maquiadora de profissional

9 dicas para se tornar uma maquiadora profissional e arrasar na área!

Trabalha com maquiagem? Há algum tempo tem tentado conquistar mais clientes, aprimorar seus serviços e, finalmente, conseguir reconhecimento? Talvez, seja a hora de se preparar para se tornar uma maquiadora profissional.

Apesar das dificuldades iniciais, é um serviço muito procurado e pode ser altamente lucrativo. Contudo, como toda profissão, é preciso aprender e se qualificar para oferecer um trabalho cada vez melhor e, claro, destacar-se perante a concorrência — que, aliás, é bastante acirrada nesse segmento.

Diante disso, vamos mostrar 9 dicas do que você deve fazer para ser uma maquiadora profissional de sucesso. Vamos lá? 

1. Tenha objetivos claros para a profissão 

Qualquer que seja o seu sonho, ter objetivos claros e bem definidos é essencial para atingi-lo. Na vida profissional isso é ainda mais importante, pois é preciso ter muita determinação para percorrer o caminho necessário até se tornar uma maquiadora profissional.

Logo, você precisa entender o que quer realmente e, depois, criar um planejamento para detalhar tudo o que precisa fazer — investimentos, cursos, estratégias etc. Esses objetivos precisam ser realistas, certo? Afinal, os inatingíveis só servem para desmotivar. Vá conquistando espaço aos poucos. 

2. Realize cursos de maquiagem 

Os cursos são fundamentais para aprimorar o seu trabalho. Se você está começando, o ideal é iniciar pelos mais básicos para aprender o tipo de cobertura de cada base, para que serve cada pincel, como preparar corretamente a pele e preencher a sobrancelha.

No YouTube, é possível encontrar muito conteúdo, com dicas e tutoriais relevantes sobre o assunto. Depois, é necessário elevar o nível e procurar por aulas mais aprofundadas, oferecidas por instituições ou maquiadores renomados. Assim, você aprenderá técnicas de contorno, make artística, grafismo, entre outras. 

3. Determine qual tipo de maquiagem será o seu foco 

Com os cursos, você vai entender qual tipo de maquiagem é de sua preferência. E isso é importante para determinar um foco no seu trabalho. Por exemplo:

  • maquiagem cênica — para caracterizar personagens de cinema, televisão e teatro. Pode ser tanto uma make comum quanto para dar um efeito especial;
  • maquiagem fashion — relacionada à moda, ou seja, para desfiles, editoriais e campanhas;
  • maquiagem social — feita para eventos sociais. Geralmente, atende-se na casa do cliente ou em um salão de beleza;
  • maquiagem de noivas — como o próprio nome já diz, é direcionada para noivas e também pode atender madrinhas. Nessa opção, é bacana aprender também a fazer penteados. 

4. Trabalhe com produtos de qualidade 

Esse, com certeza, é um dos grandes diferenciais de uma maquiadora profissional. Produtos de qualidade fazem toda a diferença no resultado e na duração da maquiagem, o que interfere diretamente na satisfação dos clientes e na fidelização e indicações de seu trabalho.

Contudo, é imprescindível pesquisar bastante sobre as melhores marcas e listar o que você realmente precisará para fazer o seu trabalho com maestria. É muito comum que, inicialmente, perca-se dinheiro com itens desnecessários ou de baixa qualidade.

Além disso, nem sempre o que é bom é caro, já que há no mercado muitas marcas com excelente custo-benefício. Porém, inevitavelmente, você terá que fazer um investimento maior em determinados produtos. 

Outro ponto que precisa ser ressaltado é a estética dos seus materiais. Compre uma maleta bonita e também uma mala de rodinhas para levá-las, a fim de transmitir mais profissionalismo à sua clientela.

5. Pratique bastante as principais técnicas 

Sabe aquele ditado “a prática leva à perfeição”? Leve-o sempre com você. Afinal, para aprender e se tornar cada vez melhor, é fundamental praticar bastante para dominar as técnicas. Para isso, é interessante maquiar as amigas ou quem se interessar.

Você pode se oferecer para aquelas pessoas que precisam de uma make para um evento, por exemplo. Depois, é importante pedir um feedback sincero do que precisa ser aprimorado e os seus pontos fortes. Peça para que falem não só da maquiagem, mas do serviço como um todo — atendimento, produtos usados etc.

6. Monte seu portfólio

Essa profissão exige que você mostre seu trabalho antes de ser contratado. Portanto, sempre tire fotos de clientes ou de pessoas que foram maquiadas durante o seu treinamento e as divulgue.

As redes sociais são ferramentas importantes para isso. O Instagram, por exemplo, pode servir como um portfólio online, já que permite criar um perfil profissional e publicar vídeos e fotos. 

7. Busque referências para o seu trabalho

Mesmo depois de fazer os cursos, é importante que você busque continuamente referências. Para isso, vá a exposições, preste atenção na maquiagem feita para filmes, conheça as técnicas de outros maquiadores. Enfim, busque conhecimento para absorver o que é interessante para o seu trabalho. 

Além disso, não se esqueça de se atualizar. Esse mercado está sempre mudando e apresentando novas tendências, que precisam ser acompanhadas assiduamente para você não ficar para trás. Lembre-se de que as pessoas querem o que há de mais novo. 

8. Defina um preço 

É natural ficar perdido no início da carreira sobre o quanto cobrar pelo serviço. Sendo assim, a melhor forma de determinar os valores é primeiro criar uma tabela fixa, levando em consideração o preço dos produtos usados, o tipo de maquiagem e o tempo necessário para realizá-la. 

É interessante, também, fazer uma pesquisa de mercado para avaliar quais são os preços médios cobrados por maquiadores profissionais da sua região.

9. Tenha persistência 

Como toda profissão, é normal se sentir insegura em alguns momentos, principalmente por esse ser um trabalho que normalmente necessita de clientes a todo instante para ganhar dinheiro

Porém, para conseguir chegar ao topo e ser renomado na área, é preciso ter disciplina para superar os obstáculos e muita determinação nas horas difíceis. No fim, você verá que tudo valerá a pena. Lembre-se de que essa é uma profissão gratificante e bastante lucrativa.

Para se tornar uma maquiadora profissional há um longo caminho pela frente, mas saiba que toda a trajetória é recompensadora. O mercado de beleza só tem expandido e com um bom trabalho e estratégias de divulgação, é possível obter sucesso na profissão. Só não se esqueça de buscar constantemente qualificação e o aprimoramento das técnicas, além de inovar nas makes. 

Gostou das nossas dicas? Se sim, aproveite para compartilhá-las em suas redes sociais. Quem sabe você não ajuda uma amiga que esteja interessada em ser uma maquiadora profissional?

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!




Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.