Shoulder bag: 6 motivos para você aprender a fazer a bolsa queridinha do momento!

A shoulder bag é um modelo compacto de bolsa transversal que tem feito muito sucesso e que parece ter vindo para ficar!

Portanto, se você quer ganhar dinheiro com bolsas, vale a pena pensar em oferecer essa peça para os seus clientes. Isso porque as chances de ter ótimos resultados de venda são grandes.

Mas o que fez a shoulder bag se tornar a bolsa queridinha do momento? Por que ela se destaca entre os diversos modelos?

É o que vamos contar a seguir.

Além disso, a gente vai compartilhar tudo o que você precisa saber para fazer bolsas perfeitas e mandar bem nas vendas.

Boa leitura!

6 motivos para você entrar na onda da shoulder bag

As bolsas são acessórios que nunca saem de moda. Já notou isso? Ainda que elas sejam reinventadas de tempos em tempos, são peças insubstituíveis nas nossas vidas.

Conforme a moda se transforma, novos modelos vão sendo criados e caindo no gosto das pessoas.

Apesar de as bolsas transversais existirem há bastante tempo, foi recentemente que o modelo conhecido como shoulder bag começou a conquistar mulheres e homens pelo mundo.

Saiba mais sobre a peça e confira por que investir na confecção dela:

1. Tendência que veio para ficar

Aquilo que “está na moda” nem sempre permanece por muito tempo. Existem aquelas tendências que são passageiras, de acessórios vistos como desejo de consumo e que logo são esquecidos.

Entretanto, o caso da shoulder bag parece ser diferente.

Isso porque esse modelo de bolsa tem tudo a ver com as necessidades e o estilo de vida das pessoas hoje. Pequena, quadradinha e transversal, consegue tirar de letra a função de guardar os objetos essenciais.

Geralmente as shoulder bags contam com alças largas, trazendo mais conforto para quem usa – mesmo sem carregar muito peso, certos tipos de alças mais finas podem acabar incomodando.

2. Ligada ao retrô

Nada te impede de criar bolsas em diferentes cores e a partir de diversos materiais para atender clientes de todos os estilos. Porém, vale a pena saber que a shoulder bag se popularizou por ser uma bolsa retrô.

É um estilo que chegou com tudo não apenas na moda como também em outras áreas, como a decoração. E, claro, isso se reflete diretamente no artesanato.

Graças ao acesso ao passado proporcionado pela cultura digital, objetos e experiências de outras épocas estão voltando. Esse é o caso, por exemplo, da pochete, das cores neon, da calça de cintura alta e da estampa xadrez.

Ao voltarem repaginadas, essas tendências apresentam uma cara nova e agradam até mesmo aquelas pessoas que não viveram as décadas passadas.

3. Combinação entre praticidade e estilo

Por ser compacta, funciona praticamente como uma pochete de ombro. Afinal, nela as pessoas conseguem carregar os itens mais importantes do dia a dia, como celular, carteira, chaves, óculos, etc.

Mas não é só a praticidade que conta, né?

Como a gente já comentou aqui, a shoulder bag é uma tendência ligada aos rumos que a moda vem tomando nos últimos tempos. Por isso, não dá para não ressaltar a questão do estilo.

O modelo costuma estar associado sobretudo aos estilos casuais, streetwear e esportivos, que vêm ganhando força no Brasil.

4. Cabe mais coisas do que numa pochete

Apesar de a pochete e a shoulder bag cumprirem, basicamente, a mesma função, a segunda tem uma vantagem: é possível guardar mais itens dentro dela.

Isso porque o espaço interno da peça é um pouco maior, sem contar o fato de que vários modelos possuem bolsos do lado de dentro e também do lado de fora.

Dessa forma, fica mais fácil organizar os objetos dentro da bolsa e encontrar o que precisa em meio à correria da rotina.

5. Pode ser usada por mulheres e homens

Quando o assunto é bolsa, a gente ainda tende a pensar mais no universo feminino, não é verdade?

No entanto, a shoulder bag está aí para quebrar esse preconceito, já que se trata de um modelo unissex, ou seja, que pode ser usado tanto por mulheres quanto por homens.

Em vez de encherem os bolsos da calça e da blusa, o público masculino tem buscado acessórios que ajudem a transportar o que eles precisam.

É por isso que as pochetes e shoulder bags passaram a ser adotadas também pelos homens de uns tempos para cá. Mais do que um acessório funcional, essas peças ainda dão um charme extra no visual.

6. Não precisa ser tirada do corpo

Desde que os nossos cuidados com saúde tiveram que ser redobrados, um dos hábitos que muita gente passou adotar foi o de não tirar a bolsa do corpo enquanto estiver fora de casa.

Ao apoiá-la em outras superfícies, existe um risco de contaminação. Mas, no caso da shoulder bag, isso não é uma preocupação, já que ela fica muito bem encaixada ao corpo. E, por ser pequena, não pesa no ombro das pessoas.

Portanto, está aí mais um motivo pelo qual o modelo passou a ser cada vez mais procurado.

Quer aprender a confeccionar lindas shoulder bags?

Quem já trabalha fazendo bolsas artesanais vai tirar a shoulder bag de letra! E quem não tem experiência também, viu?

É algo que você vai notar assim que começar a colocar a mão na massa.

Como qualquer outra técnica de artesanato, é importante investir em qualificação para oferecer peças de qualidade e cheias de capricho para os seus clientes. Pensando nisso, a gente separou algumas sugestões de cursos bacanas que podem te interessar.

Cursos

Um deles é oferecido pela expert de bolsas Dani Delinski, que ensina o passo a passo completo para as artesãs que querem aprender a fazer um modelo clássico que nunca sai de moda.

Voltado para os iniciantes, o curso ensina você a fazer peças únicas e com um acabamento impecável, como as produzidas pelas grandes grifes de bolsas artesanais. A expert da eduK explica em detalhes como fazer a aplicação do zíper, o acabamento interno e matelassê.

Se você tem a intenção de conquistar também o público masculino, o curso ministrado pela expert Aline Elstener é uma ótima pedida. Nele, ela mostra como fazer uma linda shoulder bag impermeável de nylon e uma carteira slim. É um modelo no tradicional formato quadrado das bolsas mais casuais.

Usando-o como base, é só colocar a criatividade para funcionar. Você pode explorar outras cores e detalhes para fazer bolsas que tenham a sua marca.

Em outro curso, a mesma expert ensina como confeccionar uma bolsa de ombro multiuso, também quadradinha e bem descolada. Ela compartilha todos os segredos de modelagem, como medir o fole com perfeição, entre outros detalhes.

A última sugestão é outro curso da Dani Delinski, em que ela ensina como fazer uma bolsa lateral muito chique, feita de material sintético e com a técnica de alto-relevo. É um modelo de estilo mais clássico que pode ajudar você a conquistar um público que curte bolsas de aparência luxuosa.

Detalhes que você precisa saber antes de começar a produzir suas shoulder bags

Principais materiais usados

O que mais diferencia um modelo de shoulder bag do outro é o material usado na confecção da peça. E quais são as melhores opções?

Tudo vai depender do estilo de bolsa que você deseja produzir e da funcionalidade. Mas saiba que o tipo de material também influencia o processo de confecção.

Por se tratar de uma bolsa pequena, feita para carregar poucas coisas, o material não precisa ser dos mais fortes, como os tecidos usados na confecção de mochilas, por exemplo.

O tricoline costuma ser um dos mais escolhidos pelas artesãs por ser fácil de trabalhar e ter várias opções de estampas. Só não se esqueça de que esse material pede uma manta para dar uma estrutura à peça.

Uma boa alternativa – e quem tem tudo a ver com o estilo urbano associado à shoulder bag – é o nylon amassado, que pode usado tanto do lado de fora quanto do lado de dentro. Além de leve, ele é resistente à água, ou seja, mais uma vantagem para a sua peça: a impermeabilidade.

Se este modelo de bolsa foi feito para ser prático, nada melhor do que ir com ela para todo lado sem se preocupar com a chuva, não é verdade?

Você também vai, provavelmente, precisar de alguns outros materiais, como:

  • alças;
  • zíper;
  • cursor de zíper;
  • viés;
  • regulador de alça;
  • passador de metal;
  • agulha;
  • e linha.

Modelagem sem segredos

Como para fazer qualquer bolsa, você precisa de um molde. Ele garante que a sua peça vai ser feita nas dimensões certas, incluindo os bolsos e outros detalhes.

Mas saiba que os moldes de shoulder bag são bastante simples, bem parecidos com os de bolsas mais comuns.

E nem sempre você vai precisar de um molde. No curso ministrado pela expert Aline Elstener, ela ensina a fazer uma shoulder bag masculina apenas a partir das medidas dos espelhos frontal e traseiro, forros e fole.

Seguindo os passos certinhos, você vai ver que basta juntar uma parte na outra com a ajuda de uma máquina de costura, sem grandes segredos.

Aplicação de zíper

As artesãs que ainda não estão muito familiarizadas com a confecção de bolsas costumam ter dificuldade na hora de aplicar o zíper.

Não deixe as dúvidas te desanimarem, viu? No começo, pode até ser um pouco mais complicado, mas rapidinho você pega o jeito da coisa.

A melhor maneira de aprender é vendo de perto como o zíper é aplicado. Porém, a gente pode adiantar alguns segredinhos que vão ajudar. Para garantir que o zíper seja costurado no lugar certo e fique bem alinhado, você pode usar alfinetes para manter o tecido firme ou até passar um ferro no tecido antes de ir para a máquina.

E aí, ficou com vontade de incluir a shoulder bag no seu portfólio?

Trabalhar com artesanato significa estar sempre em busca de novidades para oferecer à clientela. E nada como apostar em peças que são sinônimo de sucesso, como a nossa tão amada shoulder bag!

Sendo assim, se você quer começar sua produção, reserve um tempinho para se preparar do jeito certo e aprender todos os truques de confecção.

Por fim, é importante lembrar que o sucesso nas vendas depende de outros fatores, que vão além da qualidade dos seus produtos. Sabendo disso, ao mesmo tempo em que você desenvolve suas habilidades no artesanato você precisa aprender a tocar o seu negócio como uma verdadeira profissional.

Se precisar de uma força, fique sabendo que a eduK oferece centenas de cursos incríveis que vão ajudar você a voar cada vez mais alto! Acesse a nossa plataforma e descubra diversos cursos de Bolsas e Acessórios que você pode fazer sem precisar sair de casa.

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!




    POP up bolsa pratica