receita de macaron

Massa de macaron: aprenda como fazer e vender esse doce delicado

Delicada e repleta de sabor, a massa de macaron é a atual queridinha da confeitaria francesa. Além de amada pelos turistas que visitam a “Cidade Luz” essa pâtisserie é um dos doces mais saboreados pelos  franceses.

Mas afinal, o que é macaron? Uma especialidade de diversas cidades da França, o doce é um biscoito granuloso, molinho e arredondado feito com farinha de amêndoas. Os mais famosos são vendidos nas cidades de Le Dorat, Amiens, Massiac, Montmorillon, Nancy, Rau, Saint-Émilion, Boulay, Sainte-Croix Lannion e Sault.

macarons coloridos com massa e recheio aparentes

Como preparar a massa de macaron?

A lista de ingredientes da massa de macaron é bem simples:

Ingredientes

  • 125 gramas de farinha de amêndoas ou de farinha de castanha de caju
  • 125 gramas de açúcar de confeiteiro impalpável
  • 150 gramas de açúcar refinado
  • 100 gramas de claras de ovos
  • 1 pitada de sal
  • Corante 

Modo de preparo

1. As claras devem estar à temperatura ambiente. Para isso, reserve-as em um recipiente hermético por, no mínimo, 12 horas antes do preparo. 

Misture as claras com o açúcar refinado. Leve ao fogo (temperatura baixa) e vá misturando bem lentamente até que o açúcar se dissolva completamente.  

2. Passe essa mistura para a batedeira. Bata por cerca de 5 minutos ou até que as claras fiquem bem firmes. 

3. Em um processador, misture o açúcar de confeiteiro impalpável com a farinha de amêndoas até que a mistura fique homogênea. 

4. Com o auxílio de uma espátula, adicione a mistura de açúcar de confeiteiro impalpável e farinha de amêndoas com as claras em neve. Mexa delicadamente para que as claras não se “quebrem”. 

Adicione o corante da cor da sua prefência. Faça movimentos lentos e firmes em direção ao centro da tigela. Gire a vasilha lentamente em movimentos circularares. Essa etapa se chama macaronagem e é o segredo do ponto correto da massa.  A mistura deve ficar bem lisa e brilhante.

5. Chegou a hora de assar! Forre a assadeira com papel manteiga. Encha um saco de confeiteiro com a massa e vá montando pequenas cúpulas sobre a superfície. 

Deixe um pequeno espaço entre um macaron e outro para que não grudem. Decore os doces com chocolate em pó, castanhas ou frutas secas picadas. Deixe os doces descansarem por, no mínimo, uma hora. Isso fará surgir uma pequena “crosta” na superfície.

6. Pré-aqueça o forno. Deixe assar por cerca de 15 minutos. Claro, o tempo de cozimento varia de acordo com o forno, por isso você deve ficar atento a primeira fornada para evitar que os macarons fiquem dourados.

Caso o seu forno não seja ventilado, asse os doces com a porta ligeiramente aberta. Para isso, prenda uma colher ou pano úmido à porta para impedir que ela se feche. 

Quando os doces estiverem cozidos, tire-os do forno. Deixe-os esfriar por alguns minutos antes de desenformar. Para isso, coloque a folha de papel manteiga sobre uma bancada úmida e retire os doces com cuidado.

7. Deixe o doce descansar por 1h. Escolha o recheio da sua preferência. Pegue e um macaron e com a ajuda de uma colher, coloque o recheio.

Cubra-o com um segundo macaron para finalizar. Como o doce é delicado, essa etapa deve ser feita com muito cuidado.

Pronto! Agora é só decorar um caixinha, colocar seus doces coloridos e vendê-los!

Ficou com alguma dúvida? Então,  assista o preparo completo da massa de macaron!

Agora que você já sabe como preparar massa de macaron, que tal aprender a fazer macarons estilizados e super fofos? Esperamos você!

 

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!




    Fale o que você pensa

    O seu endereço de e-mail não será publicado.