Como desencravar unha? Veja em 4 passos profissionais!

Quem trabalha com pedicure sabe que seu trabalho não será apenas lixá-las para fazer uma belíssima nail art. Alguns clientes aparecerão com algum desconforto ou início de processo inflamatório que poderá ser resolvido no salão. Por isso, saber como desencravar unha é fundamental para oferecer um portfólio bem completo.

Você é manicure e sente insegurança com relação ao serviço? Neste post, você vai aprender como desencravar unha sem mistério. Confira!

Afinal, o que é unha encravada?

Prefere o conteúdo em vídeo? Então, confira as dicas com o expert Vando Araújo:

Antes de saber como desencravar unha, é preciso saber o que ela é. Assim, você não corre o risco de fazer o procedimento em um pé que está com um problema um pouco mais sério, por exemplo.

Onicocriptose ou unha encravada é o processo de inflamação causado pela unha que cresce em direção à pele, perfurando-a e provocando uma lesão. Embora possa ocorre em qualquer pessoa e em qualquer idade, ela é mais comum em meninos e homens, dos 10 aos 30 anos. Esse público é mais propenso a praticar esportes que causam traumas nas unhas dos pés.

O que gera o desconforto?

pé envolvido com plástico-filme sendo preparado por um pedicure

Saber como desencravar unha é também entender o que faz com que ela ocorra. Muitas vezes, o problema é o excesso de pele; em outras, o corte da unha. Mas você vai encontrar clientes que sofrem dos dois.

E qual o corte correto? Ao contrário das unhas das mãos, que permitem diferentes formatos, o corte da unha do pé sempre deverá ser reto.

Como desencravar unha sem mistério

duas mãos com luvas cirúrgicas passam creme nas cutículas de um pé

Confira as técnicas para fazer o procedimento corretamente:

1. Faça a limpeza do pé

Se a limpeza é fundamental na hora de fazer procedimentos estéticos, imagine para desencravar unhas! Afinal, se o pé estiver sujo, micro-organismos nocivos podem entrar durante o desencrave e causar infecções. Além disso, a lavagem amolece pele e cutículas, o que facilita todo o procedimento.

2. Preste atenção ao movimento

Quando você quer aprender como desencravar unha, um dos principais aspectos a treinar é o movimento com o bisturi cureta. Você sempre deve mover o objeto de baixo para cima e dentro para fora (do meio até as extremidades). Nunca empurre de fora para dentro ou em ziguezague.

Até onde ir com esses movimentos? Até a metade da unha. A partir dessa região, já não é da alçada da pedicure.

3. Comece pela pele

Perto da extremidade das unhas, comece removendo o excesso de pele. Para isso, coloque o bisturi no meio da unha e empurre a pele até a extremidade, usando a ponta do objeto para soltar a pele do dedo. Excessos grandes devem ser cortados com alicate para não machucar a região, que é sensível.

Depois de limpar uma extremidade, passe para a outra.

4. Passe para a unha

Depois de limpar, é preciso observar a unha. Algumas delas desenvolvem “dente” ou espícula, uma pontinha, causada por mau corte, que acaba crescendo e furando a pele. Para removê-lo, use o bisturi para tirar todo o dente de dentro, entre com o alicate na lateral do dedo e corte.

Por fim, passe a espátula para dar acabamento. Não se esqueça de perguntar sempre para a cliente se está doendo, principalmente após terminar o procedimento.

Para virar uma pedicure profissional, adquira o curso Pedicure profissional: cuidados e embelezamento, de Vando Araújo!

Entendeu como desencravar unha? Mas seu treino não deve parar aí! Confira agora 11 passos para escolher cursos e aperfeiçoar técnicas de manicure!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!




    Fale o que você pensa

    O seu endereço de e-mail não será publicado.