Black Friday 2023

🔥 Descontão de 67% off!
Apenas 12x de R$ 9,90

Dias
Horas
Minutos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Rick Zavala ensina a vencer no mercado da Confeitaria Artística

Rick Zavala ficou famoso ao vencer a primeira edição de “Batalha de Confeiteiros”, versão brasileira feita pela TV Record a partir do badalado reality show Cake Boss, comandada pelo confeiteiro Buddy Valastro. Rick competiu com outros 14 participantes. Mas o que o fez ser o melhor entre todos? Técnicas inovadoras na confecção de um bolo artístico! “Parecia de verdade um carro alegórico de Carnaval!”, Buddy disse impressionado. Quem trabalha com bolos decorados e doces em geral sabe que não é fácil se destacar em meio a tanta concorrência no mercado. Mas, se você está lendo esse texto, saiba que já está levando vantagem: é que Rick Zavala ensina a vencer no mercado da confeitaria artística em três cursos inéditos e exclusivos, na eduK!

O mago da confeitaria artística ensina, na eduK, a vencer nesse competitivo mercado
O mago da confeitaria artística ensina, na eduK, a vencer nesse competitivo mercado

Com ele você vai aprender a fazer a escultura realista de um rosto, com técnicas para sombrear e maquiar, pintura à mão livre diretamente no bolo e, ainda, bonecos para decorar, com técnicas para criar os personagens que quiser! O Confeitaria e Ponto bateu um papo com Rick Zavala para conhecer mais sobre a trajetória inspiradora do talentoso artista. Inspire-se e aproveite os cursos. Depois deles, seus bolos também serão sucesso de público e de vendas!

Criatividade e talento de assustar! Aprenda a fazer bolos únicos e surpreenda a cada nova criação (crédito da foto: Rick Zavala)
Criatividade e talento de assustar! Aprenda a fazer bolos únicos e surpreenda a cada nova criação (crédito da foto: Rick Zavala)

Rick Zavala ensina a vencer no mercado da Confeitaria Artística:

Confeitaria e Ponto: Quais suas formações e bases profissionais? Como une habilidades em outras áreas à confeitaria?

Rick Zavala: Eu nasci artista, aos 2 anos já fazia desenhos com formas. Sou formado em Rádio e TV, mas comecei a trabalhar com publicidade aos 13 anos. Também trabalhei com cinema, acabei voltando para as agências e fiquei até 2010. Daí decidi focar na área de artes plásticas, mais especificamente em pintura a óleo, e tudo isso está impresso naquilo que desenvolvo na Confeitaria Artística.

Confeitaria e Ponto: Por que escolheu a confeitaria para trabalhar? Onde busca referências e inspirações para desenvolver sua arte?

Rick Zavala: Cozinhava salgados mas já era fã do Buddy Valastro, o trabalho dele me inspirava e ainda inspira! Uma vez fiz um bolo de aniversário para uma amiga, com o tema do filme Monstros S/A, e foi um sucesso total! Naquela mesma festa já peguei outras encomendas. Comecei a me equipar, divulgar no Facebook (onde, ironia do destino ou não, fui encontrado pelos produtores do reality show “Batalha dos Confeiteiros Brasil”) e a coisa foi crescendo. Tudo era muito instantâneo, mas com a ajuda de amigos que já entendiam do assunto fui aprendendo no dia a dia e com os erros.

Confeitaria e Ponto: O que foi mais difícil para você durante a sua participação em “Batalha dos Confeiteiros Brasil”? Achava que seria o vencedor?

Rick Zavala: Eu era o mais recente na área entre todos os participantes, cheguei me sentindo o azarão e rezava pra não ser eliminado na primeira. Quis compensar justamente isso tudo me dedicando 100% às gravações e acho que essa concentração me ajudou muito! Quando cheguei entre os cinco finalistas, pensei: “É possível, vou fazer para ganhar!”.

“Meu maior adversário era eu mesmo. Acreditar em mim foi o meu maior ensinamento”.

Confeitaria e Ponto: É possível comparar as experiências que viveu durante o reality show com a batalha que tantas pessoas enfrentam para vencer no mercado aqui fora?

Rick Zavala: Faço a seguinte analogia: Analise o seu redor, veja quem são seus amigos de verdade na vida, em quem você pode contar e confiar para desenvolver o seu trabalho. Aquele oponente com quem você duela hoje pode ser o seu aliado de amanhã. Não tome decisões por impulso e seja cauteloso em pré-julgamentos. Quem disputa um orçamento com você hoje pode virar seu sócio no outro dia.

Confeitaria e Ponto: Vamos falar sobre os cursos em parceria com a eduK. O que você traz de especial que pode ser um trunfo para quem quer se destacar e ganhar dinheiro com a Confeitaria Artística?

Rick Zavala: Arte não tem receita. Confeitaria sim. O diferencial é ser criativo, buscar novos elementos, encontrar soluções diferentes que podem vir da arte. Na eduK serão três cursos, divididos nos temas bolo esculpido: Colombina clássica, Modelagem de bonecos – bolo Capitão exclamação e Técnicas de pintura no bolo Bichinhos de casa. Apesar dos cursos não serem básicos, uso uma técnica simples de desconstrução de elementos (por exemplo, um rosto) para facilitar o entendimento e, partir daí, evoluo para formas mais elaboradas. O primeiro tema partiu justamente de um dos bolos que fiz no reality e que foi muito elogiado pelo Buddy que, na ocasião, disse algo como: “Essa foi a melhor escultura em rosto de açúcar que já vi na vida!”.

Confeitaria e Ponto: Qual o maior aprendizado que você teve desde que começou a trabalhar com bolos artísticos?

Rick Zavala: Saber entender a vontade de um cliente para traduzi-la na minha arte e saber que aquele bolo é parte da felicidade desse cliente. Estou sempre com a energia boa quando coloco a mão na massa porque, além de já amar o que faço, sei que aquela peça também vai deixar outras pessoas mais felizes.

Confeitaria e Ponto: O que é indispensável para se tornar um confeiteiro de sucesso?

Rick Zavala: Essa pergunta é difícil rs. Apesar de eu ter sucesso hoje, não teve fórmula certa para isso acontecer. Acho que o grande segredo é fazer aquilo que se gosta. É o famoso “viva da sua paixão”. É um círculo vicioso (do bem)!

Confeitaria e Ponto: O momento que vivemos hoje na economia é um dos mais complicados na história do nosso país. Você teve uma oportunidade de ouro com o programa. Mas, e para quem não conta com essa “sorte”, digamos assim, que conselho/dica/orientação você dá para vencer profissionalmente trabalhando com bolos decorados?

Rick Zavala:

A criatividade é o diferencial. Não adianta pegar  um trabalho da internet e copiar. Isso nunca vai fazer você se destacar, vai ser só mais um trabalho. Seja original e coloque a sua marca, a sua identidade naquilo que faz”.

Confeitaria e Ponto: Quais as tendências para o mercado de bolos decorados em 2017?

Rick Zavala: Cinema, tv, desenho animado. Tudo está baseado em personagem, histórias em quadrinhos… Entre os temas para adultos me pedem muito as caricaturas, faço a personalização daquele cliente.

Confeitaria e Ponto: Queria me despedir perguntando o que você sente quando finaliza seus bolos artísticos (é algo como “eu preferia que fossem expostos em um museu e não cortados em pedacinhos” rsrs)

Rick Zavala: Rs, olha, não chego a ter essa pretensão. A minha sensação é bem maternal. Na verdade eu gostaria de ter mais tempo, mais contato com os bolos depois que eles ficam prontos, mas precisa ter desapego, eles têm que ser entregues. E aí é só lembrar que eles seguem para fazer parte da felicidade de mais alguém.

icon12_bolo_small

É isso aí, Rick! A felicidade só é verdadeira quando compartilhada. E você, ficou feliz com a entrevista? Divide com a gente o que achou escrevendo aqui nos comentários depois de ver essa galeria com algumas fotos de outros trabalhos especiais desenvolvidos pelo mago da confeitaria artística. Até o próximo e doce post!

[Best_Wordpress_Gallery id=”12″ gal_title=”Bolos Artísticos por Rick Zavala”]

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Fique por dentro

Preencha os campos abaixo e não perca as nossas novidades!