É difícil encontrar hoje uma empresa ou profissional de sucesso que não tenha presença marcante nas redes sociais. Com um grande alcance — mais de 1 bilhão de usuários ativos — e o seu alto poder de segmentação do público, o Instagram para maquiadora é uma ferramenta essencial para conquistar clientes.
Além disso, é possível ganhar mais dinheiro com a venda de produtos, por exemplo. No entanto, é preciso entender melhor as suas funcionalidades e possibilidades para implementar boas estratégias e obter resultados realmente satisfatórios.
Pensando nisso, a seguir vamos abordar algumas dicas simples e eficientes para utilizar em seu Instagram para maquiadora. Acompanhe!
O que você vai encontrar neste artigo:
Crie uma conta comercial
Para começar, você deve criar uma conta comercial para ter acesso a alguns recursos e informações que não estão disponíveis em uma conta pessoal. O processo é bem simples! Basta clicar nas três linhas no canto superior direito do aplicativo e, em seguida, ir em configurações, conta, e escolher a opção “mudar para conta comercial”.
É importante vincular o perfil do Instagram com a fanpage do Facebook para aproveitar melhor as funcionalidades disponíveis. Não se esqueça de preencher corretamente suas informações, como telefone e endereço fixo, se tiver.
Use hashtag
Sabe aquelas palavras-chave que vem logo depois do símbolo “#”, mais conhecido como jogo da velha? Elas servem para categorizar os conteúdos, auxiliando nas buscas. Se um usuário pesquisar “#maquiagemsp”, por exemplo, poderá encontrar publicações que tenham relação com o termo.
Contudo, é preciso usá-las com sabedoria para obter resultados favoráveis, como:
- não separe cada palavra por hashtag;
- use letra maiúscula para que o usuário diferencie as palavras;
- evite escrever muitas palavras juntas, caso contrário, a hashtag poderá ficar ilegível;
- faça uma pesquisa de quais termos têm sido mais usados em seu nicho;
- utilize as palavras-chave de acordo com o conteúdo de sua publicação;
- limite a quantidade para que o post fique apresentável.
Tenha uma bio atraente
A biografia ou “bio”, como é mais chamada, é o espaço no topo da ferramenta para que você faça um resumo sobre o seu negócio e se apresente de forma a atrair mais seguidores. Dessa forma, essa etapa é crucial para dar identidade ao seu trabalho, sendo necessário preenchê-la pensando no tom de voz que deseja transmitir para o seu público — e criar a famosa boa primeira impressão.
Alguns itens não podem faltar na sua bio do Instagram para maquiadora:
- frases objetivas;
- emojis, com cautela para que não cause poluição visual;
- link do seu site ou outra página, caso tiver, para as pessoas que desejam saber mais informações sobre você.
Em termos de informações, é importante inserir:
- de que cidade você é;
- o tipo de trabalho realizado;
- formas de contato — direct, WhatsApp, entre outros.
Interaja com o seu público
A interação gera engajamento, fazendo com que o seu perfil ganhe mais visibilidade e, por consequência, atraia mais clientes. Além disso, é uma forma de conquistar seus atuais seguidores, já que isso faz com que eles se sintam especiais e estejam sempre presentes em suas publicações.
Inclusive, é importante ressaltar que até mesmo os comentários de reclamações devem ser respondidos com atenção e educação — e jamais serem apagados. Essa prática demonstra a credibilidade de seu trabalho e a preocupação em tentar resolver todos os problemas.
Mais uma alternativa interessante de interação são os recursos dos stories. Com ele, é possível fazer enquetes que, além de serem uma forma de se aproximar de seu público, ainda lhe dão um feedback sobre opiniões e preferências, que pode ser usado em novas estratégias ou adequação de seus serviços.
Publique no horário certo
Para garantir mais visualizações, curtidas e comentários, é fundamental analisar os horários de maior audiência de seu perfil. Isso porque cada nicho tem um tipo de público, com hábitos diferentes.
Para estudar o melhor momento de realizar as postagens, basta olhar as métricas disponibilizadas pela própria ferramenta — são gráficos que mostram quais os dias da semana e os períodos que o seu público mais utiliza o Instagram. É legal também testar outros dias e horários alternativos para alcançar um leque maior de pessoas.
E o mais importante: lembre-se de produzir um bom conteúdo, com dicas, sugestões de produtos, maquiagens realizadas em clientes e tendências. Use como auxílio os aplicativos com efeitos exclusivos e que ajudam a organizar o feed, para deixar seu perfil mais bonito.
Faça tutoriais
Os tutoriais estão bombando na internet. Sendo assim, eles são umas das melhores formas de você mostrar o seu trabalho, além de conquistar mais seguidores. Na hora de produzi-los, algumas dicas são importantes:
- invista em uma imagem de qualidade, produzindo os tutoriais com uma boa câmera, mesmo que seja de um smartphone;
- avalie se o som é bom o suficiente para que você seja ouvida sem dificuldade. Além disso, lembre-se sempre de tentar ser mais clara possível;
- seja objetiva! Ninguém gosta de vídeos longos, portanto, faça tudo no máximo em 15 minutos. Se necessário, use recursos de edição para acelerá-los;
- prepare tudo antes de gravar. Pense na iluminação, deixe as maquiagens separadas na mesa e posicione a câmera corretamente;
- veja outros tutoriais para se inspirar e coloque o seu estilo e personalidade para criar a sua marca.
Mostre os bastidores
Falamos pouco dos stories, mas ultimamente, ele tem sido imprescindível nas estratégias de Instagram para maquiadora. Isso porque ele aumenta o engajamento com a audiência e permite uma maior aproximação com o seu público.
Em vídeos de 15 segundos, você pode mostrar sua rotina, os bastidores da sua vida como maquiadora e imagens dos resultados do seu trabalho. Tudo isso adicionando filtros e efeitos que deixam o recurso ainda mais interessante.
O Instagram para maquiadora não precisa ser encarado como um “bicho de sete cabeças”. Com um pouco de prática e dedicação, é possível obter um perfil recheado de seguidores e interação. Inclusive, há diversos cursos no mercado que podem lhe ajudar a usar a ferramenta de forma cada vez mais profissional!
Ficou interessada e quer aprender mais? Então, conheça nossos cursos disponíveis e comece agora mesmo a alavancar sua carreira como maquiadora com a ajuda do Instagram.