Aprenda como trabalhar com fermento seco
Vai trabalhar com fermento seco? Vendido na forma de um pó granulado, esse ingrediente é fundamental para preparar pães, salgadinhos, pizas e massas especiais.
A embalagem mais comum é a latinha de alumínio, no entanto, o fermento seco também pode ser encontrado em vidros de plástico e em forminhas de papel.
Quer a aprender como trabalhar com fermento seco? A seguir explicaremos melhor esse assunto! Vamos lá? Acompanhe!
Como o fermento funciona?
Os egípcios foram os primeiros povos a usarem a levedura para produzir pães e bebidas alcoólicas. No entanto, eles atribuíam o processo a benevolência dos Deuses, pois desconheciam a ciência por trás do processo de fermentação.
A fermentação natural, no entanto, foi descoberta por acidente. Ao preparar cremes a base de cereais como aveia e centeio, um panificar deixou a massa descansado além do tempo previsto e percebeu que ela havia crescido. Ao retirá-la do forno, constatou que o pão havia mudado de sabor e que estava aerado.
A fermentação natural agradou e foi passada de geração em geração. Com o passar dos anos, foi aprimorada pelos povos africanos, árabes e europeus.
Hoje, o fermento mais popular é composto por leveduras, pequenos fungos utilizados na produção de pães e bebidas alcoólicas. Quando esses microorganismos entram em contato com a farinha e com a água, liberam dióxido de carbono, o que faz a massa crescer.
Como trabalhar com fermento seco?
Separe a quantidade de fermento seco que será usada na receita. Hidrate o ingrediente com um pouquinho de água morna. Vá mexendo até virar uma pasta homogênea. Pronto! Junte aos outros ingredientes e espera a massa crescer!
Caso você não hidrate o fermento, os grãos não irão se dissolver. Isso, é claro, arruinará a sua receita.
É importante lembrar que esse fermento é três vezes mais potente que o em pó.
Quais são os outros tipos de fermentos?
Se você gosta de preparar pães caseiros já deve ter ouvido falar do fermento biológico, certo? Esse ingrediente, como dissemos, é composto de leveduras, organismos vivos que ao entrarem em contato com a água morna fermentam. Esse processo faz a massa crescer.
O fermento biológico seco instantâneo é vendido em pequenos potes ou em sachês. Deve ser adicionado diretamente na massa e é muito utilizado no preparo de pães, muffins ou biscoitos. É encontrado em tablets ou em pó.
Já a fermento biológico fresco é composto de leveduras condensadas por isso deve ser mantido sob refrigeração. Pode ser usado no preparo de pães e de massas especiais.
Ficou com alguma dúvida sobre como trabalhar com fermento seco? Então, assista o vídeo e fique por dentro do assunto:
Gostou do conteúdo? Então, aproveite para descobrir todos os segredos da panificação profissional que pode ser feita aí da sua casa!
A eduK é a maior referência em ensino online de Confeitaria! Aqui você aprende todos os segredos, as técnicas e as tendências desse universo com os melhores experts do Brasil.
Nossas aulas são 100% online, divertidas, práticas e com todo o material complementar que você precisa, além dos certificados.
Vá mais longe com a eduK: aprenda, empreenda e viva da sua paixão!