curso-online-manicure

11 passos para escolher cursos para aperfeiçoar técnicas de manicure

Investir nos estudos é essencial para qualquer profissão. Mas, quem trabalha demais costuma sentir dificuldades em ter que separar um tempo do seu dia para ir até um local específico ter aulas. O investimento é alto. Além disso, há o tempo de deslocamento, custos adicionais com materiais didáticos e muito mais.

Porém, a internet permitiu o desenvolvimento dos cursos online, que você pode acessar onde e quando quiser. São mais práticos — você só precisa de um dispositivo e conexão à internet —, flexíveis e, ao mesmo tempo, mais fáceis de assimilar. Afinal, você pode voltar o vídeo sempre que achar necessário. Mas é normal ter a dúvida: como escolher cursos para aperfeiçoar técnicas de manicure?

Para investir seu tempo e recursos financeiros da melhor maneira possível, neste post você vai descobrir todos os passos para escolher os cursos que vão aperfeiçoar seu trabalho como artista das unhas. Boa leitura!

cursos-para-manicure

Como escolher cursos para aperfeiçoar técnicas de manicure?

Quando você vai estudar virtualmente, precisa observar diversos aspectos. Veja quais:

1. Nível das aulas

Os cursos para aperfeiçoar técnicas de manicure devem ter dois principais objetivos:

  • acrescentar ou relembrar aquilo que você já sabe;
  • trazer novas técnicas.

Por isso, é preciso olhar o nível do curso e para quem ele foi criado. Você está começando agora ou já fez alguns trabalhos? Tem alguns meses de experiência ou já alguns anos? Sabe fazer alongamentos ou apenas pintura e cutilagem? As matérias são generalistas ou específicas?

Portanto, um passo de cada vez: se você está começando a pintar e a remover cutículas, não adianta procurar por alongamentos. É preciso ter segurança em um conhecimento para depois passar para  o outro. Senão, o curso não será proveitoso.

2. Informações sobre o curso

Bons cursos para aperfeiçoar técnicas de manicure contam com uma ficha bem explicativa sobre as aulas, falando sobre:

  • o que está incluído (material que será disponibilizado, certificado);
  • o objetivo (o que o estudante pode alcançar com seus estudos);
  • formatos (se as aulas são em vídeo, áudio ou textos);
  • nível (básico, intermediário, avançado);
  • quais os materiais disponibilizados;
  • preço e condições de pagamento;
  • para quem ele é indicado;
  • currículo do professor;
  • se oferece certificado;
  • duração do curso;
  • como acessá-lo.

3. Generalista ou específico?

Além de analisar qual o nível dos cursos para aperfeiçoar técnicas de manicure, observe as matérias oferecidas. Você pode escolher algo básico para revisar aquilo que já sabe, mas precisa ter ciência de que pode não ter novidades.

Portanto, se você já trabalha como manicure, um curso básico terá mais validade se servir como revisão ou se trouxer novas informações. Nesse caso, o melhor é escolher aquele que vai no assunto que você deseja se aprofundar. Por exemplo: você é ótima com o trabalho em si, mas tem dúvidas sobre biossegurança. Então, opte por um curso apenas sobre esse assunto.

Outra dica para quem já tem uma boa experiência é investir em cursos que ofereçam técnicas novas, que possam acrescentar ao seu portfólio. Aprender alongamentos e decoração vai ampliar o seu leque de serviços e, claro, sua clientela.

curso-de-alongamento-de-unhas

4. Grade curricular

Há cursos para aperfeiçoar técnicas de manicure que parecem um sonho e prometem de tudo, mas quando você começa a estudá-los, percebe que já entende tudo o que foi falado. Portanto, outro fator essencial antes de escolher é examinar com detalhes a grade curricular.

Nas aulas online, você observa o que vai aprender em cada módulo e vídeo, além de sua duração. Com isso, começa já sabendo tudo o que vai aprender.

5. Nível dos especialistas

Os professores devem ser profissionais especializados e muito experientes — precisam conhecer técnicas, o mercado atual e, claro, a cliente. Portanto, ao escolher cursos para aperfeiçoar técnicas de manicure, observe o currículo do professor: quantos anos de atividade ele tem, as aulas que já ministrou, se é especialista na técnica e seu portfólio.

O portfólio, aliás, é fundamental para saber se o estilo de técnica que ele domina é o que você deseja oferecer para as clientes. Se você gosta de algo mais minimalista, por exemplo, alguém que faz unhas extremamente decoradas pode não ser o mais adequado.

6. Tempo de acesso

Uma das grandes vantagens do curso online é poder acessá-lo onde e quando puder. Então, imagine escolher um curso básico — que vai abordar técnicas de pintura, cutilagem, biossegurança, materiais e tudo o que você precisa saber para começar a trabalhar — e ter apenas 2 meses para completar tudo. Faz sentido?

Um curso de manicure exige prática, ou seja, você deve estudar e já experimentar a técnica. Então, vai demorar muito mais do que o tempo de aula para que todo o conteúdo seja assimilado. Além disso, se você já trabalha, sabe que nem todos os dias conseguirá dedicar aos estudos. Então, é preciso ter tempo para aprender tudo.

E quando o curso é para iniciantes, aí sim esse tempo precisa ser maior. Afinal, muitas vezes você precisará voltar o vídeo para entender com mais detalhes o que está sendo explicado. Além do mais, ele tem mais matérias, pois explica todo o ponto de partida da profissão. Então, antes de investir suas preciosas economias, observe quanto tempo a plataforma oferece para você terminar suas aulas.

Você já viu que os cursos da eduK podem ser acessados por um ano?

7. Formatos

Muitas aulas online são em formato de leitura e áudio — os vídeos funcionam apenas como material de apoio. Embora possam ser interessantes, esses formatos não são os mais adequados em cursos para aperfeiçoar técnicas de manicure. Afinal, você precisa observar como os procedimentos são feitos.

Nesse caso, formatos como áudio e leitura devem servir como material complementar.

8. Custos

Um curso é um investimento de tempo e de dinheiro. Portanto, avalie:

  • o custo-benefício;
  • as formas de pagamento;
  • se o custo é fixo ou mensal.

Bons cursos para aperfeiçoar técnicas de manicure permitem que você pague com cartão de crédito ou boleto bancário. Mas antes de fazer o pagamento, observe se a URL do site apresenta um cadeado no lado esquerdo. Isso significa que a página é segura e zela pelos seus dados.

9. Depoimentos

Antes de comprar algum produto, é normal que procuremos referências para saber se ele é bom mesmo. E quando se trata de um curso online, essa preocupação deve ser ainda maior.

Uma plataforma consolidada costuma ter notas e depoimentos de outros alunos falando sobre suas experiências com as aulas e o que conseguiram alcançar com elas. É uma prova de que o curso vale a pena — e a empresa não vai deixar de mostrá-la.

Além disso, você também pode procurar pelo nome do curso nas redes sociais e ver os comentários de quem já participou. É um bom termômetro sobre sua qualidade, já que os posts costumam funcionar como dicas para os seguidores.

10. Reclame Aqui

Uma grande plataforma de cursos para aperfeiçoar técnicas de manicure provavelmente vai ter uma página no Reclame Aqui. Observe na página:

  • a nota da plataforma;
  • os tipos de reclamações dos usuários;
  • o índice de respostas (principalmente nos últimos meses, que diz se ela está preocupada em dar um retorno ao usuário);
  • se os clientes voltariam a fazer negócio.

A eduK, por exemplo, tem nota 8,97 no Reclame Aqui, que dá direito ao selo Ótimo — a melhor classificação da plataforma.

11. Técnicas

Como dito, se você quiser aprender algo novo, o melhor é investir em cursos específicos. Portanto, observe a técnica ensinada, os módulos, o detalhamento do que será ensinado. Lembre-se também de conferir se o professor é um especialista no que vai ensinar.

Veja também se a plataforma oferece uma prévia de alguma aula. Assim, você já tem uma ideia de como é a didática do professor.

curso-online-manicure

Quais as vantagens do curso online?

Existem ótimos cursos para aperfeiçoar técnicas de manicure tanto físicos quanto online. Então, por que escolher a segunda opção? Entenda os motivos:

Praticidade

Como dito, o curso online pode ser acessado em qualquer local. Para isso, basta ter um dispositivo (desktop, notebook, celular) e uma conexão à internet. Se a plataforma tiver um aplicativo, esse acesso fica ainda mais fácil — você pode assistir às suas aulas até mesmo numa viagem de ônibus.

A eduK conta com um aplicativo gratuito disponível para Android. Você pode escolher, adquirir e assistir quaisquer cursos para aprimorar técnicas de manicure disponíveis na plataforma.

Custos

Embora possa ter polos, uma empresa de cursos online não precisa manter uma estrutura física (com água, luz, internet, funcionários) para receber os alunos todos os dias — o que acaba sendo revertido para o valor do curso. Além disso, também não há gastos do estudante com o deslocamento.

Dessa forma, com o valor de uma aula presencial, você provavelmente pode aprender com diversos cursos para aperfeiçoar técnicas de manicure.

Outro fator interessante é que muitas plataformas também mantêm cursos gratuitos, que dão um conhecimento básico para o aproveitamento pleno das aulas pagas.

Variedade

Se você não mora em uma cidade grande, provavelmente já passou por isso: queria muito fazer cursos para aperfeiçoar técnicas de manicure, mas não encontrava na cidade nenhum que ensinasse aquela tão sonhada técnica. Pior: nem na cidade próxima você conseguia encontrar. Então, como se qualificar se os cursos disponíveis não oferecem aquilo que se deseja aprender?

A internet conta com uma imensa variedade de cursos — e quando falamos de unhas, você pode aprender basicamente tudo com os cursos online. Isso porque o professor pode falar com alunos do Brasil (e até do mundo) inteiro. É algo fantástico: apenas com uma conexão de internet, uma profissional de uma cidade do interior pode aprender uma técnica internacional.

Além disso, as aulas online costumam ser pensadas como módulos. Por isso, em muitos casos você pode adquirir o curso completo ou apenas o módulo que interessa.

Certificado

Muitas pessoas acreditam que o certificado online vale menos. Ledo engano: quando você escolhe uma instituição idônea e com nome sólido no mercado, o seu diploma tem um mesmo valor do que o de qualquer outro curso. O importante é que você assista às aulas, pratique e faça as atividades propostas.

Nos cursos para aperfeiçoar técnicas de manicure da eduK, os certificados são reconhecidos pela ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância).

Aulas mais curtas

Você já fez cursos para aperfeiçoar técnicas de manicure em plataformas online? Se sim, percebeu que, em vez de uma aula de 1h ou 2h, elas duram no máximo 20 min. Em vez de um bloco imenso de vídeo, você assiste a pequenos trechos com as informações explicadas de forma objetiva.

E isso significa que o aluno perde conhecimento, já que a duração das aulas é teoricamente menor? Não, ao contrário: é como uma aula completa de um curso físico, mas sem interrupções ou distrações. E, claro, tem a vantagem de que você pode parar, voltar e continuar a aula quando quiser. Não entendeu algum trecho? É só voltar e repetir, sem que haja perda no aprendizado.

Áreas combinadas

Você acha que a manicure tem que entender apenas de unhas? Não: precisa conhecer marketing, finanças, redes sociais, fotografia. Esses conceitos são importantes tanto para atrair clientes quanto para manter seu negócio de pé. Mas dificilmente você encontrará esse conhecimento em aulas presenciais.

Na eduK, você aprende Organização financeira para profissionais da beleza e Como fotografar unhas com o celular.

Interatividade

Atualmente, as plataformas contam com um espaço em que você pode deixar dúvidas e responder às perguntas dos colegas. Além de ajudar a comunidade, você aumenta seu networking.

Suporte

Uma instituição online conta com diversos canais de suporte, como o telefone, o e-mail, o chat e, dependendo da dúvida, até as redes sociais. No entanto, muitas questões podem ser esclarecidas na página de principais dúvidas do site.

Material complementar gratuito

Em muitas aulas presenciais, o aluno precisa pagar o material complementar com um valor adicional. Isso não acontece nos cursos online: os textos e vídeos de apoio são disponibilizados pelo professor e não necessitam de pagamento à parte.

Pronta para estudar? Depois de esclarecer tantas dúvidas, você provavelmente está pronta para começar a investir na sua carreira. Então, confira agora todos os cursos para aperfeiçoar técnicas de manicure disponíveis na eduK!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!