embalagens criativas

4 ideias de embalagens criativas para o seu artesanato

Tem artesanato que se vende só pela beleza, porém, quando queremos encantar os clientes, é preciso dar um toque especial a mais na venda — principalmente quando ela é realizada no meio virtual. E uma boa dica para conquistar o público nesse sentido é apostar em embalagens criativas!

Se você acha que esse tipo de detalhe não faz tanta diferença, vai mudar de ideia ao conferir as propostas reunidas neste artigo. Além delas, veja também quais fatores considerar ao escolher suas embalagens criativas e por que elas são essenciais. Vamos começar?

Qual a importância de investir em embalagens criativas?

Quando o nosso hobby vira fonte de renda, é fundamental profissionalizar não só as etapas de produção, mas também as vendas. Por isso é importante criar uma marca para o seu artesanato, com direito a logotipo, nome, identidade visual e o que mais você desejar.

O propósito disso tudo é oferecer ao seu cliente muito mais do que um simples produto — você entregará em cada venda uma experiência completa, alinhada à estratégia do seu negócio. Assim, até mesmo a embalagem comunica a mensagem certa para o seu consumidor!

Desse modo, se suas embalagens forem criativas e agregarem mais valor às peças comercializadas, muito clientes serão conquistados e, além disso, será possível otimizar a precificação dos produtos, valorizando-os e aumentando sua lucratividade.

4 ideias de embalagens criativas para artesanato

Para valorizar o artesanato, que tal inovar na hora de embalar as peças? Confira a seguir algumas ideias para lá de criativas e que dialogam muito bem com o tipo de produto comercializado!

1. Saquinho de tecido ou juta

Além de apresentarem uma linguagem bastante artesanal, os saquinhos de tecido e similares substituem o plástico industrializado e dão às peças um aspecto mais rústico, exclusivo e, o melhor de tudo, sustentável! Dependendo do produto, dá para variar nas cores, estampas, formatos e até mesmo no fechamento, com etiquetas personalizadas.

2. Saquinho de pão

O bom e velho saco de pão também fica muito charmoso como embalagem para artesanato. Você pode escolher dimensões e espessuras diferentes do papel, de acordo com o tamanho dos produtos. Já que a superfície aceita uma personalização manual, dá para escrever à mão, pintar, desenhar, confeccionar um carimbo para marcar os embrulhos, entre outras alternativas.

3. Fechamento com aviamentos

Na hora de fechar as embalagens, sejam elas em saquinhos, embrulhos ou caixas, vale a pena fazer o fechamento com materiais de artesanato, como botões, laços, fitas, cordinhas, fuxicos e outros aviamentos. A delicadeza com que esses detalhes são pensados já encanta o cliente antes mesmo dele abrir a compra e também pode valorizar a peça, caso ela seja oferecida como presente.

4. Caixinhas de MDF

As caixas de MDF são usadas como matéria-prima para a confecção de muitos artesanatos maravilhosos, como biscuit ou decoupage. Entretanto, elas também podem se transformar em embalagens criativas, a fim de que seus produtos sejam entregues com um brinde extra — o próprio recipiente pode ser reutilizado pela pessoa como porta-treco, por exemplo.

O que considerar na hora de escolher a embalagem?

As caixinhas de MDF são uma opção que requer um investimento mais alto, porém, dependendo do seu público, é interessante apostar na ideia. Então, deu para notar que é preciso considerar alguns fatores na hora de escolher suas embalagens, certo? Nós ajudamos com alguns direcionamentos!

Pense na experiência do usuário

Hoje o cliente deseja ter uma experiência completa, que vai além da simples venda de um produto. Então, considere as embalagens criativas como uma forma de encantar o consumidor, personalizando cada detalhe. Algumas marcas, por exemplo, aproveitam para escrever à mão uma mensagem de agradecimento pela compra, em um cartãozinho ou na própria embalagem.

Aplique um toque divertido às embalagens

Aproveite para inovar nas formas e brincar com a embalagem. Quem sabe o saco de pão não vira uma dobradura divertida? Ilustrações também valorizam a estética, bem como cores, estampas e até mesmo formatos e acessórios adicionais inusitados.

Invista em períodos sazonais

É possível variar as embalagens de acordo com a temática do momento. Portanto, aposte em datas especiais e deixe os embrulhos com a cara da comemoração: Páscoa, Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, entre outros.

Para estilizar suas embalagens criativas, não hesite em buscar inspirações pela internet. Uma ótima maneira de fazer isso é navegar por sites como o Pinterest, que está repleto de referências e ideias para você deixar o seu artesanato ainda mais atrativo e rentável.

Você também pode seguir a eduK nas redes sociais e, assim, ter sempre novidades, dicas e inspirações fresquinhas para o seu trabalho. Que tal? Esperamos você no Instagram, no Pinterest, no Facebook e no YouTube!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.