Você já reparou como a maquiagem ganhou força nos últimos 10 anos? Com o YouTube, os blogs de beleza e o sucesso das digital influencers do ramo, esse mercado teve um grande boom durante a última década. E isso fez com que muita gente sonhasse em se tornar maquiadora profissional.
Apesar das dificuldades iniciais, a maquiagem é um serviço muito procurado porque o acabamento de uma maquiadora profissional é único! Contudo, como toda profissão, é preciso aprender e se qualificar para oferecer um trabalho cada vez melhor e, claro, destacar-se perante a concorrência — que, aliás, é bastante acirrada nesse segmento.
Você trabalha com maquiagem? Há algum tempo deseja conquistar mais clientes, aprimorar seus serviços e, finalmente, conseguir reconhecimento? Então, chegou a hora de se preparar para se tornar uma maquiadora profissional.
Neste post, você confere 9 dicas sobre como ser uma maquiadora de sucesso. Vamos lá?
O que você vai encontrar neste artigo:
1. Tenha objetivos claros para a profissão
Qualquer que seja o seu sonho, ter objetivos claros e bem definidos é essencial para atingi-lo. Na vida de maquiadora profissional isso é ainda mais importante, pois é preciso ter muita determinação para percorrer o caminho necessário até chegar lá!
Logo, você precisa entender o que quer realmente e, depois, criar um planejamento para detalhar tudo o que precisa fazer — investimentos, cursos e estratégias, por exemplo. Esses objetivos precisam ser realistas, certo? Afinal, os inatingíveis só servem para desmotivar. Vá conquistando espaço aos poucos.
O que pode ajudar muito nessa fase inicial é estabelecer metas. Por exemplo, dos itens que são necessários comprar como primeiro investimento, de algumas técnicas que precisa treinar até dominar para poder oferecer os primeiros serviços remunerados. Mas, atenção, até lá não treine somente em você mesma, ok? Chame familiares e amigas para praticar, isso vai ser fundamental no seu desenvolvimento profissional.
2. Determine qual tipo de maquiagem será o seu foco
Os tutoriais de YouTube dão a impressão de que uma maquiadora profissional se limita a uso social ou em eventos. Mas, com os cursos, você vai entender que existem diferentes tipos — que vão, inclusive, desafiar a sua criatividade.
Conhecer esses diferentes tipos é importante para determinar um foco no seu trabalho. Quem sabe você não se torna uma maquiadora de sucesso investindo em um nicho diferente? Olha só:
Maquiagem artística ou cênica
É a feita para caracterizar personagens de cinema, televisão e teatro, principalmente de personagens lúdicos, com cicatrizes ou até de peças e filmes de terror. O bacana é que uma maquiadora profissional desse nicho pode atuar também no Carnaval.
A maquiagem artística pode ser tanto parecida com o tipo social quanto para dar efeitos especiais. No entanto, ela exige produtos mais duradouros, de cores mais fortes (como o clown), de altíssima cobertura (como a base em bastão) e até recursos totalmente diferentes daquilo que uma maleta tradicional pede (como massa, sangue e cicatriz artificiais).
O polimento também é fundamental: em produções gravadas, por exemplo, qualquer defeito será visível (e muito chamativo) em uma tela de resolução 4K.
Maquiagem fashion
A maquiagem fashion está relacionada à moda, ou seja, é feita para desfiles, editoriais e campanhas. Ela exige bastante criatividade da maquiadora profissional, já que ela cria a make com base nas roupas utilizadas no desfile.
Uma maquiagem para moda permite que você explore sua criatividade. Ao mesmo templo, reflete tendências que podem ser adaptadas para o dia a dia. Por isso, é possível tanto fazer uma pele limpa, que dá a impressão de não ter maquiagem, quanto usar cores de maneiras totalmente inesperadas.
Maquiagem social
É a maquiagem feita para eventos sociais. Geralmente, atende-se na casa do cliente ou em um salão de beleza — mas é muito comum que você vá até a casa dela para maquiá-la.
Aqui, é muito importante que a maquiadora profissional saiba aliar a técnica com o gosto da cliente. Afinal, a maquiagem também reflete a personalidade de quem a usa, não é verdade? Portanto, a profissional precisa conversar antes sobre o que a cliente deseja, tipos de acabamento, cores e tudo o que envolver o trabalho.
Maquiagem para noivas
Como o próprio nome já diz, é direcionada para noivas e também pode atender madrinhas.
Atender noivas pode ser a chave para ser uma maquiadora de sucesso. Para muitas, o casamento é um dos momentos mais importantes da vida; se você consegue deixar a noiva com a make que ela sempre sonhou, ela com certeza vai contar para outras mulheres que estiverem prestes a se casar.
Outro fator que pode te transformar em uma maquiadora de sucesso é também fazer penteados. Pode parecer estranho, mas facilita a vida da noiva — ela vai fazer 2 serviços com a mesma profissional, o que poupa tempo e dinheiro. Se você não tiver jeito com cabelos, chame alguma cabeleireira e atenda em dupla.
3. Realize cursos de maquiagem
Os cursos são fundamentais para aprimorar o seu trabalho. Se você está começando, o ideal é iniciar pelos mais básicos para aprender o tipo de cobertura de cada base, para que serve cada pincel, como preparar corretamente a pele e preencher a sobrancelha.
No YouTube, é possível encontrar muito conteúdo, com dicas e tutoriais relevantes sobre o assunto. Mas os grandes segredos (principalmente de acabamento e produtos) estão com os grandes maquiadores. Portanto, procure por cursos com maquiadores consagrados e com instituições sérias. Assim, você aprenderá técnicas de contorno, make artística, strobing, pele natural, olho esfumado e muito mais!
Além disso, os cursos sérios oferecem suporte, material complementar, apostilas, curadoria e certificado. O conhecimento estruturado e com controle de qualidade evita que você perca tempo.
4. Pratique bastante as principais técnicas
Sabe aquele ditado “a prática leva à perfeição”? Leve-o sempre com você. Afinal, para aprender e se tornar cada vez melhor, é fundamental praticar bastante para dominar as técnicas. Por isso, chame as amigas e familiares para serem suas modelos!
Você pode se oferecer para aquelas pessoas que precisam de uma make para um evento, por exemplo. Depois, é importante pedir um feedback sincero do que precisa ser aprimorado e os seus pontos fortes. Peça para que falem não só da maquiagem, mas do serviço como um todo — atendimento, produtos usados, assepsia e tudo mais.
O mais bacana é que você pode tirar fotos das makes e usar como portfólio. Depois, marque a modelo na foto — ela provavelmente vai compartilhar e te marcar. Assim, consegue divulgar seu trabalho para muito mais pessoas (e deixar sua amiga bem feliz!).
5. Monte seu portfólio
Você se sente mais segura contratando o trabalho de um profissional que já conhece ou de outro que não faz ideia de como atua? Então, pense o mesmo na hora de vender seu trabalho: a cliente precisa ter uma ideia de como você trabalha para decidir se você oferece aquilo que ela está procurando.
E como isso é feito? Simples: montando seu portfólio! Portanto, sempre tire fotos de clientes ou de pessoas que foram maquiadas durante o seu treinamento e as divulgue. Depois, com os primeiros serviços remunerados de fato, continue essa prática, mas sempre com a autorização de sua cliente, ok?
As redes sociais são ferramentas importantes para isso. O Instagram, por exemplo, pode servir como um portfólio online, já que permite criar um perfil profissional e publicar vídeos e fotos. Além disso, na rede social você pode postar dicas de make, tom e subtom, cores em alta e muito mais. Aproveite também os stories para colocar bastidores do seu atendimento (também com a autorização da cliente, claro).
6. Busque referências para o seu trabalho
Mesmo depois de fazer os cursos, é importante que você busque continuamente referências. Para isso, vá a feiras e eventos da área, preste atenção na maquiagem feita para filmes, conheça as técnicas de outros maquiadores. Enfim, busque conhecimento para absorver o que é interessante para o seu trabalho.
Além disso, não se esqueça de se atualizar. Esse mercado está sempre mudando e apresentando novas tendências, que precisam ser acompanhadas assiduamente para você não ficar para trás. Lembre-se de que as pessoas querem o que há de mais novo.
Uma forma simples e eficaz de construir essa bagagem é seguir maquiadores que você admira nas redes sociais. Principalmente aqueles que são mais ativos, pois você sempre estará comparando os trabalhos deles e, assim, acompanhando o que é tendência. Salve suas referências pelo Instagram e também no Pinterest. Isso pode ajudar, inclusive, a inspirar suas clientes. No entanto, vale lembrar que você só pode oferecer inspirações sobre aquilo que consegue reproduzir, certo? Busque referências e treine, sempre!
7. Trabalhe com produtos de qualidade
Esse, com certeza, é um dos grandes diferenciais de uma maquiadora profissional. Produtos de qualidade fazem toda a diferença no resultado e na duração da maquiagem, o que interfere diretamente na satisfação dos clientes e na fidelização e indicações de seu trabalho.
Contudo, é imprescindível pesquisar bastante sobre as melhores marcas e listar o que realmente precisará para fazer bem o seu trabalho. Quando não pesquisa bem, acaba perdendo dinheiro com produtos de baixa qualidade ou que não serão tão utilizados na sua rotina de maquiadora profissional.
Alguns produtos, como os de pele, precisam de mais investimento. Isso porque você precisa ter atenção à durabilidade, acabamento e, principalmente, a propriedades não comedogênicas (a pele da brasileira costuma ser oleosa e com espinhas). Hoje, o mercado já oferece produtos com altíssimo custo-benefício. Então, vale pesquisar bastante antes de comprar.
Outro fator importante é que o valor de produtos de mais qualidade pode ser passado ao preço final da cliente. Óbvio, o mais importante é a técnica, mas o investimento em itens de cor mais intensa, acabamento natural e alta durabilidade também contam na hora de escolher uma maquiadora.
8. Defina um preço
Qualquer maquiadora profissional fica meio perdida em início de carreira, principalmente na hora de definir o preço. Sendo assim, a melhor forma de determinar os valores é primeiro criar uma tabela fixa, levando em consideração o preço dos produtos usados, o tipo de maquiagem, a quantidade de cursos que você fez, a experiência e o tempo necessário para realizar cada make.
É interessante, também, fazer uma pesquisa de mercado para avaliar quais são os preços médios cobrados por maquiadores profissionais da sua região. Assim, você evita colocar o preço muito abaixo para conquistar clientes — algo que, infelizmente, é comum em qualquer profissão. Atente-se à precificação correta dos serviços de maquiagem para não sair no prejuízo e para não desvalorizar a categoria, combinado?
9. Tenha persistência
Como toda profissão, é normal se sentir insegura em alguns momentos, principalmente por esse ser um trabalho que normalmente necessita de clientes a todo instante para ganhar dinheiro.
Porém, para se tornar uma maquiadora profissional de sucesso, é preciso ter disciplina para superar os obstáculos e muita determinação nas horas difíceis. Lembre-se de que essa é uma profissão gratificante e que você pode sim se tornar referência em maquiagem e beleza!
Para se tornar uma maquiadora profissional há um longo caminho pela frente, mas saiba que toda a trajetória é recompensadora. O mercado de beleza só tem expandido, e com um bom trabalho e estratégias de divulgação, é possível obter sucesso na profissão. Só não se esqueça de buscar constantemente qualificação e o aprimoramento das técnicas, além de inovar nas makes.
Pronta para ser uma maquiadora profissional de sucesso? Se você quer aprender os fundamentos básicos de uma boa make, mas com nível avançado de acabamento e finalização, confira o curso Maquiagem profissional: fundamentos!