manicure e pedicure

Manicure e pedicure: guia completo para abrir seu próprio negócio

Quem não gosta de estar bonita, não é mesmo? Felizmente, é possível dar aquele up na autoestima com algumas atitudes relativamente simples. Sem dúvidas, buscar os serviços de manicure e pedicure é uma dessas ideias. Com as unhas feitas, qualquer pessoa se sente muito mais elegante e atraente.

Esse é um serviço que vem crescendo cada vez mais em nossa sociedade. Por isso, é uma boa opção para quem está pensando em começar o próprio negócio em uma área lucrativa, divertida e que possibilite muito crescimento profissional e pessoal.

Pensando nisso, nós, da eduK, preparamos um guia completo para você, que está dando os seus primeiros passos na carreira de manicure e pedicure. Em nossa conversa de hoje, falaremos sobre dicas, conselhos e ideias para fazer seu negócio bombar desde o começo. Boa leitura!

Motivos para atuar como manicure

Antes de começarmos a mostrar as nossas dicas para que você possa se tornar uma manicure bem-sucedida, que tal abordarmos algumas das razões pelas quais seguir essa carreira pode ser uma boa opção?

Então, a seguir, veja alguns motivos para ganhar dinheiro como manicure. As razões listadas vão muito além do financeiro — ainda que este seja muito atraente — e chegam a abordar até mesmo o âmbito pessoal dessas profissionais. Confira abaixo.

Possibilidade de ser o próprio chefe

É claro que uma manicure pode trabalhar em um ou mais salões de outras pessoas. Mas, algumas pessoas simplesmente nasceram para liderar e não gostam, nem um pouco, de trabalhar sob as ordens de terceiros. Nesse caso, o trabalho de manicure e pedicure representa uma grande oportunidade de ter o próprio negócio e ser “dona do próprio nariz”.

Essa é uma opção interessante até mesmo para quem ainda não tem certeza ou condições financeiras de investir em um espaço. O serviço de manicure delivery é uma das opções mais interessantes para essa profissão, já que permite o atendimento direto na casa dos clientes e evita a necessidade de um ponto comercial para começar.

Possibilidade de trabalhar no espaço de outras pessoas

À mesma medida em que há pessoas que não suportam trabalhar para terceiros, outras já se sentem confortáveis exatamente dessa maneira: em um emprego fixo, seguro e sem todas as demandas e responsabilidades de um cargo de chefia.

Para esse tipo de pessoa, o serviço de manicure e pedicure também traz oportunidades. Em quase todas as cidades, há cada vez mais salões de beleza, e eles estão sempre cheios. Por isso, é uma carreira que abrange os mais diferentes tipos de personalidade. Certamente você achará um nicho que atenda às suas expectativas pessoais!

Dia a dia diferente

O dia a dia diferente é outro dos atrativos desse tipo de profissão, especialmente para os que não gostam da mesmice no trabalho e se entediam com facilidade.

Ao se tornar uma manicure e pedicure, você terá, todo dia, uma nova história para viver. É uma profissão dinâmica e viva, que traz dias interessantes e cheios de novidades. Ainda assim, traz a segurança de funções estabelecidas, mas que, ao mesmo tempo, permitem o uso da criatividade.

Contato direto com as pessoas

Você gosta de conversar com as pessoas? Lidar com o público é algo que a deixa feliz? Então, sem dúvidas, essa profissão é ideal para você! Fazer as unhas das pessoas é, de certo modo, um momento de terapia no qual as conversas sinceras podem ou não acontecer — isso dependerá muito do cliente.

De qualquer forma, esse contato diário é essencial para o crescimento pessoal da profissional. Com ele, você exercitará habilidades essenciais com a empatia e a comunicação, que fazem toda a diferença no mercado de trabalho — ainda que você seja uma autônoma — e poderão ser bons diferenciais no futuro.

Possibilidade de se expressar e usar a criatividade

Muitas profissões podam os galhos da imaginação de seus colaboradores. Esse não é, de forma alguma, o caso da área de manicure e pedicure. Essa é uma forma de arte que estimula, cada vez mais, a criatividade dos profissionais. Basta ver as diversas técnicas em decoração que surgem a todo momento!

Além disso, trabalhar como manicure é uma eterna escola. Essa profissional estará, na prática, se qualificando em gestão, administração, finanças e muitos outros campos. Afinal, essa é uma profissão muito completa e que certamente será muito estimulante profissional e pessoalmente.

Boa renda obtida

Por fim, outro dos benefícios é a possibilidade de ter uma renda bastante animadora todos os meses. Com um trabalho árduo, investimento em boas qualificações e a busca por diferenciais que a destaquem no mercado — tópicos sobre os quais falaremos mais adiante —, é possível ter uma remuneração interessante e justa.

A seguir, falaremos melhor sobre essas variáveis e discutiremos sobre algumas estratégias que podem otimizar o seu dia a dia como profissional da área, fazendo com a renda obtida seja ainda mais satisfatória. Vamos continuar?

Renda mensal média

Agora, falaremos sobre a remuneração para esse serviço. É impossível trazer uma renda mensal média para uma manicure ou pedicure, já que esse fator depende de uma série de questões, como:

  • localização (estado, cidade e até mesmo bairro) do salão;
  • se a manicure é autônoma ou não;
  • presença de diferenciais;
  • tipos de serviços prestados;
  • ponto fixo ou atendimento a domicílio;
  • tempo de experiência;
  • nome no mercado;
  • número de qualificações e cursos feitos.

No entanto, a nossa dica é: pesquise bastante o preço em sua região, invista em si mesma e valorize o seu trabalho. Apenas assim os clientes poderão ter certeza de que você é qualificada e apta a fazer o que está fazendo!

Planejamento do salão

Agora, falaremos sobre outro ponto fundamental: o planejamento do salão. Se ter um ponto comercial é o seu desejo, esse deve ser um momento de muita cautela para evitar erros que podem prejudicar o seu negócio.

Sendo assim, fique de olho nas seguintes dicas que a ajudarão consideravelmente na hora de mudar a sua estratégia de trabalho para um ponto fixo, sem erros ou dores de cabeça.

Local ideal

O primeiro ponto é, claro, escolher o local ideal. Essa é uma tarefa um pouco complicada e que vai demandar muita pesquisa de sua parte. Alguns pontos de atenção incluem:

  • escolher um local com pouca concorrência;
  • optar por uma região que tenha demanda para os seus serviços;
  • escolher um ponto bem localizado e visível a todos;
  • de preferência, escolher um local próximo a outros comércios já estabelecidos.

Além disso, é necessário que o espaço seja adequado, ou seja, grande o bastante para as suas necessidades, mas sem haver desperdício do espaço. Por isso, faça uma boa pesquisa de campo que abranja tanto o espaço físico quanto as demandas da população local.

Decoração

Escolhido o local, é hora de partir para a decoração! Esse é um ponto fundamental e que, muitas vezes, é deixado de lado. É importante lembrar que menos é mais e optar por características clean, que mostrem quão higiênico é o seu espaço. Algumas dicas são:

  • invista em cores claras, mas com contrastes (exemplo: ambiente claro com mobílias de cores chamativas, ou uma parede de tonalidade bem forte ao fundo do salão);
  • escolha objetos decorativos que tenham a ver com a sua marca e com o universo das unhas;
  • capriche na iluminação, que será fundamental para o seu trabalho e para o conforto visual de seus clientes.

Disposição da mobília

Um ambiente chamativo e agradável também se preocupa com a disposição das mobílias. Ou seja: nada de deixar tudo amontoado ou excessivamente agrupado. Priorize a circulação da clientela de modo fluido e sem problemas.

Além disso, não deixe também de pensar na inclusão e acessibilidade. O espaço livre para circulação também é muito importante para pessoas cadeirantes, por exemplo. Outra dica é priorizar a colocação de rampas e evitar degraus e obstáculos que dificultem a passagem.

Entretenimento

Além de tudo isso, não podemos deixar de focar no entretenimento de nossos clientes, certo? Afinal, esse é um dos pontos mais importantes para a fidelização daqueles que tornam o nosso trabalho essencial. Por isso, caro(a) leitor(a), não deixe de se preocupar com essa questão.

Televisores, música ambiente, revistas atualizadas à disposição: o que importa é colocar seu toque pessoal e demonstrar para a clientela o quanto eles são importantes para você!

Conforto

O zelo pelos clientes é, como mencionado acima, fundamental para a fidelização. Por isso, focar no conforto de seu público-alvo também é algo que deve caminhar lado a lado com a preocupação com a diversão dessas pessoas.

Cadeiras e sofás confortáveis, uma iluminação confortável aos olhos e petiscos disponíveis são muito importantes para a composição de seu salão. Os detalhes fazem toda a diferença na diferenciação e humanização do atendimento. Fique ligada!

Equipamentos necessários

Agora, chegou a hora de falarmos também sobre os equipamentos que se fazem necessários em um salão de manicure e pedicure. Abordaremos aqueles que devem ficar no ambiente e também os que poderão andar em sua mala, caso você também faça atendimentos a domicílio.

Você pode utilizar essa parte de nossa conversa como um checklist para as suas compras. No entanto, não deixe de personalizá-la e adicionar outros itens que julgar necessários. Afinal, o seu local de trabalho deve ter a sua cara!

Equipamentos do salão

Alguns dos itens que devem ser comprados para o seu salão são:

  • cadeiras;
  • mesas;
  • poltronas;
  • itens para entreter a clientela;
  • esterilizador elétrico;
  • autoclave.

De todos esses, o autoclave é, provavelmente, o item mais caro. No entanto, ele é um investimento duradouro (você não precisará trocá-lo por muito tempo!) e fundamental para garantir a higienização dos itens utilizados por você em seu dia a dia de trabalho.

Equipamentos da sua mala

Agora, falaremos sobre os itens que farão parte de seu cotidiano. Você pode, é claro, tê-los em um móvel em seu salão (aproveite para adicionar essa possibilidade em sua checklist de compras!). No entanto, caso faça atendimentos a domicílio, uma mala profissional com tudo isso é o ideal.

Confira os itens:

  • algodões;
  • luvas;
  • máscaras;
  • palitos;
  • lixas para as unhas;
  • lixas para pés;
  • toalhinhas;
  • alicates;
  • desencravador;
  • tesouras;
  • cortadores;
  • espátulas;
  • amolecedor de cutículas;
  • hidratantes para a pele;
  • removedor de esmalte;
  • esmaltes e bases.

Há, ainda, a possibilidade de você precisar de outros itens caso resolva prestar outros serviços. O alongamento de unhas em gel, por exemplo, está muito em alta e pode ser um investimento interessante que demandará a compra de produtos específicos. Fique de olho!

Técnicas em alta

Agora, veremos algumas das principais técnicas e tendências da manicure e pedicure para 2020 e 2021. No entanto, caso você esteja lendo esse artigo em outro período, não se preocupe: você pode buscar novidades em nosso blog ou até mesmo entrar em contato para mais informações!

Outra maneira de se manter por dentro do assunto é buscar cursos de atualização sempre que possível. Afinal, seguir as tendências é fundamental para manter suas clientes felizes e estar sempre apta a oferecer a elas o que elas precisam. Confira algumas ideias:

Cuidados com a higiene

Agora, falaremos sobre um assunto muito sério: a higienização do ambiente, dos materiais e de outros pontos relacionados com o seu dia a dia profissional. Um local limpo e aconchegante é de extrema importância para as clientes e para a manutenção de uma referência positiva ao seu salão.

A seguir, confira algumas dicas práticas e lembre-se de colocar todas elas em prática, todos os dias, durante o seu trabalho.

Mantenha o local sempre limpo

A primeira dica é bem intuitiva, mas vale a pena ser mencionada. Você deve priorizar a limpeza diária do ambiente, pelo menos antes de abri-lo e após a saída do último cliente. Caso tenha um tempo entre os atendimentos, é válido fazer uma limpeza rápida enquanto o espaço está vazio.

Priorizar a higienização do local e deixá-lo sempre um brinco é fundamental para que o seu estabelecimento seja bem-visto pelas clientelas. Esse é um cuidado que garante a fidelização de clientes e otimiza a captação de novos usuários de seus serviços.

Cuide das práticas de segurança

As práticas de segurança envolvem uma série de questões. A primeira delas diz respeito aos cuidados com os materiais, como falaremos em alguns instantes (e temos um vídeo incrível sobre o assunto para mostrar para você!). No entanto, isso não é tudo.

Se você está lendo este texto agora, é certo que passou ou está passando pela pandemia de Covid-19, certo? Então! Cuidados com a higienização de superfícies, utilização de luvas, máscaras e outras boas práticas de segurança demonstram que você se preocupa com a integridade física e o bem-estar de seus clientes.

Deixe o salão arejado

Outra dica muito importante para a limpeza do ambiente, desta vez feita de forma quase natural, é a ventilação. É bacana deixar uma entrada de ar considerável para que ele possa circular adequadamente, evitando a presença de mofo e fazendo com que os odores circulem e não fiquem desconfortáveis (o cheiro dos produtos pode ser bem forte!).

Caso o espaço não possibilite essa estratégia, o uso de ventiladores ou ares-condicionados também pode ser uma boa alternativa. No entanto, fique atenta para não deixar a temperatura desconfortável dentro do salão.

Esterilize o seu material de trabalho

Manter os seus materiais de trabalho (como alicates, espátulas e afins) sempre esterilizados e livres de qualquer tipo de micro-organismos é fundamental. Esse cuidado deve ser levado muitíssimo a sério para evitar qualquer tipo de contaminação em sua clientela.

Sendo assim, fique sempre de olho nessas questões e use e abuse dos materiais indicados um pouco antes em nossa conversa, como a autoclave e o esterilizador. Para mais dicas sobre esse assunto, temos um vídeo sobre cuidados com os equipamentos em nosso canal do YouTube. Confira abaixo:

Quando possível, utilize descartáveis

O uso de materiais descartáveis, quando se trata de utensílios como os utilizados nas unhas, é sempre o mais recomendado. Os palitos, por exemplo, não devem ser reutilizados. As lixas, se possível, devem ser descartadas após alguns usos.

Já os utensílios cortantes, como os alicates, devem ser feitos de um bom material e sempre esterilizados após cada uso. É importante se lembrar que há um sério risco de contaminação, especialmente devido à possibilidade de sangramentos e pelo contato direto com a pele. Tome cuidado!

Atenção ao uso de materiais do cliente

Algumas manicures e pedicures permitem que seus clientes levem, de suas próprias casas, os utensílios e materiais que querem utilizar. Isso é algo válido, mas é necessário estar atento a alguns pontos, como:

  • os esmaltes solicitados têm a mesma qualidade dos que você utiliza em seu salão?
  • o serviço solicitado pode ser feito com os materiais do cliente?

Além disso, é importante ter em mente que os utensílios do cliente podem não estar devidamente esterilizados e serem compartilhados em seu cotidiano. Por isso, não há como garantir a higienização dos mesmos.

Nesses casos, a dica é: crie um termo de responsabilidade, que deve ser assinado pelo cliente. No documento, é preciso que ele informe e dê a ciência de que está levando seus próprios materiais. Esse é um respaldo para a sua marca e também para a clientela.

Cuide de sua própria apresentação

Além de tudo isso, é fundamental que você cuide de sua própria apresentação. Afinal, você é o rosto e a identidade de sua marca, não é mesmo? Por isso, capriche no visual e mantenha uma aparência que transpareça tudo o que o seu salão realmente é!

Isso, é claro, não quer dizer que você precise adotar um estilo que não é o seu. Apenas transpareça profissionalismo, independentemente do modo que você se sente bem ao se vestir. Novamente, você é o rosto que define a sua marca. Então, tenha originalidade e seja você mesma!

Redes sociais para manicure

Agora, vamos falar sobre uma das dicas mais interessantes de como divulgar o serviço de uma manicure e pedicure: a utilização das redes sociais. Essa é uma estratégia válida e que é praticamente indispensável nos dias de hoje, nos quais a internet é uma ferramenta utilizada por boa parte da população.

Algumas dicas são:

  • crie um perfil chamativo;
  • fale a linguagem de seu público-alvo;
  • seja ativa;
  • estimule a participação;
  • promova sorteios e promoções;
  • faça posts informativos e educativos;
  • publique anúncios.

Para mais informações, sugerimos a leitura de nosso post especial sobre as redes sociais para manicure! Lá, você verá uma série de informações de maneira mais detalhada para se preparar adequadamente.

Como se tornar referência

Estamos nos aproximando de nossas dicas finais! Agora, falaremos sobre algumas maneiras de fazer com que o seu salão — e seus serviços — sejam vistos como uma verdadeira referência na localidade em que você atuar.

Assim, quando falarem sobre manicure e pedicure, não terá outra, o nome mencionado será, certamente, o seu! Vamos lá?

Seja diferenciada em seu tratamento

A nossa primeira dica diz respeito a buscar uma diferenciação no seu tratamento ao cliente. Nesse momento, vale observar a clientela. O que eles fazem que você poderia fazer melhor? Quais pontos estão em falta e podem ser vistos como um diferencial em seu salão?

Nessa hora, vale a pena se lembrar de outras dicas sobre as quais já discutimos ao longo de nossa conversa. Invista em humanização e trate o seu cliente como o que ele realmente é: essencial.

Invista em programas de fidelidade

Programas de fidelidade, promoções, bônus, sorteios, todas essas são estratégias muito válidas para garantir a fidelização de seus clientes e beneficiar aqueles que mais fazem uso de seus serviços.

Para descobrir a preferência de seu público, conduza pesquisas de satisfação e de opinião, que podem ser feitas em seu próprio espaço ou utilizando as redes sociais. Essa é uma outra maneira de mostrar o quanto eles importam para você e como a opinião de cada um deles é válida em seu estabelecimento.

Crie uma marca

A criação de uma marca é um processo que pode ser um pouco complicado à primeira vista, mas que, na verdade, é relativamente simples de ser executado. Quando falamos sobre isso, não estamos nos referindo a logotipos personalizados ou qualquer estratégia dessa natureza — ainda que, sem dúvidas, elas possam ser aplicadas.

Estamos, na verdade, nos referindo a uma identidade que deve ser seguida à risca por você e seus eventuais funcionários. Essa padronização no atendimento e na prestação de serviços fará com que você seja vista como uma profissional estável e confiável, com a qual a clientela pode realmente contar.

Tenha serviços variados

Por fim, para se tornar uma referência é sempre recomendado que você busque oferecer serviços variados. Tudo isso, é claro, dentro de seus limites, mas com o uso de muita criatividade!

O atendimento a domicílio, o alongamento de unhas e o atendimento para o público masculino são tendências que fazem toda a diferença, e que podem fazer com que você se destaque de maneira positiva.

Cursos necessários

Por fim, são podemos deixar de mencionar a importância de um curso de manicure para a sua carreira. Como já mencionamos ao longo do bate-papo de hoje, é fundamental se preocupar com a qualificação e a atualização em um ramo com esse.

Os cursos, nesse caso, podem ser dos seguintes tipos:

  • à distância, feitos completamente online com o intuito de atualizar e mostrar as principais tendências do mercado;
  • cursos ao vivo, que contribuirão para a experiência prática e teórica de uma maneira diferenciada.

Independentemente de qual seja a sua escolha, o nosso conselho é: se qualifique. Isso demonstrará comprometimento com o seu trabalho e fará com que a clientela confie cada vez mais em seus serviços.

Gostou de conhecer essas ótimas ideias para iniciar a sua carreira como manicure e pedicure? Ao colocá-las em prática, você verá resultados bem satisfatórios e poderá dar o pontapé inicial rumo à conquista de todos os seus objetivos. Por isso, se planeje, se qualifique com cursos e faça um bom plano de negócios para dar início ao trabalho!

Conhece amigos que podem se beneficiar com essas dicas? Então, compartilhe este artigo com eles e também em suas redes sociais! Ao aumentar o alcance do conteúdo, você aumenta também as chances de outras pessoas mudarem de vida!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!