técnicas de costura criativa

Técnicas de costura criativa: saiba mais sobre o assunto

A criatividade é capaz de destacar você em todas as situações, mas no artesanato ela é ainda mais importante. Portanto, não seria diferente quando se trata das técnicas de costura criativa.

Usadas na confecção de bolsas, acessórios, peças decorativas e tantas outras, elas permitem dar asas à imaginação, dando viva a peças exclusivas e cheias de personalidade.

Se você se interessa pelo assunto, fique com a gente! Neste artigo, vamos falar sobre as origens da costura criativa, como está o mercado, quais são os caminhos para quem deseja trabalhar com esse tipo de artesanato e os benefícios de apostar no ramo.

Bora conferir?

costura-criativa-mochilas

Quando a costura começou a ser praticada?

Costurar é uma técnica milenar e foi, na verdade, a forma que o homem, ainda primitivo, encontrou para se proteger dos fenômenos naturais, como o frio, a chuva e o calor.

Assim, começou a coser suas peças para suprir suas necessidades.

Então, podemos definir costura como uma forma de unir dois materiais ou mais, sejam eles tecidos, seja couro ou qualquer material que esteja disponível, soltando a imaginação.

Como ocorre em todas as áreas, com o tempo, a costura foi se aperfeiçoando e ganhando novas ideias e formas, com o surgimento das máquinas e mais técnicas diferenciadas e inovadoras.

Quais as técnicas que levaram à costura criativa?

As técnicas de costura criativa nada mais são que uma forma mais econômica e detalhista de confecção de roupas, produtos e acessórios.

Isso porque essa modalidade de costura permite reutilizar retalhos de tecidos para criar peças totalmente novas e com design mais arrojado.

São inúmeras as técnicas que caminham juntas com a costura criativa, como o patchwork, que por si só é um universo dentro do artesanato, e outras como estamparia, sublimação, chenille, pudim de pano, etc.

Com a chegada desse novo conceito, a costura, ao se reinventar, uniu a curiosidade à criatividade.

Como está o mercado da costura criativa?

Saber como está o mercado é muito importante para ficar por dentro das tendências, já que a moda e as técnicas de costura sempre se reinventam.

Atualmente, as peças personalizadas e exclusivas estão em alta, seja na decoração, vestuário ou brinquedos, por exemplo.

Isso porque o “não-industrial” tem sido cada vez mais valorizado e é assim que o trabalho artesanal também ganhar destaque. Dessa forma, a procura pelo trabalho de profissionais que atuam nesse ramo usando técnicas de costura criativa aumentou.

Com isso, os ateliês de costura voltaram a todo vapor, com uma pegada mais moderna, cheios de novidades, amplificando a valorização do artesanato, mas sem perder aquele charme que um bom artesão faz questão de manter — desde a decoração até a produção de suas peças.

O que é preciso para desenvolver técnicas de costura criativa?

Desenvolver técnicas de costura criativa requer, além de criatividade, ampliação dos horizontes, busca por novas referências e, acima de tudo, muita prática. Para isso, investir em capacitações específicas é essencial.

Hoje, há cursos que vão desde as técnicas de costura para iniciantes até as mais aperfeiçoadas e diversificadas, que ajudam você a desenvolver peças únicas e que tragam diferenciais a seu trabalho.

Saber produzir seus moldes, conhecer diferentes técnicas para acabamento, entender as possibilidades e diferenças dos tipos de máquinas de costura mais usados são grandes diferenciais, que permitem ampliar muito os horizontes dentro da costura criativa.

Afinal, não há nada mais bonito que um artesanato bem feito, surpreendente e com acabamento impecável, não é mesmo?

Como a costura criativa pode elevar sua qualidade de vida?

A costura criativa pode levar a uma melhor qualidade de vida. Quer saber como? É simples: assim como ocorre com pessoas que iniciaram a produção de artesanato, há muitas que saíram da depressão e aliviaram o estresse ao aderir a essa técnica.

Sem contar que, ao ver as peças desenvolvidas por si mesmo, você se sente mais valorizado e, por isso, mais importante, melhorando seu bem-estar.

Sem se esquecer, é claro, que o artesanato pode se tornar uma fonte de renda, com uma boa margem de lucro, já que é possível comprar o material em retalhos, garantido melhores preços nas lojas; ou ser reaproveitado de outras peças, o que é bastante comum.

costura-criativa

costura-criativa-02

Aprenda técnicas para agregar valor à costura criativa

Para impulsionar o seu trabalho, nada melhor do que tirar o máximo de proveito de técnicas que vão trazer um diferencial para os seus produtos.

Por isso, a gente reforça, mais uma vez, a importância de se qualificar. Além de aprender a produzir peças diferentes, ter contato com outros métodos ajuda você a ter novas ideias e inspirações.

Veja a seguir quais são algumas das técnicas que vale a pena conhecer:

Sublimação

Já ouviu falar sobre sublimação? Nada mais é do que um método de transferência de imagens para superfícies como papel e tecido. Isso acontece por meio da combinação entre calor, pressão e o uso de uma tinta especial.

Para quem trabalha com costura criativa, a sublimação oferece infinitas possibilidades. Com uma impressora caseira, computador e uma prensa, você pode personalizar diversas peças com a estampa que quiser.

Para isso, você precisa:

  • conhecer os tipos de tintas, papéis e tecidos usados;
  • como usar o programa de edição de imagens;
  • e como fazer a aplicação no tecido.

Ficou com vontade de aprender? A expert Carol Vanicore ensinar tudo isso e muito mais no curso de sublimação da eduK.

costura criativa e sublimacao

Estamparia artesanal

Fique sabendo que existem várias técnicas para quem deseja criar as próprias estampas. A partir do uso de materiais simples, você consegue criar as próprias formas e desenhos para estampar suas peças.

No curso de costura criativa, que explora a decoração escandinava para quarto de bebê, a expert Paula Dias ensina duas técnicas de estamparia artesanal.

Uma delas usa carimbos feitos de borracha para estampar tecidos com formas simples que reforçam a estética minimalista. E a outra permite que você crie seu próprio estêncil usando o acetato.

Você vai ver que, embora sejam bem simples, as possibilidades que essas técnicas oferecem aos artesãos são incríveis.

costura criativa acessorios escandinavos

Patchwork

O patchwork, além de superdivertido, é fácil de fazer e permite criar diferentes tipos de peças, uma mais linda do que a outra. Tanto é que ele caiu no gosto de muita gente!

Mas, para garantir a qualidade do trabalho, é importante conhecer as técnicas de corte, tipos de tecidos e costuras que podem ser utilizadas. Para a expert em patchwork, Fá Giandoso, “ter uma base teórica nos dá um norte”.

Por isso, no curso de Patchwork Moderno, ela ensina sobre todas as etapas do trabalho:

  • como montar um estoque de retalhos;
  • como escolher tecidos, cores e estampas;
  • maneiras de usar os tecidos de forma inteligente;
  • e como montar peças completas em patchwork.

Quais os benefícios de aprender técnicas de costura criativa?

Se você ainda não se convenceu, vamos apresentar as vantagens de aplicar a costura criativa em sua rotina. Confira!

Possibilidade de ampliar as suas vendas

Aumentar seus conhecimentos, certamente, é muito importante, já que isso garante uma receita melhor.

Mas, enquanto artista, o artesão precisa transformar suas peças em verdadeiras obras de arte, usando a magia na transformação do tecido e lançando mão de combinações inusitadas, que não são vistas nos produtos industriais.

É importante que se invista em materiais de boa qualidade e num acabamento bem feito.

A costura criativa permite que se criem peças com sobras, o que aumenta sua margem de lucro. Afinal, aquilo que não teria uso e seria descartado se transforma em um novo produto. Já pensou nisso?

Entretanto, não há uma receita pronta para ampliar as vendas, mas a dedicação e a evolução, sem dúvida, são passos importantes que levam você ao sucesso nessa ou em qualquer outra área.

Oportunidade de alcançar outros mercados

Estudar as tendências de mercado faz você ver que investir na diversidade de peças é uma ótima maneira de alcançar outros alvos. Ou seja, você não precisa se prender a um único produto a ser produzido, nem se deter a um único público.

Além disso, os materiais também podem ser diversos e terem seu uso guiado pela criatividade. Por exemplo, que tal usar um zíper para fazer a boca de um rosto em uma sacola?

Embora as técnicas de costura criativas sejam mais famosas na confecção de bolsas, isso não te impede de investir em novas ideias.

Como se destacar da concorrência?

Procure seu próprio diferencial, use e abuse da criatividade e, mais do que isso, inove, pesquise, veja em que pode melhorar.

Uma boa dica usada por diversos artesãos é a pesquisa boca a boca, conversando com seus clientes sobre quais são seus desejos e anseios.

Use também as redes sociais para se inspirar: o Pinterest é um ótimo local para encontrar referências de costura criativa.

Para chamar atenção e conquistar uma clientela engajada, vale investir em coleções temáticas. Por exemplo, você pode criar peças com temas de monstros, dinossauros, animais, entre outros.

Afinal, preço nem sempre é o melhor diferencial, mas exclusividade, originalidade, qualidade e perfeição, sim.

Como alcançar seus objetivos?

Antes de saber como alcançar seus objetivos dentro desse mercado, você precisa definir quais são eles.

Comece pensando em melhorar seu desempenho. Como já vimos neste post, inovar as técnicas de costura criativa é fundamental.

Para isso, invista em capacitações de qualidade. Hoje, você encontrar cursos desde os primeiros passos até as técnicas mais avançadas, ajudando você a produzir peças incríveis.

Com eles, você conhece novas técnicas e tendências de um mercado totalmente inovador e revolucionário dentro das técnicas de costura criativa.

Na eduK, os cursos são ministrados por profissionais dinâmicos e competentes na área de artesanato, corte e costura, customização e design de peças, roupas e acessórios, para você brilhar no universo das técnicas de costura criativas.

Seguindo essas dicas, não tem como não se tornar um empreendedor de sucesso, não é verdade?

Venha conhecer os cursos de artesanato da eduK e faça parte dessa família que tem como propósito se empenhar a cada dia para ajudar os artesãos a alcançarem o tão sonhado sucesso!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!




    Fale o que você pensa

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    POP up bolsa pratica