Hortênsia com chantilly estabilizado: aprenda como fazer!

Procurando por uma sobremesa linda e de dar água na boca? Então, você veio ao lugar certo! A hortênsia com chantilly estabilizado é tudo isso e muito mais!

Você, com certeza, já usou esse creme para confeitar bolos e tortas, não é mesmo? Afinal, um bom confeiteiro precisa surpreender os convidados e preparar muitos doces coloridos e saborosos. 

O chantilly estabilizado é uma das coberturas mais versáteis que existe. Entre as vantagens desse creme, vale destacar que ele dura bastante fora da geladeira e o seu uso é celebrado na produção de confeitos para lá de incríveis.

Lindo e saboroso, o creme também é o mais indicado para transformar um bolo simples em uma sobremesa de festa em poucos minutos. 

Ficou interessado? A seguir você vai aprender a preparar a hortênsia com chantilly estabilizado e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto! Vamos lá? Acompanhe!

Como fazer a hortênsia com chantilly estabilizado?

A hortênsia é uma das flores mais utilizadas na decoração de bailes e festas de casamento. Por quê? Além de linda, essa planta arbustiva se destaca por exibir lindos cachos de beleza incomparável.  Suas cor es suaves e cheias de vida dá um toque romântico e um tanto quanto descontraído a decoração.

Sim! A hortênsia com chantilly estabilizado tornará qualquer festa e, é claro, a sobremesa memorável. 

Vamos começar?

1. Escolha um bico em forma de gota

Preparar o chantilly estabilizado é fácil. Você vai precisar de gelatina incolor, um pouco de água, creme de leite fresco e açúcar de confeiteiro. Hidrate a gelatina e leve ao microondas para derreter. 

Acrescente o creme de leite bem gelado em uma tigela e bata por alguns minutos. Coloque o açúcar e a gelatina. Bata na batedeira até o formar picos grandes e firmes. Pronto! Agora é só confeitar.

Para reproduzir toda a beleza de uma hortênsia, escolha um bico bem pequeno. Isso é fundamental para modelar pétalas delicadas.

2. Selecione a cor perfeita

Como conseguir a cor ideal? Essa etapa é muito importante já que a flor tem um cor bastante característica. Coloque um pouco de chantilly rosa e um pouco de azul na manga de chantilly. Vá alternando as cores até que fique cheia até a metade.

Você também pode optar por dois tons de azul, um claro e um mais escuro ou tons vibrantes de rosa. Coloque um pouco da mistura sobre um pires para testar o resultado. As duas cores devem se mesclar levemente, permitindo que você faça pétalas que exibam um pouco de ambas as cores e , ainda, um pouquinho de roxo.

3. Modele as pétalas com cuidado

Para fazer as flores, você vai precisar da ajuda de um pino de confeitaria. Sobre a superfície externa, vá colocando o chantilly até formar um iglu ou uma meia esfera. Com a ajuda do bico de confeiteiro, alise a superfície até retirar todas as imperfeições.

Se for necessário, utilize uma espátula de metal para que o trabalho fique perfeito. Lembre-se de manter um pedaço de papel toalha sempre por perto, pois será preciso limpar o bico após terminar cada pétala. Pronto! Você fez o suporte onde o cacho da hortênsia será modelado. 

5. Desenhe um X para iniciar a modelagem

Se você prestar atenção, verá que cada cacho de hortênsia é composto por várias pétalas separadas em grupos de quatro. 

Vamos começar a modelar? Trace uma pequena “cruz” na parte de cima da esfera de creme. No encontro das linhas, você vai desenhar a primeira pétala. Essa trabalho exige um certo cuidado, já que a flor não é modelada sobre a superfície. Ou seja, que você tem que fazer a pétala mais afastada e depois fixá-la ao miolo.

Não se frustre se não ficar perfeito da primeira vez, lembre-se que com um pouco de treino você logo dominará a técnica. Entendeu? Solte, libere o creme e puxe até formar o desenho da pétala. Gire o bico ao finalizar o trabalho, para não pingar. 

Ao final dessa etapa, você terá modelado quatro pétalas da hortênsia com chantilly estabilizado. Limpe o bico de confeiteiro quando finalizar essa etapa.

6. Use essas quatro pétalas como referência

Use as pétalas que você modelou no centro do “iglu” como referência para modelar todas as flores que comporão o cacho da hortênsia. 

Modele utilizando a mesma técnica: solte, libere o creme e puxe com delicadeza. O bico de confeiteiro deve ficar levemente inclinado para cima durante a aplicação, para dar um certo movimento as flores.

Continue modelando as pétalas até completar o cacho. Vá virando o bico de confeiteiro delicadamente conforme for terminando as flores. Lembre-se modelá-la de quatro em quatro e de mudar a inclinação do bico de vez em quando para dar mais vivacidade a flor. 

7. Finalize o cacho da hortênsia

Gire o trabalho com cuidado para verificar se há espaços vazios. Caso encontre algum, preencha o local com pequenas pétalas, com cuidado para não estragar o trabalho que você já fez. Não se apresse, o importante é que tudo fique perfeito!

8. Coloque um miolo em cada florzinha

Chegou a hora de modelar o miolo de cada flor. Como você sabe, essa planta é muito delicada, por isso, escolha um bico bem fino para essa etapa. 

Qual cor usar? Escolha o amarelo-ouro ou o amarelo-bandeira. Tons de dourado também são boas opções. Devagar e com muito cuidado vá colocando uma gota de creme entre cada conjunto de quatro pétalas. Observe com cuidado para verificar se todas as flores estão completas.

9. Retire a hortênsia do pino

Com o auxílio de uma espátula ou de uma tesoura de ponta redonda, retire a flor do pino delicadamente. Você pode modelar quantos cachos quiser e variar nas cores, o que tornará o trabalho mais original. 

Retirou sem problema? Agora é só montar o bolo, criando decorações exclusivas e cheias de estilo. Você pode, por exemplo, espalhar as flores por toda a superfície ou criar um desenho em espiral, criando um desenho florido que vai do primeiro andar ao último. 

Após aprender a técnica, você poderá decorar cape cakes, tortas e até docinhos. Que tal  fazer a saia de uma bailarina com lindas hortênsias coloridas? Pode ter certeza, essa torta original e divertida fará um tremendo sucesso entre a criançada!

Claro, você também poderá modelar lindas hortênsias para montar uma flower cake. Nesse caso, modele rosas, margaridas, violetas e hibiscos coloridos para criar uma linda cobertura — o limite é a sua imaginação!

Ficou com alguma dúvida? Então, assista o vídeo e se aprofunde no assunto!

Gostou desse conteúdo? Então, aproveite para descobrir como ganhar dinheiro com os deliciosos bolos da vovó!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!




    Fale o que você pensa

    O seu endereço de e-mail não será publicado.