Black Friday 2023

🔥 Descontão de 67% off!
Apenas 12x de R$ 9,90

Dias
Horas
Minutos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Aprenda como trabalhar com fermento seco

Quer trabalhar com fermento seco? Descubra todos os segredos desse ingrediente fundamental no preparo de pães e bolos.

Vai trabalhar com fermento seco? Vendido na forma de um pó granulado, esse ingrediente é fundamental para preparar pães, salgadinhos, pizas e massas especiais.

A embalagem mais comum é a latinha de alumínio, no entanto, o fermento seco também pode ser encontrado em vidros de plástico e em forminhas de papel.

Quer a aprender como trabalhar com fermento seco? A seguir explicaremos melhor esse assunto! Vamos lá? Acompanhe!

Como o fermento funciona?

Os egípcios foram os primeiros povos a usarem a levedura para produzir pães e bebidas alcoólicas. No entanto, eles atribuíam o processo a benevolência dos Deuses, pois desconheciam a ciência por trás do processo de fermentação. 

A fermentação natural, no entanto, foi descoberta por acidente. Ao preparar cremes a base de cereais como aveia e centeio, um panificar deixou a massa descansado além do tempo previsto e percebeu que ela havia crescido. Ao retirá-la do forno, constatou que o pão havia mudado de sabor e que estava aerado. 

A fermentação natural agradou e foi passada de geração em geração. Com o passar dos anos, foi aprimorada pelos povos africanos, árabes e europeus.

Hoje, o fermento mais popular é composto por leveduras, pequenos fungos utilizados na produção de pães e bebidas alcoólicas. Quando esses microorganismos entram em contato com a farinha e com a água, liberam dióxido de carbono, o que faz a massa crescer. 

Como trabalhar com fermento seco?

Separe a quantidade de fermento seco que será usada na receita. Hidrate o ingrediente com um pouquinho de água morna. Vá mexendo até virar uma pasta homogênea. Pronto! Junte aos outros ingredientes e espera a massa crescer!

Caso você não hidrate o fermento, os grãos não irão se dissolver. Isso, é claro, arruinará a sua receita. 

É importante lembrar que esse fermento é três vezes mais potente que o em pó. 

Quais são os outros tipos de fermentos?

Se você gosta de preparar pães caseiros já deve ter ouvido falar do fermento biológico, certo? Esse ingrediente, como dissemos, é composto de leveduras, organismos vivos que ao entrarem em contato com a água morna fermentam. Esse processo faz a massa crescer.

O fermento biológico seco instantâneo é vendido em pequenos potes ou em sachês. Deve ser adicionado diretamente na massa e é muito utilizado no preparo de pães, muffins ou biscoitos. É encontrado em tablets ou em pó.

Já a fermento biológico fresco é composto de leveduras condensadas por isso deve ser mantido sob refrigeração. Pode ser usado no preparo de pães e de massas especiais. 

Ficou com alguma dúvida sobre como trabalhar com fermento seco? Então, assista o vídeo e fique por dentro do assunto:

https://youtube.com/watch?v=CwLd07HIbH8

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para descobrir todos os segredos da panificação profissional que pode ser feita aí da sua casa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Fique por dentro

Preencha os campos abaixo e não perca as nossas novidades!