micropigmentação de sobrancelhas para pele madura

Micropigmentação de sobrancelhas para pele madura: aprenda como trabalhar

Para muitos, a beleza está ligada à autoestima. Sentir-se bem consigo mesma e admirar a imagem refletida no espelho é importante para a mente e, consequentemente, para o corpo. Isso independe da idade ou sexo e é uma das razões pela qual o mercado de beleza está em constante ascensão.

Um profissional que trabalha na área precisa estar em aprendizado contínuo, atento ao que é novidade e, principalmente, ao que atende a todos os públicos — ainda que alguns procedimentos ou serviços sejam específicos. Um deles é a micropigmentação de sobrancelhas. Em alta no mercado, o procedimento conta com técnicas diversas, mas cada pele demanda particularidades diferentes.

Pensando nisso, selecionamos algumas informações importantes para quem deseja ingressar ou já faz parte desse nicho e quer saber mais sobre micropigmentação de sobrancelhas para pele madura. Confira a seguir!

O que é o procedimento de micropigmentação?

As sobrancelhas marcam o olhar. Mantê-las bem desenhadas é o objetivo da maioria dos clientes de designers de sobrancelhas. Alguns preferem maquiá-las diariamente, outros acreditam que a melhor opção é um procedimento definitivo ou que garanta um resultado mais duradouro e, claro, tão bom quanto o design diário.

Foi a partir dessa necessidade que surgiu a micropigmentação. Em termos simples, trata-se da aplicação de um pigmento nas sobrancelhas, destacando seu layout, de acordo com a moldura do seu rosto, isto é, proporcionando um efeito harmônico e corrigindo eventuais falhas. É uma espécie de tatuagem, mas não tão definitiva quanto uma, embora sua duração se estenda até 24 meses após o retoque.

Como é o mercado do procedimento?

Como anda a técnica no mercado?

Desde 2016, esse nicho vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Não apenas a profissionalização tem aumentado, como as grandes corporações por trás de reconhecidas marcas, como a internacional Benefit e o Grupo O Boticário, têm feito investimentos e criado produtos de maquiagem, como lápis delineadores e sombras ou, ainda, linhas específicas de cuidados. As opções são inúmeras: variam de hena até mega hair para sobrancelhas.

A popularização da técnica, que começou em celebridades e digital influencers, criou algumas ramificações, como o microblanding. Na prática, os procedimentos são idênticos, diferenciando-se através da técnica. A primeira é indolor e realizada com o dermógrafo (um aparelho elétrico similar a uma caneta). Sua aplicação é mais complexa e o tempo de cicatrização é inferior ao do microblanding.

Esse último é feito com o tebori (dispositivo com formato de caneta que dispõe de micro lâminas) e exige mais conhecimento da profissional, pois é uma técnica mais invasiva, que causa uma lesão maior na pele da(o) cliente. O tempo de duração também é menor — entre seis meses a um ano.

Quem deseja atuar na área pode aprender os dois procedimentos e, assim, garantir mais opções ao cliente. Porém, é preciso, claro, estar atento a todos os cuidados e hábitos de higiene necessários para proporcionar um atendimento de qualidade.

Como funciona o processo de micropigmentação de sobrancelhas para pele madura?

micropigmentação de sobrancelhas para pele madura

A pele madura exige cuidados especiais, que vão além de produtos caros ou procedimentos estéticos. Ela também pede mais atenção com a alimentação e a saúde da pessoa. A partir dos 45 anos, naturalmente, a cútis vai perdendo parte de sua firmeza e hidratação.

O uso de hidratantes nutritivos e, especialmente, proteção solar, são cada vez mais bem-vindos. São esses hábitos que farão grande diferença na hora de se decidir por uma micropigmentação.

Quanto mais cuidada a pele estiver, mais fácil será analisar o resultado do procedimento e mais notável a diferença no rosto da(o) cliente. Nesse momento, a profissional pode dar dicas relacionadas a esse tema, reforçando a importância do cuidado pré e pós micropigmentação. Isso também influencia na durabilidade.

Realizar o processo nesse tipo de derme exige, ainda, uma especialização da profissional, pois ela precisa estar preparada, pois a falta de colágeno, a desidratação e as marcas de expressão serão alguns dos desafios a serem enfrentados.

Deve-se considerar também que, nessa idade, os pelos dos cílios e das sobrancelhas são mais frágeis, ou seja, pedem um cuidado maior na hora da aplicação da técnica e da escolha da lâmina, para não fragilizar ainda mais a região.

Quais recomendações informar após o procedimento?

Tão importante quanto preparar a pele para a micropigmentação é mantê-la bem cuidada. Isso vai ajudar a tornar o resultado visível por mais tempo, sem falar no processo de cicatrização, que pode ser acelerado até com uma alimentação saudável.

Por isso, ao finalizar o procedimento no(a) cliente, lembre-se de indicar bons produtos para restauração da pele, que estará bem frágil nos próximos dias.

Além disso, também recomende uma dieta mais equilibrada (sem alimentos industrializados) e para que evitem a exposição ao sol, especialmente nos horários em que ele é mais intenso.

Como achar um bom curso na área?

Na rotina intensa em que vivemos, uma boa dica é identificar um curso online para ter um overview da área, isto é, além de conhecer as técnicas necessárias para começar a trabalhar, você terá noção do que o mercado de micropigmentação espera de você.

A opção EAD é assertiva, pois permite uma melhor organização de horários e até encaixar alguns atendimentos durante as aulas, de acordo com seu desenvolvimento.

No ramo de beleza, a eduK conta com profissionais experts em seus segmentos, que estão à frente de cursos incríveis, com chat disponível para tirar eventuais dúvidas e até com versão offline, para acompanhar nos dias que a internet estiver indisponível.

Ao se tornar assinante, é garantido, inclusive, o acesso a um material complementar, com apostilas, moldes e apresentações, para assegurar que o profissional estará 100% preparado para ingressar no mercado e oferecer um serviço excelente à sua futura clientela.

Investir nesse mercado é uma grande oportunidade, não acha? Para isso, é muito importante estar atento às novidades que aparecem diariamente e se atualizar com os cursos disponíveis.

A eduK oferece diversos treinamentos nessa área e pode ajudar você a chegar onde deseja. Acesse nosso curso de micropigmentação de sobrancelhas para pele madura e se especialize para atender a esse público!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!