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Instagram para maquiadora: veja como usar essa ferramenta e ter sucesso!

É difícil encontrar hoje uma empresa ou profissional de sucesso que não tenha presença marcante nas redes sociais. Com um grande alcance — mais de 1 bilhão de usuários ativos — e o seu alto poder de segmentação do público, o Instagram para maquiadora é uma ferramenta essencial para conquistar clientes.

Além disso, é possível ganhar mais dinheiro com a venda de produtos, por exemplo. No entanto, é preciso entender melhor as suas funcionalidades e possibilidades para implementar boas estratégias e obter resultados realmente satisfatórios. 

Pensando nisso, a seguir vamos abordar algumas dicas simples e eficientes para utilizar em seu Instagram para maquiadora. Acompanhe!

Crie uma conta comercial

Para começar, você deve criar uma conta comercial para ter acesso a alguns recursos e informações que não estão disponíveis em uma conta pessoal. O processo é bem simples! Basta clicar nas três linhas no canto superior direito do aplicativo e, em seguida, ir em configurações, conta, e escolher a opção “mudar para conta comercial”.

É importante vincular o perfil do Instagram com a fanpage do Facebook para aproveitar melhor as funcionalidades disponíveis. Não se esqueça de preencher corretamente suas informações, como telefone e endereço fixo, se tiver.

Use hashtag

Sabe aquelas palavras-chave que vem logo depois do símbolo “#”, mais conhecido como jogo da velha? Elas servem para categorizar os conteúdos, auxiliando nas buscas. Se um usuário pesquisar “#maquiagemsp”, por exemplo, poderá encontrar publicações que tenham relação com o termo.

Contudo, é preciso usá-las com sabedoria para obter resultados favoráveis, como:

  • não separe cada palavra por hashtag;
  • use letra maiúscula para que o usuário diferencie as palavras; 
  • evite escrever muitas palavras juntas, caso contrário, a hashtag poderá ficar ilegível; 
  • faça uma pesquisa de quais termos têm sido mais usados em seu nicho; 
  • utilize as palavras-chave de acordo com o conteúdo de sua publicação; 
  • limite a quantidade para que o post fique apresentável. 

Tenha uma bio atraente

A biografia ou “bio”, como é mais chamada, é o espaço no topo da ferramenta para que você faça um resumo sobre o seu negócio e se apresente de forma a atrair mais seguidores. Dessa forma, essa etapa é crucial para dar identidade ao seu trabalho, sendo necessário preenchê-la pensando no tom de voz que deseja transmitir para o seu público — e criar a famosa boa primeira impressão. 

Alguns itens não podem faltar na sua bio do Instagram para maquiadora:

  • frases objetivas;
  • emojis, com cautela para que não cause poluição visual; 
  • link do seu site ou outra página, caso tiver, para as pessoas que desejam saber mais informações sobre você.

Em termos de informações, é importante inserir:

  • de que cidade você é; 
  • o tipo de trabalho realizado; 
  • formas de contato — direct, WhatsApp, entre outros.

Interaja com o seu público

A interação gera engajamento, fazendo com que o seu perfil ganhe mais visibilidade e, por consequência, atraia mais clientes. Além disso, é uma forma de conquistar seus atuais seguidores, já que isso faz com que eles se sintam especiais e estejam sempre presentes em suas publicações.

Inclusive, é importante ressaltar que até mesmo os comentários de reclamações devem ser respondidos com atenção e educação — e jamais serem apagados. Essa prática demonstra a credibilidade de seu trabalho e a preocupação em tentar resolver todos os problemas. 

Mais uma alternativa interessante de interação são os recursos dos stories. Com ele, é possível fazer enquetes que, além de serem uma forma de se aproximar de seu público, ainda lhe dão um feedback sobre opiniões e preferências, que pode ser usado em novas estratégias ou adequação de seus serviços. 

Publique no horário certo

Para garantir mais visualizações, curtidas e comentários, é fundamental analisar os horários de maior audiência de seu perfil. Isso porque cada nicho tem um tipo de público, com hábitos diferentes.

Para estudar o melhor momento de realizar as postagens, basta olhar as métricas disponibilizadas pela própria ferramenta — são gráficos que mostram quais os dias da semana e os períodos que o seu público mais utiliza o Instagram. É legal também testar outros dias e horários alternativos para alcançar um leque maior de pessoas. 

E o mais importante: lembre-se de produzir um bom conteúdo, com dicas, sugestões de produtos, maquiagens realizadas em clientes e tendências. Use como auxílio os aplicativos com efeitos exclusivos e que ajudam a organizar o feed, para deixar seu perfil mais bonito. 

Faça tutoriais

Os tutoriais estão bombando na internet. Sendo assim, eles são umas das melhores formas de você mostrar o seu trabalho, além de conquistar mais seguidores. Na hora de produzi-los, algumas dicas são importantes: 

  • invista em uma imagem de qualidade, produzindo os tutoriais com uma boa câmera, mesmo que seja de um smartphone; 
  • avalie se o som é bom o suficiente para que você seja ouvida sem dificuldade. Além disso, lembre-se sempre de tentar ser mais clara possível; 
  • seja objetiva! Ninguém gosta de vídeos longos, portanto, faça tudo no máximo em 15 minutos. Se necessário, use recursos de edição para acelerá-los; 
  • prepare tudo antes de gravar. Pense na iluminação, deixe as maquiagens separadas na mesa e posicione a câmera corretamente;
  • veja outros tutoriais para se inspirar e coloque o seu estilo e personalidade para criar a sua marca.

Mostre os bastidores

Falamos pouco dos stories, mas ultimamente, ele tem sido imprescindível nas estratégias de Instagram para maquiadora. Isso porque ele aumenta o engajamento com a audiência e permite uma maior aproximação com o seu público. 

Em vídeos de 15 segundos, você pode mostrar sua rotina, os bastidores da sua vida como maquiadora e imagens dos resultados do seu trabalho. Tudo isso adicionando filtros e efeitos que deixam o recurso ainda mais interessante.

O Instagram para maquiadora não precisa ser encarado como um “bicho de sete cabeças”. Com um pouco de prática e dedicação, é possível obter um perfil recheado de seguidores e interação. Inclusive, há diversos cursos no mercado que podem lhe ajudar a usar a ferramenta de forma cada vez mais profissional! 

Ficou interessada e quer aprender mais? Então, conheça nossos cursos disponíveis e comece agora mesmo a alavancar sua carreira como maquiadora com a ajuda do Instagram.

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