brow lamination 03

Brow lamination: o que é, como fazer e quanto cobrar

As sobrancelhas são extremamente importantes para dar personalidade ao visual. É só notar como um rosto se transforma com o formato certo. No entanto, existem muitas mulheres que gostam de cuidar dos fios, mas não querem fazer micropigmentação.  É para esse público que existe a brow lamination – ou, em bom português laminação de sobrancelhas – nova técnica que tem feito a cabeça das europeias.

Mesmo durante a pandemia, as tendências de beleza não param de surgir — e você pode se aperfeiçoar sem sair de casa. Para voltar ao trabalho com tudo, conheça agora a técnica brow lamination!

brow lamination

O que é e onde surgiu a brow lamination?

Também conhecida como sobrancelhas laminadas ou selvagens, a brow lamination é uma técnica nova de design que deixa o resultado muito natural. Surgida na Rússia e popular na Europa, ela é perfeita para quem tem fios rebeldes ou deseja um formato mais cheio. O efeito é muito semelhante ao da microblanding, mas os passos e materiais são totalmente diferentes.

A brow lamination consiste em pentear os fios quase verticalmente e alisá-los com uma tinta semipermanente. O grande ponto aqui é que não há uso de micropigmentação, que embora seja uma técnica muito popular e com resultados naturais, não é adotada por muitas mulheres.

brow lamination penteando sobrancelha

Então, para fixar os fios no lugar, a brow lamination utiliza produtos com características hidratantes e de lifting, além da cola ou pigmento que vai tingir e fixar os fios no lugar. Após a fixação das sobrancelhas, aplica-se um óleo para reter a hidratação na área. A técnica costuma durar 2 meses e a cliente pode repetir o procedimento logo depois para manter o resultado.

O mais interessante da é que os fios não ficam rígidos. Se a cliente quiser penteá-los no sentido tradicional, a sobrancelha ficará como antes. Mas para voltar ao resultado do procedimento, é só colocá-los para cima novamente.

Embora seja uma técnica não invasiva, a brow lamination é um procedimento químico. Portanto, você precisa fazer um teste alérgico na sua cliente antes, para que não haja nenhum problema.

Como fazer?

A brow lamination pode proporcionar desde um resultado bem suave até o mais selvagem, com fios bem ondulados para cima. Isso, é claro, depende do gosto da cliente e da técnica da designer — mas esse resultado mais bagunçadinho tem se tornado cada vez mais popular pelo resultado natural e descolado que traz. Além de tudo, é muito popular nas passarelas de moda.

Quer aprender para reproduzir em suas clientes? Então, vamos lá:

Passo 1

Comece escolhendo seu kit — é o mesmo usado para lash lifting. Ele deve ser voltado para técnica e ter o certificado da Anvisa para não causar nenhum efeito colateral em sua cliente.

Passo 2

Higienize bem a pele para que os produtos consigam aderir sem problemas.

Passo 3

Penteie os pelos da sobrancelha para cima.

Passo 4

Nem todos os profissionais usam, mas a cola para a sobrancelhas pode ajudar a manter os pelos no lugar por mais tempo. Caso você deseje, passe um pouquinho do produto após pentear os fios.

Passo 5

Pegue uma escova ou pente descartável e penteie novamente os fios — dessa vez, na posição em que você deseja que eles fiquem. O ato de pentear pode tanto mostrar falhas que a cliente desconhece quanto cobri-las sem o uso de pigmento. Portanto, esse passo deve ser feito com paciência.

Passo 6

Coloque o passo 1 (permanente) por toda a extensão da sobrancelha. Deixe o produto agir por 8 minutos. Se os fios forem grossos, você pode colocar um pedaço de plástico-filme por cima — mas esse passo depende mais da indicação do vendedor.

Passo 7

Retire o excesso de produto com algodão umedecido e volte a pentear os fios.

Passo 8

Para que não haja problemas, passe o permanente em uma sobrancelha, espere os 8 minutos e os retire. Só depois repita a operação na outra sobrancelha

Passo 9

Coloque o passo 2 (neutralizador) e deixe-o por 5 minutos. Retire-o com algodão umedecido

Passo 10

Você pode fazer o design da sobrancelha antes ou depois de passar a tintura. Em peles sensíveis, é mais interessante fazê-lo depois. O importante é preservar o formato original

Passo 11

Passe a tintura. Também é possível fazê-la com henna, mas o resultado terá uma duração menor. Independentemente do método, faça um teste alérgico antes.

Passo 12

Os passos 1 e 2 aumentam significativamente a secagem e fixação da tintura. Além disso, o pelo penteado para cima já dá a impressão de cor mais escura. Portanto, você pode passar o pigmento e retirá-lo logo depois, para a cliente não estranhar o contraste.

Passo 13

Após a tintura e o design, apare os fios. Esse corte depende do gosto da cliente: se ela prefere fios mais comportados, você pode aparar mais; caso contrário, retire pouco.

Passo 14

Alguns kits contam com um passo 3 — um gel ou creme para regenerar os fios. Ele sela e faz com que o processo químico não afete a sobrancelha.

Passo 15

Aconselhe sua cliente a pentear os fios depois de lavar o rosto ou tomar banho para mantê-los no lugar. No entanto, eles não devem ser molhados após as primeiras 24h com o procedimento.

Logo após o procedimento, o resultado fica dessa forma, como mostrado abaixo:

Quanto cobrar?

Em média, o valor cobrado pela brow lamination é de R$140. Mas, você precisa observar outros aspectos antes de estipular seu preço.

Embora os produtos sejam os mesmos, a quantidade utilizada na técnica de brow lamination é maior que a usada no lash lifting. Portanto, o valor tende a ser maior.

Veja outros fatores que você deve considerar antes de precificar:

  • a concorrência: quantos profissionais na região oferecem a técnica? A exclusividade do serviço faz o preço subir;
  • o material utilizado: quanto maior o custo do produto, maior será o valor que você deve cobrar para repor a despesa. Mas lembre-se de que preço não é sinônimo de qualidade, portanto não se baseie apenas nisso;
  • a experiência: treine bastante antes de oferecer a brow lamination para suas clientes. Assim, você já vai oferecer com experiência e poderá cobrar um preço justo pelo trabalho;
  • região: você deve mensurar seu preço também se baseando onde vai oferecer o serviço. É muito importante ter uma ideia de quanto o cliente está disposto a pagar pelos cuidados com a sobrancelha. Algumas regiões são mais caras, outras mais em conta.

Para quem a brow lamination é indicada?

Para quem deseja ganhar mais espessura e altura nas sobrancelhas, tem fios que não retêm o pigmento com facilidade, não gosta de micropigmentação e quer um resultado natural, com fios aparentes e definidos. Essa naturalidade faz com que o procedimento seja ideal também para homens.

Também é importante que você saiba em quais clientes não aplicar a brow lamination:

  • em quem aplica ácido no rosto: essa cliente tem a pele muito sensibilizada e provavelmente vai sofrer alguma reação negativa;
  • gestantes, lactantes e alérgicas também devem ficar longe desse procedimento.

Como se aperfeiçoar na brow lamination e outras técnicas?

Lembre-se de que a brow lamination é um processo químico. Por isso, este texto ajuda você a entendê-la, mas não substitui um curso. No entanto, você não precisa sair de casa para se tornar uma designer de sobrancelhas.

A eduK conta com diversos cursos que vão do básico ao avançado, por isso não importa seu nível de experiência. Aprenda sobre brow lamination, marcações, harmonia, preenchimento, despigmentação e até sobrancelhas masculinas e pele madura.

Mas não só aulas relacionadas a design que você encontra na eduK. Com uma assinatura anual, tenha à disposição mais de 2 mil cursos que vão de beleza à gastronomia, passando por negócios e até odontologia!

Quer aprender mais sobre brow lamination?  Confira agora o curso “Laminação de Sobrancelhas”, com a expert Carol Arruda, no site da eduK!

 

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!




    brow lamination popup