação à profissão é um dos segredos, mas por trás disso existem outros pontos a considerar.

Quer saber como se tornar uma confeiteira de sucesso? Então, continue a leitura e descubra!

Utilize ingredientes de primeira qualidade

Por mais que você seja ótima na cozinha, não há receita ou técnica que transforme ingredientes ruins em pratos bons. Um leite condensado granuloso ou uma farinha de trigo que empelota é o suficiente para deixar o seu doce não muito legal.

Sabemos que, muitas vezes, é difícil repassar um valor alto para o cliente, pois um produto com preço acima do que é acessível para o público-alvo pode tirar a sua competitividade do mercado. Porém, é fundamental optar sempre por itens de primeira qualidade, mesmo que não sejam da marca mais cara.

Tenha receitas padronizadas

Existem diversos tipos de cozinheiros, entre eles, aqueles que seguem as receitas à risca e os que são intuitivos e fazem tudo “a olho”. Em um negócio de alimentação, é importante ter todos os processos padronizados para evitar que cada leva de produtos saia de uma maneira.

Vamos supor que um cliente adorou o seu bolo de chocolate com brigadeiro porque é bem molhadinho e compra novamente. Imagine a surpresa (negativa) que ele terá, se ao comer a sobremesa, não sentir a mesma umidade que ele tanto gostou no outro. Chato, né? Então, a dica aqui é ter um livro com as suas receitas para manter um padrão.

Mantenha-se atualizada

Na era digital, as notícias correm muito mais rápido. A moda vai e vem também na gastronomia e é preciso se manter atualizada para captar todas as tendências. Novos doces, receitas, sabores e apresentações surgem todos os dias e muitos clientes estão antenados querendo as novidades.

Por isso, não deixe de se manter informada nas redes sociais, converse com outros confeiteiros, busque pelo que há de novo no mundo da confeitaria e leve isso para o seu negócio. Assim, sempre que o cliente vier com uma novas ideias, você estará preparada.

Faça cursos de especialização

Por falar em estar informada, a melhor maneira de conseguir atender até os clientes mais exigentes é ser qualificada para isso. Entender as mais diversas técnicas da confeitaria e da decoração e estar por dentro dos sabores e das receitas mais pedidas é algo que faz a diferença entre os concorrentes.

Para se especializar, só há uma maneira: fazendo cursos de capacitação. Você pode pensar: mas eu não tenho dinheiro e nem tempo. Que tal, então, optar pelos cursos online? É possível encontrar ótimas alternativas, você pode acompanhar as aulas de onde quiser, e os preços são bastante acessíveis. Os da eduK são ótimos exemplos disso.

Capriche na apresentação

Sabe aquele ditado “primeiro a gente come com os olhos”? Isso não deixa de ser a mais pura verdade, concorda? Quando vemos um alimento bonito, logo nossa boca se enche de água e o estômago passa a roncar. Ou seja, nosso cérebro já manda a mensagem de que aquilo é saboroso e nos dá aquela vontade de comer.

Portanto, invista não somente no sabor, mas na apresentação dos seus produtos também. Se ainda não sabe como decorar bolos e doces, aproveite para fazer cursos e aprender as técnicas. Aposte em embalagens bonitas e que chamem a atenção das pessoas. Muitas vezes, vale a pena pagar um pouquinho a mais para entregar um item mais atraente.

Ofereça um bom atendimento

Mais que fazer doces deliciosos e lindos, é preciso encarar o seu negócio como tal. Você voltaria a querer os serviços de uma empresa que a atendeu mal? Por mais que o produto seja bom, um mau atendimento pode colocar tudo a perder.

Dessa maneira, trate os possíveis clientes com cordialidade e mostre prontidão. Se não puder atender às mensagens em certos horários, deixe um aviso na resposta automática ou no status do aplicativo falando qual é a melhor hora para a pessoa entrar em contato.

Divulgue o seu trabalho

A propaganda é, sim, a alma do negócio. De nada vai adiantar fazer doces gostosos e lindos e oferecer um bom atendimento se ninguém ficar sabendo, não é verdade? As redes sociais são poderosas aliadas na hora de divulgar os produtos.

Faça página nas principais redes, como Facebook e Instagram, e mantenha o seu feed atualizado, com fotos bonitas dos seus doces e os meios de contato. Evite postar imagens de sites e de produtos que você não faz. Além disso, deixe cartão de visita ou panfletos em salões de beleza, padarias, lanchonetes portas de escolas e outros locais movimentados.

Não perca a paixão

A paixão é o que nos move. Quando somos apaixonados por algo, damos o nosso melhor. Sendo assim, é importante manter-se apaixonada pela confeitaria. Assista a programas do ramo, faça cursos de especialização, inspire-se em grandes confeiteiros, experimente novas receitas e por aí vai. Reinvente-se de tempos em tempos, isso é essencial para conservar o seu interesse pela atividade.

Para ser uma confeiteira de sucesso, é preciso muito trabalho, disciplina e empenho. Mas saiba que tudo isso vale a pena, já que traz bons frutos. Ter uma boa demanda, deixar os clientes satisfeitos e ser reconhecida pelo que faz são apenas alguns exemplos do que é alcançado quando se conquista um espaço entre os melhores da profissão.

Encontrar motivação é algo importante no dia a dia do empreendedor. Sem isso, fica mais difícil atingir os nossos objetivos. Aproveite que está por aqui e leia o nosso post sobre automotivação. Ele também vai ajudar você a ser uma confeiteira de sucesso!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.