Profissional maquiando noiva

Maquiagem para noivas: guia completo para trabalhar no ramo

Já pensou como maquiar noivas seria uma aposta de sucesso? Esse é um mercado promissor no setor da beleza e oferece muitas oportunidades na carreira de um maquiador. Além do mais, o sentimento de estar fazendo parte de um dia muito importante na vida de uma cliente é recompensador, não é mesmo?

Se você ainda tem dúvidas de como maquiar noivas, então este post foi feito para você. Neste guia, vamos apresentar tudo o que você precisa saber para trabalhar no ramo e se inspirar para dar mais um passo em sua vida profissional. Acompanhe para saber mais!

Por que trabalhar com maquiagem para noivas?

 

A maquiagem perfeita é algo indispensável para qualquer noiva. Ao se preparar para esse momento, certamente, uma mulher busca por um maquiador que entende sobre o assunto e, consequentemente, que será capaz de realizar um bom trabalho e deixá-la linda, como sempre sonhou, para subir ao altar.

Por conta disso, essa é uma área de muita procura por profissionais especializados. Afinal, ter alguém que conhece técnicas avançadas de maquiagem e tem os produtos certos faz toda a diferença para a preparação da noiva.

Além disso, maquiar noivas oferece oportunidades para outros trabalhos. Isso acontece porque ao satisfazer uma cliente para o dia de seu casamento, as chances de indicação e de procura dos seus serviços para outros eventos são bem maiores.

Como começar a trabalhar com maquiagem para noivas?

Agora que você sabe que trabalhar com maquiagem para noivas é uma ótima opção para a sua carreira, chegou a hora de entender como dar o passo inicial. A seguir, confira algumas dicas de como iniciar o seu trabalho nessa área!

Goste de maquiar

Antes de ser um maquiador de noivas, você precisa ser um maquiador. Sendo assim, gostar de criar makes, treinar técnicas, combinar cores, ficar por dentro das tendências, entre outros quesitos, será fundamental.

Lembre-se de que você não estará maquiando a si mesmo, mas outra pessoa. Por isso, o empenho deve ser bem maior. Entenda também que passar horas estudando sobre o assunto e praticando a sua técnica fará parte da sua nova rotina ao decidir se tornar um profissional da maquiagem.

Tenha uma boa maleta de maquiagem

Além de gostar de maquiar, é necessário ter uma diversidade de produtos. Muitas pessoas escolhem um profissional para realizar a sua maquiagem, principalmente em dias especiais como o casamento, pois não têm à sua disposição itens como pincéis adequados, base ou corretivo com as cores certas, iluminadores, blushes, máscara de cílios, batons, entre outros.

Além disso, ao se tornar um maquiador profissional você estará lidando com diferentes pessoas e isso implica diversos tons, formatos de rosto, tipos de pele, curvatura de cílios e assim por diante. Por isso, é necessário montar uma maleta com uma grande variedade de produtos, visando atender ao máximo de pessoas possíveis.

Para ir em busca dos produtos, pesquise muito e priorize as marcas conhecidas pela sua qualidade. Tente também encontrar diversas opções de sombra e batom, pois essa diversidade fará a diferença na hora que a noiva escolher as cores para a sua make.

Conheça técnicas de maquiagem

Como visto, é necessária muita dedicação para aprender novas técnicas de maquiagem. Afinal, um profissional precisa ir bem além do básico. Além do mais, existem tendências de make para noivas que muitas clientes descobrem e podem pedir para que você as reproduza.

Desse modo, esteja sempre atualizando os seus conhecimentos, não hesite em procurar cursos para aprimorar as suas técnicas e fique sempre por dentro do que está em alta no mundo da moda e da beleza.

Além disso, pratique muito. Para isso, é importante criar makes em você mesmo e, principalmente, em outras pessoas. Nesse caso, vale a pena pedir permissão para treinar novas técnicas em suas amigas e familiares até que você tenha confiança de reproduzi-las sem nenhuma dificuldade. Assim, ao atender uma cliente, você conseguirá transparecer essa segurança e a deixará mais tranquila em relação ao seu trabalho.

Powered by Rock Convert

Divulgue o seu trabalho

Também é importante que as pessoas saibam como achar você para conhecer o seu trabalho. Por isso, a divulgação é indispensável. Aproveite as redes sociais para postar vídeos maquiando e fotos dos resultados — sabe as makes feitas nas amigas? Por que não postá-las em seu perfil?

Além disso, é interessante criar uma conta profissional. Assim, você pode dedicá-lo apenas para postagens relacionadas ao seu trabalho e, quem sabe, dar algumas dicas de moda e beleza. Lembre-se também de deixar um meio de contato para que as pessoas saibam por onde falar com você.

Disponha-se a atender em domicílio

Trabalhar com maquiagem para casamento é diferente de maquiar pessoas para outros eventos. Isso porque a noiva reserva um dia inteiro para a sua preparação, muitas vezes, em um hotel, spa ou, até mesmo, em sua casa. Por isso, ter a disponibilidade de ir até ela é um grande diferencial.

Entenda a personalidade da noiva

Para aliar o seu trabalho com as expectativas da noiva, é importante entender mais sobre a sua personalidade. Fazer algumas perguntas para conhecê-la melhor e descobrir os seus gostos pessoais é fundamental. Explore bastante o momento da prova da maquiagem, dias antes do casamento, que geralmente é um diferencial oferecido pelo profissional desse segmento. No grande dia, enquanto faz a preparação da pele, por exemplo, é um bom momento para retomar os principais pontos da escolha da cliente e deixar bem alinhado o que ela deseja na maquiagem e o que pode agradá-la.

O seu objetivo durante o processo de maquiagem deve ser surpreender a todos com o resultado. Por isso, esteja pronto para ser versátil e dar um toque extra que faça com que a noiva se identifique com a make.

Saiba lidar com diferentes pessoas

Como visto, ao se tornar um maquiador profissional, você entrará em contato com diversas pessoas. Além da diferença de características físicas, é preciso se preparar para lidar com as diferenças de personalidades.

Isto é, algumas noivas podem ser bem tranquilas e cooperarem com o seu trabalho, enquanto outras podem ser superexigentes. Por esse motivo, ter calma e saber lidar com diferentes situações é fundamental.

Além disso, não desanime se ouvir algum comentário negativo. Pense que as pessoas estão mais ansiosas nesse dia e os nervos estão à flor da pele. Entenda também que cada indivíduo recebeu uma educação que pode ter sido diferente da sua e saber relevar momentos desagradáveis é importante para seguir em frente.

Por isso, caso você passe por uma situação desse tipo, veja-a como uma oportunidade de se manter firme em sua carreira e se impulsionar para aprimorar cada vez mais o seu trabalho.

Por que oferecer uma boa experiência desde o primeiro contato?

Lembra-se daquela expressão: “a primeira impressão é a que fica”? Então, independentemente da área que você trabalha, ao atender um público, é essa a ideia que você precisa ter em mente.

Dessa maneira, oferecer uma boa experiência desde o primeiro contato fará com que o cliente se sinta motivado em escolher o seu serviço, transmitirá mais confiança ao público e aumentará as chances de fidelização.

Para atrair a atenção de seus clientes e fazê-los se interessarem pelos seus serviços, logo no primeiro contato, independentemente do meio de comunicação utilizado, é necessário tomar atitudes como:

  • responder rapidamente — ou estipular o período médio que você leva para retornar aos clientes;
  • tirar todas as dúvidas;
  • falar de uma forma carismática e simpática;
  • ser atencioso;
  • explicar os seus valores e as formas de pagamento que você aceita — muitos profissionais têm vergonha de falar os seus preços logo de início, quando o cliente solicita o orçamento, e isso pode desanimá-lo.

Quais as principais tendências de maquiagem para noivas?

Como você pôde ver, estar por dentro do que há de mais novo e atraente no mundo da beleza é uma carta na manga para você se destacar no mercado. A iluminação, por exemplo, é algo que está em alta na moda nupcial e saber aplicá-la de maneira artística e criativa é outro diferencial.

Além disso, as tendências de moda e beleza, no geral, influenciam também nos padrões nupciais. Por isso, além de saber o que está sendo muito procurado entre as noivas, é necessário se inteirar sobre o que está em alta em todo esse setor.

Essas tendências, geralmente, são definidas com base nos desfiles das semanas de moda que ocorrem por todo o mundo, como a São Paulo Fashion Week (SPFW). Ou seja, vale a pena acompanhar esses eventos, seja por blogs, revistas ou vídeos.

Inspirando-se no que está sendo procurado atualmente, reunimos algumas tendências de maquiagem imperdíveis!

Maquiagem natural

O conceito de “menos é mais” está sendo cada vez mais usado. Com a moda da skin care, as pessoas estão empenhadas em mostrar que têm uma pele saudável, com isso, a alta cobertura de maquiagem é dispensada, com o intuito de deixar em evidência os detalhes naturais da derme.

O objetivo, nesse momento, é realçar a beleza natural da noiva. Para se inspirar, você pode observar a ex-duquesa Meghan Markle, que fez uso desse estilo de maquiagem em seu casamento real, em 2018.

Para realizar essa make, é necessário usar produtos leves e de baixa ou média cobertura apenas para corrigir a pele, sem cobrir todas as imperfeições. As maquiagens de textura líquida e cremosa ganham destaque nesse momento, pois conseguem passar esse efeito de equilíbrio.

Além disso, foi-se a época em que o mate era o protagonista. Agora, a iluminação em pontos estratégicos do rosto é mais procurada, pois ela confere uma aparência bem mais saudável à pessoa. Por isso, é algo muito buscado entre as noivas, junto com o efeito de bronze natural, com as maçãs do rosto levemente rosadas, como se tivessem tomado sol — esse tipo de make fica melhor ainda em casamentos realizado ao ar livre.

Para que fazer uma maquiagem duradoura, no entanto, é necessário preparar a pele e usar um bom selador, como o pó compacto ou o spray fixador. Caso a cerimônia seja realizada durante o dia, utilizar um produto que reduza a oleosidade, como o pó antibrilho é fundamental para evitar o excesso de iluminação no rosto.

Olho marcante

Profissional maquiando noiva

Já que a pele vai ficar mais natural, nada melhor que dar o destaque para os olhos. Um olho marcante não necessariamente significa que a noiva está em busca de uma sombra bem escura. Por isso, é essencial treinar técnicas para dar destaque a essa área sem ser necessário utilizar cores fortes.

Para isso, o esfumado será o seu melhor amigo. No entanto, a coloração indicada é uma tonalidade de marrom, dispensando, ao máximo, o preto. Um delineador discreto para deixar o olhar mais definido também pode ser uma boa aposta.

Já o jogo de cores na sombra é o truque principal. Atualmente, tem-se usado muito o brilho nas pálpebras e essa pode ser uma ótima opção para as noivas. Entretanto, lembre-se de esfumar bem todo o pigmento, para deixar a coloração bem mais natural.

Para complementar, vale a pena dar um toque final com os cílios postiços. Para acertar na escolha, caso a noiva não dê a própria sugestão, observe o formato dos cílios da cliente e busque um modelo parecido. Assim, a sua beleza é realçada de uma maneira bem mais prática e natural, seguindo a tendência do momento.

Contorno

Nos últimos tempos, o contorno tem sido procurado. Para um maquiador, as noções de colorimetria na maquiagem serão fundamentais para dar um efeito equilibrado e realçar os traços da noiva, pois a marcação é feita com um produto cerca de 3 tons mais escuros que a pele.

Para caprichar no contorno, considere o formato do rosto da cliente e siga o formato das suas maçãs e da sua linha de maxilar. Lembre-se de fazer o contorno também nos cantos superiores da testa e no nariz, para deixá-los mais definidos.

Utilizar um pincel adequado para marcação também é importante para não sobrecarregar o contorno. Por fim, o pó bronzeador ou blush, assim como o iluminador, chegam para dar destaque às áreas não favorecidas pelo contorno e deixar a make mais harmoniosa.

Sobrancelhas naturais

olho marcante em maquiagem para noivas

Apesar de o design de sobrancelhas estar muito em alta, a preferência é que elas tenham o aspecto mais natural possível. Isso implica em deixá-las mais grossas, com os fios em destaque. Uma opção aqui é deixá-los bem definidos, porém, sem nenhuma marcação no fundo.

O gel para sobrancelhas ou a máscara de cílios incolor vão ser necessários para organizar os pelos. Contudo, evite deixá-los perfeitamente alinhados, pois isso quebraria o efeito natural desejado pelas noivas.

Como aprender novas técnicas?

Já falamos, ao longo deste guia, que para saber como maquiar noivas, é importante aprender novas técnicas. Contudo, você sabe quais passos tomar para ir em busca desse objetivo? Veja algumas dicas fundamentais:

  • faça cursos profissionalizantes;
  • veja tutoriais na internet;
  • leia muito sobre o assunto;
  • teste diferentes pincéis;
  • aprenda a fazer misturas de produtos;
  • descubra como combinar cores;
  • entenda o efeito da iluminação do local no resultado da maquiagem — a luz natural ajuda a identificar melhor as falhas e imperfeições;
  • aprimore suas técnicas de contorno facial de jogo de sombras.

Como escolher produtos de qualidade?

Como você viu, ter uma maleta de maquiagem bem preparada é um dos primeiros passos para começar a sua carreira como maquiador profissional. Além disso, é importante ter uma grande variedade de tons dos seguintes itens:

  • hidratante, filtro solar e primer;
  • base, BB cream e corretivo (para todos os tipos de pele);
  • paletas de blush, iluminador e pó bronzeador;
  • batons de diferentes texturas e efeitos;
  • paletas com cores variadas de sombra;
  • delineador, lápis e máscara de cílios;
  • pincéis e acessórios para as mais diversas funções.

No entanto, tanto para a automaquiagem, como para maquiar noivas, investir em produtos de qualidade é primordial. Isso porque a pele é um órgão sensível do corpo, portanto, algumas substâncias podem provocar alergias ou causar danos locais.

Dessa maneira, antes de escolher uma marca, veja se os seus produtos, materiais e acessórios foram devidamente testados e aprovados por órgãos de fiscalização de qualidade, como é o caso da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e do INMETRO.

Além disso, é sempre importante ter produtos hipoalergênicos para garantir que quem sofre com alergias não tenha nenhum problema ao ser maquiado. Confira também o prazo de validade e nunca use um material depois de vencido.

Outra dica muito importante é fazer uma pesquisa das informações do fabricante antes de realizar a compra. Ao mesmo tempo, verifique se a empresa não está envolvida em alguma polêmica em relação à qualidade de seus produtos.

Vale a pena também seguir as tendências do mercado. Você deve ter visto como foi alta a procura por glitter biodegradável no carnaval, certo? Isso acontece porque, atualmente, as pessoas estão mais engajadas nas medidas socioambientais. Um resultado disso é a preferência por marcas que não testam em animais. Por isso, ter esses produtos à disposição é outra maneira de conquistar mais clientes.

Como divulgar o trabalho como maquiadora de noivas?

Agora que você conhece mais sobre o universo da maquiagem para noivas, chegou a hora de entender o que fazer para aumentar o alcance de seu trabalho. Tendo em vista que a divulgação é fundamental para conquistar mais clientes, conheça algumas maneiras de potencializar o seu marketing!

Crie um perfil profissional

Como visto, ter uma conta comercial nas redes sociais é outra das primeiras medidas para iniciar a carreira como maquiador para noivas. Esse será o local no qual você poderá apresentar o seu trabalho, compartilhar resultados de make, dar dicas de beleza e permitir que as pessoas cheguem até você.

Por isso, aproveite os benefícios do Facebook e do Instagram para maquiador, pois essas são as redes sociais que permitem uma fácil divulgação de mídia (como vídeos e imagens), essenciais para apresentar o seu trabalho. Além disso, tente fazer postagens regularmente, de preferência em um horário de alto tráfego, como entre 11h e 16h.

Disponibilize também um telefone para contato ou um e-mail para que os clientes possam falar diretamente com você. Deixe os comentários ativados e a caixa de mensagem aberta para que as pessoas também possam se comunicar por esses canais.

Aposte na indicação

O marketing boca a boca ainda é um dos mais eficientes. Por essa razão, fazer parcerias com outros profissionais e pedir a sua indicação — assim como indicá-los também — é outra maneira de fazer com que mais clientes cheguem até você.

Uma noiva, antes de chegar em um maquiador, passa por diversos profissionais, como estilista, fotógrafo, cabeleireiro, manicure, entre outros. Desse modo, encontrar pessoas que também trabalham com moda e beleza nupcial é fundamental para criar boas parcerias e ser indicado.

Caso tenha interesse, outra maneira de aumentar o alcance de sua marca é por meio da parceria com digital influencers, principalmente aqueles que moram em uma região próxima à sua.

Produza conteúdo

Produzir conteúdo é uma forma de mostrar que você entende sobre o assunto e se tornar uma referência confiável para os seus clientes. Por isso, além de usar as suas redes sociais para postar fotos e vídeos de seus trabalhos, você pode aproveitar esses canais para dar dicas de beleza e truques de automaquiagem.

Atualmente, as pessoas estão sempre em busca de informações e conteúdos leves para ver no dia a dia. Ao se depararem com uma dica feita por você, as chances de seguirem o seu perfil, acompanharem as suas postagens, buscarem o seu trabalho ou fazerem recomendações suas são maiores.

Por que fazer um curso especializado?

Depois de todas essas dicas de como maquiar noivas e conquistar sucesso no ramo, chegou a hora de reforçar a principal: realizar um curso para maquiador. A seguir, confira as vantagens de apostar em uma profissionalização!

Conhece novas técnicas

Como reforçamos ao longo deste post, quanto mais técnicas você conhecer e praticar, maior será o público que você poderá atender. Lembre-se de que o conhecimento é fundamental para se destacar entre os concorrentes, por isso, busque-o cada vez mais.

Cria um networking

Ao realizar um curso, você pode conhecer outros profissionais interessados em montar uma parceria. Fazer um networking é fundamental para a divulgação de seu trabalho e um espaço que reúne pessoas interessadas no mesmo assunto é propício para isso.

Aumenta a remuneração

Ao apresentar um certificado de qualificação para realizar esse serviço, você pode cobrar um valor coerente com as suas especializações. Além do mais, os clientes confiam mais em profissionais que realizaram um curso para desenvolver as suas técnicas e preferem desembolsar um maior valor para garantir um melhor trabalho.

Saber como maquiar noivas pode ser justamente o que estava faltando para você alavancar a sua carreira. Aproveite este guia para levantar os pontos que ainda precisam ser trabalhados e não deixe de buscar um curso para aumentar o seu conhecimento e a sua técnica.

O que achou deste post? Tem mais alguma dica de como maquiar noivas? Então, deixe a sua opinião ou sugestão em um comentário! Será um prazer ouvir você!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!