Como desencravar unha? Veja em 4 passos profissionais!
Quem trabalha com pedicure sabe que seu trabalho não será apenas lixá-las para fazer uma belíssima nail art. Alguns clientes aparecerão com algum desconforto ou início de processo inflamatório que poderá ser resolvido no salão. Por isso, saber como desencravar unha é fundamental para oferecer um portfólio bem completo.
Você é manicure e sente insegurança com relação ao serviço? Neste post, você vai aprender como desencravar unha sem mistério. Confira!
O que você vai encontrar neste artigo:
Afinal, o que é unha encravada?
Prefere o conteúdo em vídeo? Então, confira as dicas com o expert Vando Araújo:
Antes de saber como desencravar unha, é preciso saber o que ela é. Assim, você não corre o risco de fazer o procedimento em um pé que está com um problema um pouco mais sério, por exemplo.
Onicocriptose ou unha encravada é o processo de inflamação causado pela unha que cresce em direção à pele, perfurando-a e provocando uma lesão. Embora possa ocorre em qualquer pessoa e em qualquer idade, ela é mais comum em meninos e homens, dos 10 aos 30 anos. Esse público é mais propenso a praticar esportes que causam traumas nas unhas dos pés.
O que gera o desconforto?
Saber como desencravar unha é também entender o que faz com que ela ocorra. Muitas vezes, o problema é o excesso de pele; em outras, o corte da unha. Mas você vai encontrar clientes que sofrem dos dois.
E qual o corte correto? Ao contrário das unhas das mãos, que permitem diferentes formatos, o corte da unha do pé sempre deverá ser reto.
Como desencravar unha sem mistério
Confira as técnicas para fazer o procedimento corretamente:
1. Faça a limpeza do pé
Se a limpeza é fundamental na hora de fazer procedimentos estéticos, imagine para desencravar unhas! Afinal, se o pé estiver sujo, micro-organismos nocivos podem entrar durante o desencrave e causar infecções. Além disso, a lavagem amolece pele e cutículas, o que facilita todo o procedimento.
2. Preste atenção ao movimento
Quando você quer aprender como desencravar unha, um dos principais aspectos a treinar é o movimento com o bisturi cureta. Você sempre deve mover o objeto de baixo para cima e dentro para fora (do meio até as extremidades). Nunca empurre de fora para dentro ou em ziguezague.
Até onde ir com esses movimentos? Até a metade da unha. A partir dessa região, já não é da alçada da pedicure.
3. Comece pela pele
Perto da extremidade das unhas, comece removendo o excesso de pele. Para isso, coloque o bisturi no meio da unha e empurre a pele até a extremidade, usando a ponta do objeto para soltar a pele do dedo. Excessos grandes devem ser cortados com alicate para não machucar a região, que é sensível.
Depois de limpar uma extremidade, passe para a outra.
4. Passe para a unha
Depois de limpar, é preciso observar a unha. Algumas delas desenvolvem “dente” ou espícula, uma pontinha, causada por mau corte, que acaba crescendo e furando a pele. Para removê-lo, use o bisturi para tirar todo o dente de dentro, entre com o alicate na lateral do dedo e corte.
Por fim, passe a espátula para dar acabamento. Não se esqueça de perguntar sempre para a cliente se está doendo, principalmente após terminar o procedimento.
Para virar uma pedicure profissional, adquira o curso Pedicure profissional: cuidados e embelezamento, de Vando Araújo!
Entendeu como desencravar unha? Mas seu treino não deve parar aí! Confira agora 11 passos para escolher cursos e aperfeiçoar técnicas de manicure!
Tudo que um profissional da Beleza precisa saber, tem na eduK! Das técnicas básicas às avançadas, das tendências à administração do próprio negócio. Beleza, Estética e Bem Estar em um só lugar para que você seja uma profissional completa e esteja à frente da concorrência!
Nossos cursos são 100% online e foram cuidadosamente desenvolvidos para capacitar você com excelência para o mercado de trabalho. Acesse agora nossos conteúdos e Viva da Sua Paixão!