Chaveiro de cacto em feltro: aprenda como fazer!

Para quem está começando a desvendar o universo do artesanato em feltro, aprender a fazer peças simples e fáceis é a melhor estratégia. Esse é o caso do chaveiro de cacto em feltro, que está super em alta!

Além de ser uma gracinha, a peça é uma boa pedida para você conhecer o processo e praticar as técnicas de costura em feltro.

Ficou com vontade de aprender? Então bora lá!

A seguir, a gente vai falar um pouquinho sobre o sucesso dos cactos no artesanato, mostrar os materiais necessários e o passo a passo para fazer esse lindo chaveirinho. Além do vídeo mostrando todos os detalhes, ainda vamos te dar o molde grátis para baixar. Incrível, né? Confira tudo que a gente preparou!

Por que os cactos se tornaram uma tendência em que vale a pena investir?

vasinho com cacto

De uns tempos para cá, tanto os cactos quanto as plantinhas no geral começaram a ganhar um destaque especial na vida das pessoas. Tanto é que hoje a maioria das casas, inclusive os pequenos apartamentos, tem plantas espalhadas por todos os cantos, repaginando a decoração dos ambientes.

Sobretudo para quem mora nas grandes cidades, o contato com a natureza é bem mais difícil. Isso talvez explique a vontade das pessoas de trazer as verdinhas para dentro de casa.

Mas o problema é que nem todo mundo sabe cuidar de plantas ou simplesmente não tem tempo para se dedicar a elas. É por isso que os cactos conquistaram o coração de muita gente! Além de serem fáceis de cuidar, os cactos são tendência em decoração pelo charme que o visual deles traz para os ambientes da casa.

O que interessa para gente aqui é que o cacto também passou a marcar presença em estampas, objetos decorativos e uma infinidade de peças artesanais, como as lembrancinhas de festa.

Essas lembrancinhas – como o chaveiro de cacto em feltro que vamos ensinar a fazer aqui – são muito fáceis de confeccionar. Ainda, podem gerar bons lucros, já que os materiais usados são baratos.

Ao lado das charmosas lhamas, os cactos em feltro também podem, por exemplo, ajudar a compor a decoração de festas e quartos infantis. É um tema que está em alta e que, portanto, vale a pena explorar.

O que você precisa para fazer um chaveiro de cacto em feltro

Para confeccionar esta e outras peças em feltro, você vai precisar de alguns instrumentos que vão te auxiliar nas diferentes etapas:

  • Pistola de cola quente;
  • Caneta mágica;
  • Agulha de costura manual n° 7;
  • Tesoura;
  • Ferro de passar;
  • Alfinetes.

Portanto, é um tipo de artesanato que não exige nenhuma ferramenta complexa nem máquina de costura, pois todas as costuras são feitas à mão mesmo.

Além desses itens da lista, para fazer o chaveiro de cacto em feltro, são necessários alguns materiais essenciais, como feltros, linhas, agulhas, fibra para enchimento e argola para chaveiro.

Veja o que você vai precisar para fazer o modelo que vamos ensinar a seguir:

  • Feltro Verde Paraty;
  • Feltro Bege Claro;
  • Feltro Rosa Milão;
  • Pérolas 3mm para bordado;
  • Linha meada 672 para feltro Verde Paraty;
  • Linha meada 876 para feltro Bege Claro;
  • Linha meada 362 para feltro Rosa Milão;
  • Linha pipa 10;
  • Fibra siliconada;
  • Pompons;
  • Argola para chaveiro.

7 passos para confeccionar um chaveiro de cacto em feltro

Com a ajuda da expert Fernanda Lacerda, que há anos vem desenvolvendo peças em feltro, você vai aprender todas as etapas de confecção da nossa tão esperada peça!

No canal do YouTube da eduK, você encontra o tutorial completo do chaveiro de cacto com feltro apresentado pela Fernanda. Mas, logo abaixo, a gente mostra quais são os principais passos e pulos do gato que você precisa conhecer.

https://www.youtube.com/watch?v=gOPUdqP4V2A

Passo 1: recortando os moldes e as partes de feltro

Nesta primeira etapa, você deve recortar os moldes do chaveiro, que incluem a parte do cacto, vaso, gabarito e aplique de coração. Então, os moldes recortados devem ser riscados sobre o feltro.

Uma dica valiosa para esse momento é usar a caneta mágica para riscar, pois a tinta dela se apaga com o calor do ferro. Assim, você não precisa se preocupar com as marcas de caneta que podem ficar na peça. Entretanto, saiba que não é obrigatório usar a caneta mágica.

Se você não tiver ou não puder comprar uma, faça os riscos com uma caneta esferográfica comum. Nesse caso, faça o corte com a tesoura por dentro do risco para seu chaveiro não ficar com a marca da caneta.

No total, você vai ter que riscar e cortar 2 partes do cacto, 2 partes do vasinho e 1 coração de aplique.

Passo 2: fazendo os “espinhos” do cacto

O molde que sobrou é o gabarito, que serve para riscar o caminho do bordado que vai simular os “espinhos” da planta. Posicione ele direitinho sobre uma das partes do cacto e faça os riscos laterais usando a caneta mágica ou à lápis no verso do feltro. Então, faça um risco no centro e pontinhos com distância de 1 cm.

A ideia é, em seguida, pregar uma pérola em cada um dos pontinhos. No vídeo do tutorial, a nossa expert mostra como fazer a costura do jeito certo para deixar as pérolas bem firmes. Ela ainda compartilha o truque para criar o efeito de espinhos, que dá outra cara para o chaveirinho!

Passo 3: aplicando o coração no vasinho

Pegue o coração e cole em outro pedaço de feltro para aumentar a espessura dele. Feito isso, recorte o excesso e posicione o coração sobre o vaso. Para ele não ficar se mexendo na hora da costura, prenda-o com um alfinete.

Aqui, você vai fazer o ponto palito, que deve ficar bem rente à margem do aplique de coração. Se você não sabe como ele é feito, assista ao vídeo para entender o processo. O principal segredo dessa costura é tensionar a linha para o ponto ficar bem apertadinho.

Passo 4: fechando o vasinho

Agora é a etapa de posicionar o cacto no vasinho e fazer a costura dele, com o queridinho ponto caseado. Assim como no caso dos outros pontos, se você tem dúvidas de como fazer, assista às instruções da Fernanda.

Lembre-se de deixar uma abertura na parte de baixo do vaso para colocar o enchimento. Insira a fibra siliconada dentro da peça aos poucos, com cuidado e paciência. Se for preciso, use uma tesoura fina ou outra ferramenta para empurrar o enchimento para os cantos. Depois de preencher o vasinho, use o ponto caseado para fechar a abertura.

Passo 5: fazendo o acabamento do cacto

No cacto, você também vai usar o ponto caseado para fazer o acabamento dele. Comece por uma das laterais e deixe parte da outra com uma abertura para colocar o enchimento.

Uma dica é preencher as laterais primeiro para depois encher o centro do cacto, sempre tomando muito cuidado. Quando estiver totalmente preenchido, termine o caseado para fechar a peça.

Passo 6: colocando um detalhe extra do vasinho

Para incrementar o vasinho, recorte uma tira de 20 cm por 2,5 cm, dobrando-a no meio. Faça um ponto para a dobra não se soltar usando a linha pipa, que é mais forte.

Então, você deve posicioná-la na parte de trás da peça para fazer a costura – que também é ensinada em detalhes no tutorial. A linha deve ser puxada aos poucos para “desaparecer” da peça. Depois de percorrer toda a extensão do vasinho e chegar na parte de trás, corte a sobra e una as duas pontas com a costura.

Passo 7: pregando a argola do chaveiro

Use a mesma cor da linha usada para casear o cacto. Dê quantas voltas forem necessárias para deixar a argola bem firme na peça.

E aí, o que achou do processo de confecção do chaveiro de cacto em feltro? Se você deseja aprender a fazer os diferentes tipos de costura e aprimorar suas técnicas, esse é um excelente ponto de partida.

Ficou com vontade de aprender a confeccionar outras lindas peças em feltro? Dê uma olhada nas opções de cursos ministrados pela expert Fernanda Lacerda disponíveis na plataforma da eduK!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!




    Fale o que você pensa

    O seu endereço de e-mail não será publicado.