Grávida utilizando bolsas para maternidade em tecido

Por que investir em bolsas para maternidade em tecido? Confira este guia!

Vender artesanato, no Brasil, é um ramo promissor. Além de movimentar significativamente a economia, destaca-se a sua flexibilidade e diversidade de públicos. Investir em bolsas para maternidade em tecido, por exemplo, é uma ideia a ser considerada, uma vez que a área está em constante crescimento, além de ser um tipo de produto com bastante utilidade para as mamães.

É possível, ainda, utilizar o artesanato tanto para ser a sua fonte de renda principal, quanto para ser um extra. Ambos trazem vantagens para o planejamento financeiro, contribuindo para as conquistas de objetivos e planos.

Pensando nisso, elaboramos este guia sobre bolsas para maternidade, para que você entenda mais sobre o mercado, formas de entrar nesse segmento e as vantagens que isso trará. Boa leitura!

Confira um breve panorama sobre o artesanato no Brasil

Nos últimos anos, observamos um crescimento significativo da economia criativa. Como o próprio nome já diz, trata-se de um mercado movido basicamente por ideias! Sendo assim, tudo o que foi voltado para serviços, produtos e plataformas cujos objetivos principais eram o de unir criatividade com lucratividade, se destacaram.

A economia criativa é dividida por alguns segmentos:

  • consumo — arquitetura, moda, publicidade;
  • mídia — audiovisual, editorial;
  • cultura — patrimônio, artes cênicas, expressões culturais, artesanato;
  • tecnologia — pesquisa, biotecnologia, comunicação etc.

Esse tipo de economia se destaca basicamente porque há sempre um foco na qualidade do produto e na satisfação do cliente, além de uma produção que busca por melhorias contínuas para o aprimoramento de seus itens e fornecedores que ofereçam matérias-primas que agregarão valor ao resultado.

Nesse sentido, o mercado de artesanato se fortaleceu. Hoje, estima-se que a movimentação chega a 50 bilhões reais por ano, com uma base de artesãos de até 10 milhões de pessoas que se sustentam por meio de atividades artesanais.

Ao mencionarmos sobre esse ramo, muitas pessoas associam diretamente a aspectos também culturais regionalistas, como aqueles tipos de produtos que vemos em feiras de cidades turísticas. No entanto, qualquer trabalho manual que transforme materiais bruto em produto acabado é considerado artesanato, como:

  • utilitários para casa e decoração;
  • marcenaria;
  • acessórios pessoais;
  • bijuterias;

O mercado de bebê e maternidade no artesanato

Além de todos esses tipos de produtos apresentados, o mercado infantil também tem se destacado bastante no artesanato. Especialmente pelo seu amplo crescimento — quase 3 milhões de nascimentos são registrados todos os anos — e pelo gasto inicial das famílias com as crianças, é um ramo promissor na economia, o que também contribui para a ampliação de itens destinados a esse mercado.

A seguir, selecionamos os principais produtos que podem ser investidos.

Sapatinhos de bebê

As famílias buscam cada vez mais por inovação para os seus pequenos. Como o número de crianças em uma mesma família vem reduzindo anualmente, o investimento passa a ser maior: ou seja, os pais tendem a gastar mais com o recém-nascido. Estima-se que, apenas no primeiro ano, cerca de 5 mil reais é gasto apenas com enxoval, comprovando a importância de estar atento a esse segmento.

Os sapatinhos de bebê, por exemplo, vêm com propostas mais diferenciadas, com estilos e decorações cada vez mais diferenciados. Entre aqueles com maior procura, destacam-se os sapatinhos de bebê com pérola ou enfeites de feltro, de crochê e com fitas.

Enxoval para bebês

Assim que se descobre o sexo e oferece a oportunidade de personalizar melhor o quartinho, as famílias tratam logo de montar o seu enxoval. Por essa razão, quem oferece produtos personalizados sai na frente, justamente porque há o desejo dos pais em colocar o nome da criança nos mais diversos tipos de produtos, desde a fralda de pano até a toalha, por exemplo.

Outros itens que podem ser investidos:

  • Protetor de colchão;
  • kit de higiene;
  • almofada de amamentação;
  • cesto para roupa suja
  • mantas, lençois, edredons entre outros.

Bolsas para maternidade em tecido

As bolsas para maternidade em tecido também têm se destacado nos últimos anos, justamente por ser muito útil tanto na fase em que a mamãe passa alguns dias no hospital com a criança quanto para levar os itens essenciais logo nos primeiros meses de vida.

As famílias também se interessam por esse tipo de produto pelos mais diversos tipos de modelos existentes, como aquelas com alça de mão, chaveiro agregado, bolso frontal e principalmente divisórias e bolsos internos para organizar de forma eficiente o enxoval.

Aqui, o artesão pode utilizar a criatividade para apostar em um tipo de bolsa que seja esteticamente bonito e, ao mesmo tempo, funcional para as famílias, permitindo com que se destaque no mercado.

Entre as vantagens de usar tecido para as bolsas de maternidade, estão a facilidade de obtenção de matéria prima e a possibilidade de fazer uma produção perfeita com as máquinas de costura domésticas. Sendo assim, é ideal para quem quer iniciar no ramo!

Conheça 3 formas de entrar no mercado

Conforme percebemos, investir no artesanato para esse ramo traz muitos ganhos para quem deseja adquirir uma renda extra ou tornar esse trabalho como fonte principal. No entanto, para que obtenha sucesso, existe a necessidade de conhecer as principais formas de entrar no mercado. A seguir, selecionamos quais são elas. Confira!

1. Conheça bem o seu público

O primeiro passo que deve ser destacado é o conhecimento preciso de quem é o seu público. Uma das características do artesanato está relacionada com o fato de que é muito regionalista, com características relativas à região onde os profissionais vivem e às principais buscas e necessidades de seus clientes. Por exemplo, bolsas para maternidade precisam levar em conta a necessidade de conforto e praticidade das mamães – ou seja, os produtos precisam ser bem estruturados e reguláveis.

Assim, como em qualquer outro negócio, na venda de bolsas para maternidade em tecido também exige essa etapa, uma vez que há diversos tipos de produtos e cada um está relacionado a perfis diferentes. Além disso, deve-se ressaltar sobre a importância de o artesão ter um foco de vendas. Ao definir um nicho e trabalhar em cima dele, há maiores chances de especialização, elaborando um produto com mais qualidade e personalização.

No entanto, como definir quem é o seu público para a venda de bolsas de maternidade? Deve-se inicialmente fazer um estudo em relação ao que já está presente no mercado. Pesquise sobre alguns de seus concorrentes, entenda o que tem sido feito nos últimos meses e o que é demandado pelos clientes de sua região. Comentários em posts de redes sociais, por exemplo, é também uma boa maneira de encontrar informações relevantes.

Manter um relacionamento próximo com as pessoas interessadas nos produtos também é um caminho a ser seguido, uma vez que você terá a oportunidade de entender quais são as procuras, o que as pessoas desejam encontrar em uma bolsa de qualidade e quais são as referências de produtos para que você possa se inspirar.

2. Prepare estratégias de divulgação nas redes sociais

Independentemente da área de atuação, usar as redes sociais traz resultados tangíveis para quem começa a divulgar os seus produtos. Por meio dessas estratégias, você ampliará o alcance dos itens produzidos a um custo reduzido, com mais praticidade na relação com o consumidor, além de contar com resultados mensuráveis de suas ações.

Em quais delas posso publicar meus conteúdos? Ao conhecer o seu público, você também entenderá alguns hábitos importantes de suas rotinas, como os canais que mais têm contato no dia a dia. A partir disso, basta definir o tom de voz a ser utilizado e elaborar materiais que agradem e solucionam os seus problemas (basicamente relacionados à maternidade, por exemplo). Confira algumas dicas para divulgar artesanato!

Instagram

O Instagram é uma das redes sociais que mais tem crescido nos últimos anos. Devido às suas mais diversas funcionalidades, é um canal a ser considerado tanto para a divulgação quanto para a aproximação com os seus clientes. Aliás, até para a venda essa rede social tem sido cada vez mais utilizada!

Aqui, o objetivo é também elaborar dicas que tenham a ver com o seu produto, mas que não seja uma tentativa de venda apenas. Ou seja, de modo que você se torne autoridade no seu mercado. Exemplo: como o seu foco será nas famílias que precisarão de uma bolsa para maternidade nos próximos meses, o ideal é investir em conteúdos que:

  • priorizem as primeiras decisões a serem tomadas logo depois da descoberta da gravidez;
  • expliquem quais são os itens primordiais a serem adquiridos;
  • abordem dicas sobre o que é preciso levar para a maternidade;
  • ressaltem dicas sobre os primeiros cuidados com o neném, entre outros.

Assim, o foco da sua página não será apenas na divulgação, como também na produção de conteúdos relevantes que serão úteis para a sua persona — representação semi-fictícia de seu cliente ideal.

O Instagram ainda traz ferramentas que permitirá com que o artesão obtenha insights para a produção de novos materiais e de ideias inovadoras para os seus clientes. É possível, por exemplo, utilizar os stories e as enquetes para descobrir quais dicas seus clientes gostariam de ver na sua página, quais são os produtos oferecidos por você que mais atraem o seu público visualmente, além de se certificar sobre a aceitação das principais tendências do mercado.

WhatsApp Business

Você consegue imaginar a rotina sem utilizar um dos aplicativos de mensagens mais famosos em todo o globo? Por essa razão, existe a necessidade de também adotar essa ferramenta para a venda de seus produtos, seguindo os cuidados e as boas práticas para que objetivos e metas sejam alcançados, trazendo a satisfação de seus consumidores.

Powered by Rock Convert

Entre as vantagens de adotá-la, destacamos:

  • melhoria na comunicação com os clientes;
  • possibilidade de desenvolver a personalização de seu negócio;
  • funcionamento como canal de atendimento aos consumidores;
  • aplicação do marketing direto;
  • divulgação das principais novidades.

Para que esses resultados sejam alcançados, alguns passos devem ser seguidos. O primeiro deles é entender os objetivos do WhatsApp Business: trata-se do aplicativo voltado justamente para empresas, em especial os pequenos negócios, terem a oportunidade de deixar o seu canal com maior credibilidade:

  • baixe-o por meio da loja de aplicativos de seu celular;
  • confirme o número comercial;
  • insira o nome da empresa;
  • configure o perfil comercial em: mais opções > configurações > nome comercial.

Alguns cuidados devem ser tomados para a utilização correta do aplicativo. O primeiro deles é o de enviar mensagem apenas para clientes que solicitaram o envio de comunicados e novidades. O envio para quem não se interessa em seus tipos de produtos pode afetar o relacionamento e ocasionar em um efeito contrário, trazendo até mesmo insatisfação.

O segundo deles é a segmentação de seu público. Exemplo: você, além das bolsas de tecido para maternidade, também oferece itens que sejam úteis para os primeiros meses dos bebês. Esses podem ser divulgados para as mamães que adquiriram algum produto, mas não faz sentido apressar novidades no que diz respeito às novas bolsas se ela já tem o item, não é verdade?

Por fim, caso deseja enviar materiais que sejam úteis para um grande número de pessoas, o mais indicado é fazer listas de transmissão em vez de grupos. Por meio delas, apenas você verá as respostas de seus clientes, além de impedir que mensagens de outras pessoas sejam enviadas para quem não deseja obter aqueles comunicados.

Página no Facebook

Também é indicado que o artesão que investe em bolsas de tecido para maternidade tenha uma página no Facebook. Aqui, as dicas são praticamente as mesmas adotadas no Instagram. Existe a possibilidade, ainda de participar de grupos de artesanato para que divulgue os seus produtos, e também buscar por aqueles que mamães trocam experiências e buscam pelos itens necessários para os primeiros meses de vida do bebê.

Entre as vantagens de também elaborar conteúdos para essa rede, destacam-se:

  • o Facebook não tem limite de fãs em uma página;
  • pode ser administrada por diferentes perfis direto de sua página pessoa;
  • conta com dados estatísticos dos fãs e conteúdos, permitindo segmentação do público e o entendimento sobre o que mais dá retorno de engajamento;
  • usuários se tornam fãs da página assim que curtem o canal, sem necessidade de aceitar ou não o pedido.

3. Faça cursos de aprimoramento

Realizar cursos de aprimoramento é uma estratégia que deve ser adotada por qualquer profissional, independentemente da área de atuação, em especial para quem deseja ganhar dinheiro fazendo artesanato. Por meio deles, você tem acesso às principais tendências do mercado, conta com o apoio de quem já tem expertise no mercado e ainda recebe dicas sobre o que fazer para produzir materiais de qualidade e que contribuem para o aumento da satisfação de seu público.

Hoje, existe a possibilidade de essas certificações serem tiradas até mesmo pela internet. Confira quais são as principais vantagens!

Baixo custo

Entre as vantagens de apostar nesse tipo de aperfeiçoamento, destaca-se o baixo investimento, principalmente das aulas ministradas pela internet. A redução de custos também está associada ao fato de que você vai realizar as atividades diretamente de sua casa, sem a necessidade de pegar condução ou gastar com lanches no período das aulas.

Flexibilidade de horários

Também deve-se destacar a flexibilidade de horários. Especialmente para quem está se recolocando no mercado e ainda não saiu de seu emprego anterior, os cursos online permitem com que seja feito de onde quiser e a hora que bem entender, de acordo com a realidade do aluno.

Dessa forma, aquele período vago durante o seu dia será utilizado para a sua capacitação, tornando-o um artesão de bolsas para maternidades renomado no mercado.

Renda recorrente

Para quem deseja uma renda recorrente, essa é ainda a oportunidade de se profissionalizar. A área é ampla e sempre dá valor para quem produz itens que estejam de acordo com as tendências e que sejam duradouros, sendo utilizados não apenas no hospital, como também em qualquer atividade fora de casa que a família for levar a criança.

Interação com profissionais qualificados

Os cursos online trazem ainda uma ampla interação com profissionais renomados no mercado. Assim, você poderá tirar as principais dúvidas que teve em relação aos produtos utilizados na confecção das bolsas, entenderá dicas de como se destacar entre a concorrência, receberá apoio para produzir outros materiais que estejam relacionados à maternidade, além de ficar por dentro de técnicas utilizadas por grandes nomes da área.

Otimização de tempo

Você ainda terá uma otimização de tempo, justamente porque todas as informações estarão em apenas um lugar. Com o amplo acesso aos canais de comunicação, torna-se fácil fazer pesquisas sobre o mercado que desejamos inserir. No entanto, ficaria muito mais simples se todas essas dúvidas estivessem compiladas em uma única plataforma, concorda?

Assim, você não mais precisará gastar parte de sua rotina com buscas incansáveis pela internet, nem mesmo de filtrar aqueles conteúdos que de fato tenham qualidade e sejam relevantes para o que você precisa.

Fique por dentro de 4 razões para investir em bolsas para maternidade

Agora que você já sabe sobre o mercado de artesanato no Brasil, conhece o destaque que o mercado infantil tem em nosso país e ainda conhece dicas de como se inserir nessa área, chegou o momento de entendermos as principais vantagens de investir nas bolsas para maternidade. Na sequência, selecionamos quais merecem a sua atenção!

1. Vendas recorrentes

O mercado de artesanato permite com que você alcance um grande número de pessoas. Existe a possibilidade de investir em produtos para crianças, para adultos e até mesmo para turistas de determinadas regiões. Investir na bolsa de tecido, por exemplo, permite com que você seja inserido na trajetória daquela família em um período importante e no começo da vida de uma criança, o que possibilita a ampliação de seus investimentos.

Por exmplo, ao conquistar os papais com um produto de qualidade, você ainda tem a oportunidade de produzir itens que sejam úteis para outros momentos da fase de desenvolvimento daquele bebê, fazendo com que haja a fidelização de seus clientes. Além disso, bolsas podem ser feitas também para uso casual, tanto feminino quanto masculino.

Naturalmente, também contribuirá para o marketing boca a boca, justamente porque haverá satisfação de seus clientes com os produtos elaborados, o que trará como consequência a divulgação gratuita de seus itens. Em geral, a fase que se tem filhos costuma ser a mesma em um grupo de amigos, o que torna esse nicho propício a bons resultados com esse tipo de marketing.

2. Aumento da receita

Clientes satisfeitos também proporcionam o aumento da receita de suas vendas. Isso porque eles costumam comprar mais itens de quem já conhecem. Ao conquistar sua confiança, você será lembrado quando precisarem dos diversos acessórios relacionados, como por exemplo, porta-mamadeira, trocador ou porta documentos. No entanto, conforme explicado mais acima, é preciso ter um foco principal sobre as pessoas que você pretende alcançar com o trabalho. Assim, você aumenta a probabilidade de produzir itens que tenham qualidade e que sejam de acordo com o que seus clientes esperam.

Investir nesse tipo de artesanato, além de ampliar a renda, também traz a possibilidade de você se tornar o próprio chefe. Quem deseja se recolocar no mercado e buscar por alternativas para a sua rotina profissional, é uma alternativa a ser considerada, com alguns cuidados. Existe a necessidade de ter disciplina, foco e organização no dia a dia, de modo que possa cumprir os prazos preestabelecidos com os clientes para que o relacionamento esteja sempre em alta.

3. Possibilidade de vender também pela internet

As bolsas de tecido para maternidade são objetos fáceis de serem vendidos também pela internet. O amplo acesso às redes fez com que surgisse também diversas opções de marketplaces para que empreendedores dos mais diferentes locais do Brasil possam vender os seus itens e ampliarem as suas receitas.

Há muitas vantagens para o seu negócio de apostar nessa estratégia, como:

  • maior visibilidade para os seus produtos, uma vez que não se restringe apenas à sua região;
  • baixo investimento, justamente porque o valor gasto é apenas a comissão destinada ao marketplace escolhido;
  • alto retorno de investimento;
  • diversificação de públicos;
  • crescimento do negócio de nicho.

4. Garantia de rendimento o ano todo

Ao adotar pelas vendas de artesanato, deve-se levar em consideração a sazonalidade do produto. Investir em roupas de frio, por exemplo, é um tipo de demanda que terá saída apenas entre os meses de abril e agosto, concorda? Por essa razão, é preciso também pensar na sazonalidade da sua aplicação.

Bolsas de tecido para maternidade é um item que tem saída o ano todo, uma vez que não depende de fatores externos para que elas sejam utilizadas de acordo com as necessidades de seus clientes. Aliados a ela, você pode até mesmo apostar em outros produtos que sejam mais esporádicos.

Assim, não há necessidade de pensar em estratégias para meses cujas vendas tenham uma reduzida significativa em razão do período do ano. Basta utilizar a criatividade e confeccionar um produto de qualidade, que seja reconhecido pelos seus clientes e apostar em boas ações de divulgação para que todos conheçam o seu trabalho.

Neste conteúdo, você pôde conferir um guia completo sobre bolsas para maternidade em tecido, dicas para se inserir no mercado, além de vantagens de investir nessa área. Conforme percebido, o ideal é buscar por uma constante especialização, pois vai contribuir para conhecer diferentes técnicas, tendências, além de ter contato com profissionais que conhecem bem o mercado e sabem quais são as principais necessidades dos consumidores.

Gostou do material e deseja ter acesso a mais conteúdos e novidades como essas? É só assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de todas as dicas da eduK, enviadas diretamente em sua caixa de entrada. Até a próxima!

 

 

 

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!