beleza

A diversidade na beleza e seus devidos cuidados

Saúde, beleza e bem-estar são três coisas que andam lado a lado. Uma leva a outra e, por isso, cada vez mais pessoas colocam os cuidados pessoais como prioridade. Sob o ponto de vista corporativo, por exemplo, o Brasil ocupa posição de destaque a nível mundial nesse setor.

Um estudo recente promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) mostra que nosso país só fica atrás dos Estados Unidos e da China em relação ao consumo de produtos estéticos. A mesma pesquisa ainda projeta uma tendência de crescimento nos próximos anos.

Determinados fatores ajudam a explicar a curva ascendente do ramo — como a diversidade na beleza. Certos tabus têm sido quebrados e as pessoas hoje demonstram maior preocupação ligada a aspectos de saúde e estética que antes eram deixados de lado. Para saber mais sobre o assunto em geral, continue conosco por aqui e leia o post até o final!

Cuidados importantes com o corpo

Aplicar cremes hidratantes na pele, ir ao salão de beleza, dormir bem, fazer exercícios físicos e seguir uma rotina saudável de alimentação são hábitos complementares para a saúde do corpo e da mente. Além disso, sair para se distrair com os amigos também faz parte dessa lista.

Sim! Conforme mencionamos no começo do texto: saúde, beleza e bem-estar estão diretamente ligados, e o equilíbrio é fundamental. A seguir, listamos práticas que devem ser seguidas para manter os cuidados com o corpo em dia. Veja!

Saber o tipo de pele do rosto

Ter uma autoestima alta significa estar de bem com você mesmo. Para isso, a própria imagem ao se olhar no espelho precisa ser positiva. Afinal de contas, cuidar de si é uma excelente demonstração de amor-próprio, verdade?

Criar uma rotina de cuidados faciais, por exemplo, figura como atitude muito importante nesse sentido. O primeiro passo é identificar o tipo de pele: ela é seca, oleosa, mista ou sensível? A partir da resposta, fica bem mais fácil encontrar os produtos ideais para o rosto.

Existem quatro fases no processo de manutenção de uma pele saudável e bonita na região da face. Tudo começa com a limpeza — fase em que se retira resíduos da pele para impedir a oleosidade e o aparecimento de espinhas ou acnes. Em seguida, chega a hora da tonificação, eliminando células mortas e resquícios de maquiagem.

Depois, é o momento da hidratação — com a intenção de regular o nível de oleosidade do rosto promovendo a renovação das células e evitando o envelhecimento precoce. Por fim, mas não menos relevante, está a proteção da pele diante da exposição solar. Essa prática é essencial e garante a saúde da derme em longo prazo.

Hidratar mãos e pés

Cumprindo tarefas cotidianas, as duas partes do corpo que mais sofrem com o desgaste são as mãos e os pés. Mesmo assim, dentes, cabelos e rosto recebem atenção muito maior quando o assunto é beleza e bem-estar. Já parou para pensar nisso?

Pois o cuidado com mãos e pés vai bem além de simples vaidade: trata-se de uma questão de saúde. Sem a atenção necessária, a pele das extremidades fica sujeita a contaminações por bactéria e, caso não haja a hidratação correta, o ressecamento aparece.

Não ter o hábito de hidratar mãos e pés também ocasiona outros problemas, como alergia, coceira e esbranquiçamento, além de rachaduras e descamação. A aplicação de bons produtos hidratantes renova o visual da pele e eleva o nível de umidade natural dela, eliminando células mortas e calos.

Como se não bastasse, a hidratação ainda traz benefícios como o rejuvenescimento da derme e uma sensação de relaxamento capaz de renovar as energias do organismo.

Aplicar os produtos certos nos cabelos

Ah, os cabelos! Fonte da preocupação de muitas mulheres e pauta de conversas que podem durar horas, eles realmente são fundamentais para a autoestima e exigem bastante cuidados. Por isso, conhecer informações mais técnicas a respeito dos fios é muito importante para quem atua no segmento da beleza.

Uma série de agentes externos agridem os cabelos a cada dia, entre os quais figuram:

  • poluição;
  • exposição excessiva ao sol;
  • excesso de umidade;
  • processos mecânicos: secador, chapinha, entre outros;
  • processos químicos: modificações de cor e textura, descolorações e demais fatores.

O primeiro passo é identificar o tipo de problema que atinge os fios. A partir disso, o profissional tem a capacidade de indicar o produto ideal para combater os danos e devolver a saúde aos cabelos.

Existem procedimentos distintos, por exemplo, para fios secos quebradiços e para coloridos com afinamento. Apenas o diagnóstico especializado consegue delimitar o desenvolvimento do tratamento adequado. O resultado é a melhora da autoestima e a saúde das madeixas.

Motivos para investir no ramo da beleza

O crescimento do mercado da beleza, abordado no início do post, mostra que o setor passa por um bom momento. De quebra, as perspectivas são bem animadoras para quem tem a intenção de empreender.

Adquirir conhecimento é o mais importante ao longo do processo. Conforme observamos nos tópicos anteriores, conhecer técnicas e se manter atualizado com relação às tendências consiste no ponto principal. A seguir, como complemento, confira motivos pelos quais você deve investir no ramo da beleza:

  • o mercado está aquecido;
  • integrantes das classes C e D fazem parte do rol de consumidores de serviços de beleza — elevando a quantidade de comércios de bairro, por exemplo;
  • a flexibilidade de práticas para se destacar da concorrência é alta, desde o oferecimento de preços menores até a adoção de ações de fidelização da clientela, passando por diferentes formas de pagamento e outros.
  • paradigmas foram quebrados, já que hoje em dia os homens estão muito mais preocupados com aspectos de beleza do que antes.

A diversidade na beleza e seus cuidados é um tema extremamente valioso, que torna esse segmento bastante promissor para quem planeja ingressar nele. Como conferimos ao longo do texto, questões ligadas a estética, bem-estar e saúde nunca estiveram tão em alta.

Por essas e outras, a busca por conhecimento específico é algo capaz de diferenciar profissionais e, consequentemente, empreendimentos. Investir em cursos de especialização agrega valores primordiais para o início de uma trajetória de sucesso.

E aí, gostou do texto? Então aproveite a visita e conheça nosso curso de estética facial, para aprender a aplicar uma limpeza de pele de boa qualidade!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!




Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.