designer de sobrancelha

Designer de sobrancelha: o guia para conquistar o sucesso na carreira!

O desejo de qualquer profissional é, sem dúvidas, conquistar o sucesso na carreira que escolheu trilhar. Isso, é claro, não é diferente quando falamos sobre uma designer de sobrancelha! Assim como qualquer outro trabalhador, ela deseja destaque e boas oportunidades em seu segmento de trabalho.

 

Essa profissão, embora esteja em alta no momento, também traz uma série de desafios. Lidar com o público, dominar todas as técnicas que aparecem, organizar as finanças e gerenciar o próprio negócio são alguns dos pontos que mostram que ser uma designer de sobrancelha não é para quem está de brincadeira.Afinal, como conseguir o sucesso nesse ramo? A seguir, mostraremos algumas informações importantes sobre a carreira de designer de sobrancelha, seu mercado e também daremos dicas de como se tornar uma profissional de destaque mesmo em meio à concorrência acirrada. Vamos lá? Boa leitura!

designer-de-sobrancelhas1

O que faz uma designer de sobrancelha?

Ainda não começou o seu ofício como designer de sobrancelha, mas está considerando essa profissão para algum momento no futuro? Então, o nosso tópico introdutório de hoje é feito especialmente para você!

Entender bem quais são as atribuições de uma designer de sobrancelha é o primeiro grande caminho para entrar nessa profissão com o pé direito. Por isso, agora, falaremos sobre as funções dessa profissional para a melhora da beleza e da autoestima dos clientes, sejam eles homens ou mulheres.

Sim, é isso mesmo! Atualmente, até mesmo os homens — que outrora fugiam de procedimentos ligados à estética por preconceitos e receios que estão, hoje, sendo superados — estão super em busca desse tipo de serviço, o que mostra toda a relevância dele na atualidade.

designer-de-sobrancelhas1

A sobrancelha é, assim como os cabelos, uma espécie de moldura de nosso rosto. Sendo assim, a designer de sobrancelha é a responsável por identificar qual é o “modelo” ideal para cada tipo de face, demarcando os pontos-chave para fazer o melhor desenho para aquela fisionomia.

Além disso, a designer de sobrancelha é responsável também por dar vida àquele desenho, ou seja, por fazer o formato chegar ao resultado esperado. Muitas vezes, essa profissional também pode se especializar na técnica de micropigmentação, fazendo o seu trabalho ser ainda mais completo, abrangente e satisfatório para a clientela.

Qual é a relevância da designer de sobrancelha para o mercado atual?

Como vimos no tópico anterior, a designer de sobrancelha tem uma responsabilidade muito grande: a de dar uma moldura adequada para cada tipo de rosto. Sendo assim, ela precisa não só ter um bom senso estético, mas também estudar muito e se especializar para saber identificar esses detalhes tão sutis. Afinal, tem sempre o cliente que chega com uma pergunta para que você, especialista, responda: “gostaria de ressaltar meus olhos” ou “como faço para parecer mais jovem?”, e por aí vai. Sabemos o quanto as sobrancelhas podem ajudar nessas respostas!

Com o crescimento da internet, das mídias sociais e da autonomia das pessoas sobre os seus próprios corpos, a busca pelo serviço de uma designer de sobrancelha aumentou consideravelmente. Hoje, se sentir bonita (ou bonito) é uma das prioridades da sociedade, que aprendeu que pode — aliás, deve — tirar um tempo para cuidar de si.

Além disso, os cuidados pessoais são, hoje, um grande diferencial profissional, fazendo com que profissionais se destaquem em entrevistas e em seus ambientes de trabalho por se preocuparem com essa questão. Sendo assim, uma bela sobrancelha também pode abrir muitas portas em vários âmbitos de nossas vidas.

Por isso, a designer de sobrancelha hoje é extremamente procurada e valorizada no mercado. No entanto, é preciso se destacar para estar sempre à frente da concorrência. Esse é um dos grandes desafios da profissão.

A seguir, portanto, abordaremos algumas dicas bacanas para ajudá-la a obter esse destaque, se colocando em uma posição sempre acima de suas e seus concorrentes. Afinal de contas, o sucesso está contido nos detalhes. Vamos lá?

Como conquistar o sucesso na carreira de designer de sobrancelha?

Chegamos ao ponto mais importante de nossa conversa de hoje! Agora, aprenderemos algumas dicas essenciais para que você possa, enfim, obter o sucesso merecido e desejado como uma designer de sobrancelha. Tudo pronto? Então, continue a leitura e descubra as melhores maneiras de conquistar seus objetivos profissionais!

Faça cursos de capacitação na área

A primeira dica que podemos passar para quem deseja atuar como designer de sobrancelha — e, sem dúvidas, uma das mais valiosas — é para investir na capacitação profissional. Estudar é algo fundamental para todas as carreiras e isso não é, de modo algum, diferente quando nos referimos à área da estética e da beleza.

Por isso, fazer cursos de capacitação é sempre uma boa pedida para quem busca sucesso e realização como designer de sobrancelha. Eles ajudam desde o reconhecimento e treinamento de novas técnicas até a uma melhor capacidade de gerir um negócio, lidando de modo mais saudável e eficiente com as finanças e vários outros aspectos do empreendedorismo.

Uma boa alternativa é optar pelos cursos online. Eles são completos, didáticos e oferecem certificados realmente válidos para que você possa estudar no conforto de seu lar, sem perder tempo ou dinheiro se deslocando até a escola. São ideais para quem tem uma rotina corrida, mas que ainda assim quer aprender e se qualificar cada vez mais.

Esteja sempre ligada nas tendências mundiais

A capacitação como designer de sobrancelha não deve parar por aí. Embora os cursos possam ajudar no reconhecimento de novas tendências do Brasil e do mundo — e certamente o fazem! — boa parte desse processo deve ser guiado pelo próprio profissional.

O indivíduo que trabalha com a área de beleza deve ser um eterno curioso. Afinal, diversas novidades surgem o tempo inteiro. Além disso, acompanhar as tendências da moda e da cultura de outros lugares é algo extremamente importante para que suas clientes recebam sempre o melhor em primeiríssima mão!

Uma tendência bem recente no Brasil mas que já vem ganhando várias adeptas é a brow lamination. Muito popular na Europa — principalmente na Rússia, onde surgiu —, é um tipo de design que pode trazer um resultado tanto natural quanto mais moderno e fora do convencional. A designer de sobrancelha que sabe fazer essa técnica já está muito à frente da concorrência.

Outro ponto que a designer de sobrancelha deve sempre estar atenta é a mídia. Muitas vezes, as tendências surgem de filmes, novelas, séries, programas de televisão e outros veículos do gênero. Sendo assim, esse é um bom lugar para manter os olhos e sair sempre na frente na hora de oferecer novidades em seu atendimento.

Conheça os principais tipos de design de sobrancelha

Além de conhecer as tendências, o sucesso de uma designer de sobrancelha tem tudo a ver com o conhecimento sobre os principais tipos de design, ou seja, as técnicas que podem ser utilizadas para ajudar os clientes a saírem de seu salão com um belo sorriso de satisfação em seus rostos.

Um bom exemplo é a micropigmentação, que tem feito a cabeça de pessoas de todos os sexos e faixas etárias. Especializar-se e buscar diferenciais (a micropigmentação para pessoas ruivas, por exemplo) é sempre muito interessante e valorizado dentro do mercado.

Além disso, há outros tipos e técnicas que podem engrandecer o seu negócio, como a técnica fio a fio com highlight, a hena, o alisamento de sobrancelhas… A lista é grande e praticamente infindável. É claro que as novidades não deixam de surgir. Novas tecnologias são sempre criadas para tornar o atendimento mais realista e satisfatório.

Participe de eventos do segmento

Uma maneira de conseguir que tudo isso que foi mencionado acima seja feito é investir em eventos do segmento! Visitar encontros, palestras e outros tipos de reuniões com empresários do ramo é sempre uma ótima maneira de ficar por dentro das novidades.

Alternativa bacana são as feiras, que reúnem todos esses benefícios em um só lugar. Esse também é um ótimo tipo de evento para conhecer não só as técnicas diferentes, mas também produtos que realmente podem fazer a diferença no dia a dia do seu salão!

Por isso, fique antenado também às oportunidades de eventos. Essa é, além de tudo, uma ótima maneira de ampliar a sua rede de contatos e fazer amigos na área. O networking é outra arma poderosa para o seu sucesso. Falaremos mais sobre ele em alguns instantes.

Conheça seu perfil de cliente

A próxima dica diz respeito a um fator indissociável de seu sucesso como designer de sobrancelha — seus clientes.

Embora conhecer diferentes tipos de técnicas e tendências internacionais seja fundamental para ter um portfólio amplo, conhecer seu cliente é fundamental para manter seu negócio de pé. Afinal, assim você saberá qual tipo de serviço será seu carro-chefe.

Primeiramente, é preciso entender:

  • qual tipo de cliente você quer atender;
  • se esse tipo de cliente está presente na região na qual você pretende atender.

Digamos que você deseja ser uma designer de sobrancelha que trabalha com técnicas de resultados mais naturais, no entanto a maior parte das clientes na região procura por algo mais marcado, mas com bastante durabilidade. Dessa forma, é possível trabalhar diferentes estratégias:

  • oferecer seus serviços em uma região que tenha um tipo de perfil parecido com o que você deseja atender;
  • levar a sobrancelha mais marcada e duradoura para as clientes que já gostam desse tipo de serviço;
  • oferecer as técnicas mais naturais para clientes que desejam esse tipo de resultado, mas não encontram na concorrência.

Conhecer o perfil de cliente que você quer (ou vai) atender também ajuda a precificar seu trabalho, estipular regiões de atendimento, criar um portfólio mais de acordo com suas preferências, saber a forma de comunicação com ele e muito mais.

Saiba atender bem os clientes

A clientela é, literalmente, a alma de todo o negócio. Sem eles, seu empreendimento não irá a lugar algum!

Por isso, é fundamental que você saiba lidar bem com a clientela, atendendo às suas principais demandas. Essa deve ser a prioridade máxima de seu negócio. Para tal, é essencial que você pratique não só a empatia e a educação, mas também estude sobre os melhores métodos para conseguir o efeito desejado.

Há uma série de cursos e estratégias que podem ajudá-lo a melhorar o seu atendimento, dedicados exclusivamente a empreendedores de diversas áreas. Além disso, a experiência é sempre um fator muito importante. Por isso, preste bem atenção aos seus eventuais erros e tome o cuidado necessário para não repeti-los no futuro.

designer-de-sobrancelhas

Trabalhe na fidelização

Um dos caminhos para estabelecer uma boa relação com a sua clientela é focar na fidelização. Estudar esse conceito é muito importante para que o seu negócio obtenha o sucesso necessário.

De modo simplificado, a fidelização ocorre quando você tem clientes que não trocam os seus serviços pelos de nenhum outro designer de sobrancelha. Na teoria, é muito fácil conseguir isso, certo? No entanto, na prática, a situação é um pouco diferente.

Por isso, invista em fatores que vão além de um atendimento amável e afetuoso. Qualifique-se, ofereça brindes que valorizem o cliente fiel, faça constantes pesquisas com a clientela (para ver o que pode ser melhorado e o que deve ser mantido), invista em diferenciais e até mesmo em melhores instalações e na infraestrutura de seu negócio. Tudo vale para mantê-los felizes!

Tenha uma atitude profissional

Outra palavra-chave para quem busca sucesso como designer de sobrancelha é profissionalismo. Ter uma atitude profissional pode fazer maravilhas na fidelização de seus clientes e na criação de sua marca, tornando-a uma referência em seu trabalho na área em que você atua.

Afinal, o que é o profissionalismo? Essa palavra é um adjetivo que denota boas características presentes em profissionais sérios e comprometidos com o seu trabalho. Algumas das palavras que fazem parte desse conceito são responsabilidade, respeito, competência, empatia e inteligência emocional.

Os cursos podem ajudar também nessa questão. No entanto, mais uma vez a experiência fará toda a diferença nesse quesito. A dica é sempre ouvir o que seus clientes têm a dizer (saber lidar com críticas construtivas e aplicá-las no dia a dia do trabalho é primordial!) e mostrar seriedade em seu serviço.

Capriche na pontualidade

Outra característica de uma boa designer de sobrancelha — e que tem tudo a ver com profissionalismo — é a pontualidade. Ninguém gosta de ficar esperando, não é mesmo? Por isso, é fundamental que você tenha uma agenda de atendimentos e que os siga à risca, sempre informando suas clientes com antecedência sobre eventuais imprevistos.

Além disso, é importante ter em mente que a pontualidade é uma via de mão dupla. Clientes que se atrasam podem prejudicar todo o andamento de sua agenda, fazendo com que outras pessoas também sejam prejudicadas. Por isso, seja firme e remarque esse tipo de atendimento, sempre prezando pela educação e bom senso.

Uma dica para não se indispor com as clientes é dar 15 minutos de tolerância. Assim, você faz sua agenda considerando esse tempo a mais e não complica seus horários.

Ter uma agenda firme e que é sempre seguida fará com que seus clientes possam confiar em você. A longo prazo, isso também é um ótimo trabalho para a fidelização e para o sucesso de seu negócio, que será visto como confiável e responsável por todos da região em que você atua.

Trabalhe com os melhores produtos e utensílios

Investir em bons produtos é outra maneira de cativar a sua clientela e fazer de seu negócio um grande sucesso. Isso envolve trabalhar com marcas reconhecidas no mercado, que garantam a segurança de seus clientes e façam com que eles se sintam mais confiantes em confiar em seus serviços.

Buscar alternativas interessantes para economizar na compra desse material também é muito importante. Afinal, manter a saúde financeira de sua empresa é tão primordial quanto renovar o seu estoque.

Por isso, invista também na busca por bons fornecedores, que tenham um preço mais convidativo e sejam, ao mesmo tempo, confiáveis. Isso a deixará muito mais confortável e ajudará bastante na programação financeira de seu negócio.

Cuide do marketing pessoal

Além do marketing da sua empresa (sobre o qual falaremos em alguns instantes), é fundamental prestar atenção também ao seu marketing pessoal. Isso diz respeito, por exemplo, ao modo como você se coloca para a comunidade em que você está centrada.

Não misturar a vida pessoal e profissional, por exemplo, é sempre uma boa estratégia. Isso evita uma série de problemas que podem facilmente ser evitados. Sendo assim, busque sempre um equilíbrio entre esses aspectos.

Além disso, se posicione como uma pessoa séria. Isso, é claro, não quer dizer que você não possa ser leve e brincalhona, mas que a seriedade no ambiente de trabalho é fundamental. Esse é o melhor marketing possível para garantir que seu nome seja visto com o respeito que você e seu negócio merecem!

Estude os aspectos de gestão

Gerir um negócio não é nada fácil. É preciso muita responsabilidade, organização e, claro, conhecimento de causa. Obviamente, você pode aprender errando e consertando os seus erros, mas é sempre melhor evitar esse tipo de aprendizado, não é mesmo?

Por isso, que tal investir em cursos que trabalhem essa questão? Aprender a gerenciar seu empreendimento é fundamental para que ele seja um grande sucesso. Com esse tipo de estratégia, você entrará no mundo dos negócios com o pé direito e já sabendo do básico necessário para mandar super bem!

Os cursos, mais uma vez, podem ser presenciais ou completamente online. Basta optar por aquilo que funcionar melhor para você e se adequar mais ao seu dia a dia, proporcionando um aprendizado mais completo e personalizado para as suas necessidades. O que importa é não deixar de buscar esse tipo de qualificação!

Aprenda a gerenciar as finanças

Outro aspecto indispensável da gestão de uma designer de sobrancelha é a parte dedicada às finanças. Sem um bom controle financeiro, as chances de que tudo dê errado são, infelizmente, bastante altas. Por isso, é sempre recomendado que você dedique um tempo a estudar essa questão.

Assim como a gestão do negócio como um todo, nos quais normalmente há um tópico dedicado ao controle do dinheiro, há cursos dedicados exclusivamente ao aspecto monetário dos empreendimentos. Esse é um âmbito bastante delicado, por isso, dedique um certo tempo a entender bem como tudo funciona.

Lembre-se também de manter um caixa reserva. Ele é essencial para os momentos de crise. Por isso, inclua esse ponto em seu planejamento financeiro para evitar problemas quando o movimento em seu empreendimento ficar reduzido por qualquer razão. Esse tipo de cuidado pode salvar o seu negócio!

Mantenha a rede de contatos ativa

Dizem, por aí, que ninguém consegue ser feliz sozinho. Isso, no mundo dos negócios, certamente é uma máxima verdadeira. Criar uma boa rede de contatos (atitude também conhecida como networking) é fundamental para a sobrevivência de absolutamente qualquer empreendimento.

Ter amigos, sejam eles influentes ou não, é essencial para ajudá-lo em uma série de momentos. Conhecer as pessoas certas pode ser muito útil não só em momentos nos quais você precisa de um socorro, mas também para marketing e muitos outros pontos importantes.

Por isso, busque sempre fazer amizade e criar boas relações com as pessoas ao seu redor, ainda que elas não sejam da mesma área que você. Contatos nunca são demais e nunca se sabe quando você precisará de uma ajuda ou poderá, quem sabe, ajudar alguém.

Divulgue seu trabalho

Investir em marketing é outro ponto crucial para o sucesso de qualquer negócio. Aqui, no entanto, não vale apenas fazer, por exemplo, panfletagem de seus serviços. É preciso estudar um pouco a questão e ver o que é mais viável para o local em que você trabalha. Para isso, um estudo da região é imprescindível.

A partir daí, é possível determinar quais são os canais que atingirão melhor as pessoas daquela região, aumentando o alcance de seu negócio. Bons exemplos de estratégias incluem o marketing digital (com o uso de blogs e redes sociais) e, claro, o marketing panfletário, além de faixas e outras medidas interessantes. Não se esqueça de abusar de boas fotos (de clientes reais, claro!) e mostrar diversos “antes e depois”. Assim, seu público vai conseguir identificar exatamente a importância do seu trabalho, e valorizá-lo mais.

designer-de-sobrancelhas

Além disso, lembre-se de que é possível relacionar algumas coisas com outras. O bom atendimento aos clientes, por exemplo, é uma ótima maneira de trabalhar a divulgação de seu negócio. O marketing boca a boca, feito por meio da recomendação de clientes fidelizados a uma potencial clientela, é extremamente eficiente.

Aproveite o meio digital

Além do marketing pessoal, uma ótima forma de uma designer de sobrancelha apresentar seu trabalho é por meio do digital. Você consegue não só atingir suas potenciais clientes, como também divulgar seus serviços para um público muito maior, mas interessado em beleza e visagismo.

Trabalhando da forma certa, você pode até se tornar autoridade no segmento — aquela profissional que, quando fala, as pessoas confiam, já que mostra domínio sobre a área de atuação.

Você pode fazer marketing digital de diversas formas:

Redes sociais

Facebook e Instagram (este último, principalmente) são ótimas redes para mostrar seu trabalho. Você pode fazer antes x depois, dar dicas de manutenção, explicar a diferença de uma técnica e outra, mostrar bastidores do serviço e muito mais. Se tiver desenvoltura, uma boa câmera de celular e um microfone, você pode gravar tutoriais no YouTube.

Outra rede muito interessante é o Pinterest. Embora menos popular, é uma plataforma estritamente visual e muito voltada para o mercado de beleza. Lá, quem tem perfil comercial pode postar fotos  — separe as melhores do seu portfólio.

Site

O site é o centralizador de todo o trabalho no meio digital. Nele, você explica um pouco sobre seu histórico profissional e técnicas nas quais trabalha,  deixa endereços de contato, mostra imagens do trabalho, diz local e horário de atendimento e muito mais. Lá também será o local onde o potencial cliente vai encontrar suas redes sociais.

Anúncios pagos

Google e redes sociais oferecem anúncios pagos — os chamados links patrocinados. No caso do Google Ads, seu anúncio pode aparecer para pessoas que digitam a palavra-chave dele. Por exemplo: designer de sobrancelha Osasco. A plataforma trabalha com um sistema de leilões, em que sua campanha aparece de acordo com a qualidade do conteúdo e o valor que você está disposta a pagar.

Já nas redes sociais, você pode criar um anúncio ou impulsionar um post já feito. Para isso, crie o perfil de usuário para quem você deseja que seu conteúdo apareça. A rede social vai mostrá-la no feed ou stories de pessoas com perfil parecido e, principalmente, região próxima a você.

Busque diferenciais

As pessoas buscam, instintivamente, por novidades. Esse é um aspecto praticamente inerente aos seres humanos. É natural que busquemos coisas diferentes, já que somos curiosos e inquietos. Por isso, que tal se aproveitar desse aspecto da natureza de sua clientela?

Sendo assim, tente ser diferente! Use e abuse de sua criatividade e não tenha medo de investir em coisas que ninguém pensou antes. Esse tipo de ousadia pode ser a chave para que você se destaque em meio a uma série de outros profissionais que também buscam, assim como você, o seu lugar ao sol.

Uma dica bem interessante é fazer, sempre que possível, uso da tecnologia. Seja para promover a automação de processos no negócio ou para trazer aspectos diferentes para a experiência de seus clientes, uma coisa é certa: essa é uma estratégia que traz muito retorno com, muitas vezes, um pequeno investimento inicial. Pense nisso!

Cuide da vida pessoal e da saúde

Por fim, a nossa última dica não está diretamente relacionada com o seu negócio, mas tem absolutamente tudo a ver com ela. É importante, sim, se qualificar, estudar e trabalhar ao máximo para que tudo dê certo. No entanto, cuidar de si mesmo também é algo que não pode ser deixado de lado.

Pessoas cansadas e doentes não costumam estar em seu melhor aspecto. Isso, além de prejudicar o marketing pessoal, pode afetar gravemente a qualidade dos serviços prestados, fazendo com que a situação vire uma grande bola de neve difícil de conter.

Por isso, uma dica essencial para o sucesso de seu negócio é: tenha carinho e cuidado por você. Cuide de sua alimentação, durma bem, pratique exercícios físicos e tire um tempinho para descansar. Isso é fundamental para que as energias sejam recarregadas e, assim, você possa dar o seu melhor no dia a dia profissional.

Agora que já vimos as dicas para conquistar o sucesso como uma designer de sobrancelha, o que você está esperando? Comece a sua qualificação profissional o quanto antes! Apenas ela a colocará em uma posição de destaque no mercado, fazendo com que você receba maior atenção de seu público e saiba como lidar com todos os desafios dessa profissão de cabeça erguida.

Viu como é possível investir na carreira de designer de sobrancelha? Para se tornar uma especialistas em todas as técnicas necessárias, confira nossos cursos específicos da área e conquiste mais rápido seu sucesso profissional.

 

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!




    Fale o que você pensa

    O seu endereço de e-mail não será publicado.