tendências na área de confeitaria

Tendências na área de confeitaria: conheça as 5 principais!

As tendências na área de confeitaria estão em constante transformação. A cada dia surge uma nova receita ou uma forma inovadora de preparar uma sobremesa. Essas novidades chamam a atenção dos consumidores e dos profissionais da área.

Bolos em diferentes formatos e cores, receitas para públicos específicos e muita criatividade no preparo de bolos e doces ditam as principais tendências na confeitaria. É possível ver de tudo!

Para se destacar nesse mercado e não ficar para trás, é imprescindível estar atento e se manter atualizado. Quer saber como? Então, continue a leitura! Neste artigo, vamos apresentar as 5 principais tendências na área de confeitaria.

A importância de acompanhar as tendências na área de confeitaria

Em qualquer que seja o negócio, é fundamental acompanhar as referências e estar atualizado. O mercado de confeitaria está inserido nesse quadro de constantes inovações.

Os consumidores também estão em constante mudança e seus hábitos alimentares ditam tendências. O crescente número de pessoas que não consomem derivados de animais é perceptível. O veganismo é uma tendência relativamente nova, mas já bastante popularizada, bem como as opções gastronômicas para esse público.

Já os doces para as pessoas com restrições alimentares é uma tendência antiga. No entanto, a confeitaria oferece cada vez mais bolos e doces diferenciados para atender a esse público, como ingredientes, formatos e sabores variados.

Com o auxílio da tecnologia, que deixou as pessoas e as empresas mais conectadas, os processos inovadores estão bem acelerados. Então, para você se atualizar, confira as 5 principais tendências na área de confeitaria.

5 Principais tendências para a área de confeitaria

Para a sua confeitaria manter o crescimento saudável, é preciso se manter por dentro das tendências e das novidades do mercado. Nossas dicas vão desde o preparo de doces específicos, para diferentes públicos, até a criação de um planejamento estratégico para a divulgação da marca. Confira a seguir.

1. Produtos para pessoas alérgicas e para veganos

Existem muitas pessoas com restrições alimentares, como as alérgicas ou intolerantes à lactose e ao glúten. Essa demanda alimentar especial não é de agora. A novidade está nas inúmeras receitas disponíveis para esse público, assim como para os veganos, que não consomem produtos derivados de animais, mas estão expostos a uma grande variedade de doces e bolos.

Para esses públicos, as receitas devem substituir os ovos, os leites e as manteigas por ingredientes como manteiga de avelã, leite de coco e amido de milho. A partir daí, a criatividade deve compor o cardápio para inovar com as delícias.

2. Bolos em diferentes formatos

Os bolos estão sempre na moda. Por isso, muitas empresas oferecem as receitas tradicionais e conseguem ganhar dinheiro comercializando esses produtos. No entanto, para se destacar no mercado é preciso apresentar novidades para os clientes. Esse diferencial pode ser no formato, nos ingredientes e na decoração dos bolos caseiros especiais.

Invista em produtos diferenciados e que podem agradar públicos diversos, por exemplo:

  • Bolos de pote;
  • Cupcakes;
  • Bolos no palito;
  • Cake in box;
  • Fake cakes.

3. Doces gourmet na rotina dos clientes

Outra forte tendência na área da confeitaria é o consumo de doces gourmet. Antes, eram encontrados em eventos e ocasiões especiais mas, com a popularização de suas receitas, já podem ser encontrados em momentos mais descontraídos e corriqueiros, como os lanches de final de tarde.

Além de produzir doces de forma inovadora, é importante também se diferenciar no processo de distribuição. Muitas pessoas não podem se deslocar até uma loja física no dia a dia. Ofereça esse diferencial para entregar seus produtos e facilite as encomendas e a vida dos seus clientes!

Os doces gourmet mais tradicionais são:

4. Decorações inovadoras

Os bolos tradicionais nunca saem de moda, né? Mas nada impede que as suas receitas tomem formatos inovadores e se tornem verdadeiras obras de arte culinária. Veja alguns exemplos de decorações inovadoras:

Bolo espelho

Esse bolo chama a atenção por sua camada impecável que parece vidro e que confere às fotografias de confeitaria um aspecto muito sofisticado. Ele se destaca bastante nas redes sociais. Colorido e brilhante, pode ser feito com formatos diferenciados e promete encantar os seus clientes.

Decoração escondida

Essa técnica da confeitaria consiste em surpreender os clientes com um desenho na massa interior. É uma excelente opção para diversas ocasiões, já que pode ser personalizada e acompanhar a temática de qualquer tipo de evento. É uma solução criativa para inovar seus produtos na área de confeitaria.

Bolo fake

O bolo fake tem um formato que nada se parece com um bolo tradicional. Esse é exatamente o motivo dele estar nesta lista: pode tomar formas inusitadas, a imaginação é o limite. Assim, é uma ótima escolha para eventos com temáticas personalizadas, além de se destacar em fotos.

5. Divulgar nas redes sociais e investir em marketing de conteúdo

Para divulgar e propagar as novidades e as delícias preparadas, devemos contar com as redes sociais. Isso porque muitas das tendências apresentadas são visualmente incríveis e combinam muito bem com o Instagram, por exemplo.

Logo, é preciso fazer uma divulgação correta, pois de nada adianta conhecer as tendências e não refletir isso nas redes sociais. Esse pode ser o fator decisivo para garantir o sucesso ou evitar o fracasso de seu negócio. Afinal, os seus potenciais clientes e os consumidores, em geral, estão totalmente presentes nas plataformas on-line.

Então, aproveite o uso desses canais digitais a seu favor e comece a divulgar seus produtos para mostrar que você tem uma confeitaria criativa. O marketing de conteúdo pode ser um grande aliado do seu negócio! Dessa maneira, você pode se mostrar como autoridade no mercado, ser reconhecido por mais clientes e ainda garantir um engajamento forte com a sua marca. Motivos não faltam para investir nessa estratégia, não é mesmo?

Conhecer as tendências na área de confeitaria é uma necessidade para quem deseja ganhar dinheiro com esse mercado. As novidades estão aí e é preciso estar por dentro das atualidades para se tornar mais competitivo. Lembre-se: os consumidores buscam por novidades, então o seu empreendimento deve entregar isso a eles e atender às suas particularidades.

Quer saber mais sobre as tendências na área de confeitaria? Separamos um artigo para você aprofundar ainda mais os seus conhecimentos. Veja as principais razões para amar doces diet!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.