designer de sobrancelha

 Designer de sobrancelha: o guia para conquistar o sucesso na carreira!

O desejo de qualquer profissional é, sem dúvidas, conquistar o sucesso na carreira que escolheu trilhar. Isso, é claro, não é diferente quando falamos sobre uma designer de sobrancelhas! Assim como qualquer outro trabalhador, ela deseja destaque e boas oportunidades em seu segmento de trabalho.

Essa profissão, embora esteja em alta no momento, também traz uma série de desafios. Lidar com o público, organizar as finanças e gerenciar o próprio negócio são alguns dos pontos que mostram que ser uma designer não é para quem está de brincadeira.

Afinal, como conseguir o sucesso nesse ramo? A seguir, mostraremos algumas informações importantes sobre essa carreira, seu mercado e também daremos dicas de como se tornar uma profissional de destaque mesmo em meio à concorrência acirrada. Vamos lá? Boa leitura!

O que faz uma designer de sobrancelhas?

Ainda não começou o seu ofício como designer, mas está considerando essa profissão para algum momento no futuro? Então, o nosso tópico introdutório de hoje é feito especialmente para você!

Entender bem quais são as atribuições de uma designer de sobrancelhas é o primeiro grande caminho para entrar nessa profissão com o pé direito. Por isso, agora, falaremos sobre as funções dessa profissional para a melhora da beleza e da autoestima dos clientes, sejam eles homens ou mulheres.

Sim, é isso mesmo! Atualmente, até mesmo os homens — que outrora fugiam de procedimentos ligados à estética por preconceitos e receios que estão, hoje, sendo superados — estão em busca desse tipo de serviço, o que mostra toda a relevância dele na atualidade.

A sobrancelha é, assim como os cabelos, uma espécie de moldura de nosso rosto. Sendo assim, a profissional de design é a responsável por identificar qual é o “modelo” ideal de sobrancelha para cada tipo de rosto, demarcando os pontos-chave para fazer o melhor desenho para aquela fisionomia.

Além disso, a designer é responsável também por dar vida àquele desenho, ou seja, por fazer a sobrancelha chegar ao resultado esperado. Muitas vezes, essa profissional também pode se especializar na técnica de micropigmentação, fazendo o seu trabalho ser ainda mais completo, abrangente e satisfatório para a clientela.

Qual é a relevância desse profissional para o mercado atual?

Como vimos no tópico anterior, a profissional de design de sobrancelhas tem uma responsabilidade muito grande: a de dar uma moldura adequada para cada tipo de rosto. Sendo assim, ela precisa não só ter um bom senso estético, mas também estudar muito e se especializar para saber identificar esses detalhes tão sutis.

Com o crescimento da internet, das mídias sociais e da autonomia das pessoas sobre os seus próprios corpos, a busca por esse tipo de serviço aumentou consideravelmente. Hoje, se sentir bonita (ou bonito) é uma das prioridades da sociedade, que aprenderam que podem e devem tirar um tempo para cuidar de si.

Além disso, os cuidados pessoais são, hoje, um grande diferencial profissional, fazendo com que profissionais se destaquem em entrevistas e em seus ambientes de trabalho por se preocuparem com essa questão. Sendo assim, uma bela sobrancelha também pode abrir muitas portas em vários âmbitos de nossas vidas.

Por isso, essa profissional hoje é extremamente procurada e valorizada no mercado. No entanto, é preciso se destacar para estar sempre à frente da concorrência. Esse é um dos grandes desafios da designer de sobrancelhas.

A seguir, portanto, abordaremos algumas dicas bacanas para ajudá-la a obter esse destaque, se colocando em uma posição sempre acima de suas e seus concorrentes. Afinal de contas, o sucesso está contido nos detalhes. Vamos lá?

Como conquistar o sucesso na carreira de designer de sobrancelha?

Chegamos ao ponto mais importante de nossa conversa de hoje! Agora, aprenderemos algumas dicas essenciais para que você possa, enfim, obter o sucesso merecido e desejado como uma designer de sobrancelhas. Tudo pronto? Então, continue a leitura e descubra as melhores maneiras de conquistar seus objetivos profissionais!

Fazer cursos de capacitação na área

A primeira dica que podemos passar — e, sem dúvidas, uma das mais valiosas — é: se capacite. Estudar é algo fundamental para todas as carreiras e isso não é, de modo algum, diferente quando nos referimos à área da estética e da beleza.

Por isso, fazer cursos de capacitação é sempre uma boa pedida para quem busca sucesso e realização na vida profissional. Eles ajudam desde o reconhecimento e treinamento de novas técnicas até a uma melhor capacidade de gerir um negócio, lidando de modo mais saudável e eficiente com as finanças e vários outros aspectos do empreendedorismo.

Uma boa alternativa é optar pelos cursos online. Eles são completos, didáticos e oferecem certificados realmente válidos para que você possa estudar no conforto de seu lar, sem perder tempo ou dinheiro se deslocando até a escola. São ideais para quem tem uma rotina corrida, mas que ainda assim querem aprender e se qualificar cada vez mais.

Estar sempre ligada nas tendências mundiais

A capacitação, no entanto, não para por aí. Embora os cursos possam ajudar no reconhecimento de novas tendências do Brasil e do mundo — e certamente o fazem! — boa parte desse processo deve ser guiado pelo próprio profissional.

O indivíduo que trabalha com a área de beleza deve ser um eterno curioso. Afinal, diversas novidades surgem o tempo inteiro. Além disso, acompanhar as tendências da moda e da cultura de outros lugares é algo extremamente importante para que suas clientes recebam sempre o melhor em primeiríssima mão!

Outro ponto que a designer de sobrancelhas deve sempre estar atenta é a mídia. Muitas vezes, as tendências surgem de filmes, novelas e outros veículos desse gênero. Sendo assim, esse é um bom lugar para manter os olhos e sair sempre na frente na hora de oferecer novidades em seu atendimento.

Conhecer os principais tipos de design de sobrancelha

Além de conhecer as tendências, o sucesso de uma designer de sobrancelha tem tudo a ver com o conhecimento sobre os principais tipos de design, ou seja, as técnicas que podem ser utilizadas para ajudar os clientes a saírem de seu salão com um belo sorriso de satisfação em seus rostos.

Um bom exemplo é a micropigmentação, que tem feito a cabeça de pessoas de todos os sexos e faixas etárias. Se especializar e buscar diferenciais (como a micropigmentação para pessoas ruivas, por exemplo) é sempre muito interessante e valorizado dentro do mercado.

Além disso, há outros tipos e técnicas que podem engrandecer o seu negócio, como a técnica fio a fio com highlight, a hena, o alisamento de sobrancelhas… a lista é grande e praticamente infindável. É claro que as novidades não deixam de surgir. Novas tecnologias são sempre criadas para tornar o atendimento mais realista e satisfatório.

Participar de eventos do segmento

Uma maneira de conseguir que tudo isso que foi mencionado acima seja feito é investir em eventos do segmento! Visitar encontros, palestras e outros tipos de reuniões com empresários do ramo é sempre uma ótima maneira de ficar por dentro das novidades.

Alternativa bacana são as feiras, que reúnem todos esses benefícios em um só lugar. Esse também é um ótimo tipo de evento para conhecer não só as técnicas diferentes, mas também produtos que realmente podem fazer a diferença no dia a dia do seu salão!

Por isso, fique antenado também às oportunidades de eventos. Essa é, além de tudo, uma ótima maneira de ampliar a sua rede de contatos e fazer amigos na área. O networking é outra arma poderosa para o seu sucesso. Falaremos mais sobre ele em alguns instantes.

Saber atender bem os clientes

A próxima dica diz respeito a um fator indissociável de seu sucesso como designer de sobrancelhas — seus clientes. A clientela é, literalmente, a alma de todo o negócio. Sem eles, seu empreendimento não irá a lugar algum!

Por isso, é fundamental que você saiba lidar bem com a clientela, atendendo às suas principais demandas. Essa deve ser a prioridade máxima de seu negócio. Para tal, é essencial que você pratique não só a empatia e a educação, mas também estude sobre os melhores métodos para conseguir o efeito desejado.

Há uma série de cursos e estratégias que podem ajudá-lo a melhorar o seu atendimento, dedicados exclusivamente a empreendedores de diversas áreas. Além disso, a experiência é sempre um fator muito importante. Por isso, preste bem atenção aos seus eventuais erros e tome o cuidado necessário para não repeti-los no futuro.

Trabalhar na fidelização

Um dos caminhos para estabelecer uma boa relação com a sua clientela é focar na fidelização. Estudar esse conceito é muito importante para que o seu negócio obtenha o sucesso necessário.

De modo simplificado, a fidelização ocorre quando você tem clientes que não trocam os seus serviços pelos de nenhum outro designer de sobrancelhas. Na teoria, é muito fácil conseguir isso, certo? No entanto, na prática, a situação é um pouco diferente.

Por isso, invista em fatores que vão além de um atendimento amável e afetuoso. Se qualifique, ofereça brindes que valorizem o cliente fiel, faça constantes pesquisas com a clientela (para ver o que pode ser melhorado e o que deve ser mantido), invista em diferenciais e até mesmo em melhores instalações e na infraestrutura de seu negócio. Tudo vale para mantê-los felizes!

Ter uma atitude profissional

Outra palavra-chave para quem busca sucesso no ramo de design de sobrancelhas é profissionalismo. Ter uma atitude profissional pode fazer maravilhas na fidelização de seus clientes e na criação de sua marca, tornando-a uma referência em seu trabalho na área em que você atua.

Afinal, o que é o profissionalismo? Essa palavra é um adjetivo que denota boas características presentes em profissionais sérios e comprometidos com o seu trabalho. Algumas das palavras que fazem parte desse conceito são: responsabilidade, respeito, competência, empatia, inteligência emocional e muito mais.

Os cursos podem ajudar também nessa questão, mas, mais uma vez, a experiência fará toda a diferença nesse quesito. A dica é sempre ouvir o que seus clientes têm a dizer (saber lidar com críticas construtivas e aplicá-las no dia a dia do trabalho é primordial!) e mostrar seriedade em seu serviço.

Caprichar na pontualidade

Outra característica de um bom profissional — e que tem tudo a ver com profissionalismo — é a pontualidade. Ninguém gosta de ficar esperando, não é mesmo? Por isso, é fundamental que você tenha uma agenda de atendimentos e que os siga à risca, sempre informando suas clientes com antecedência sobre eventuais imprevistos.

Além disso, é importante ter em mente que a pontualidade é uma via de mão dupla. Clientes que se atrasam podem prejudicar todo o andamento de sua agenda, fazendo com que outras pessoas também sejam prejudicadas. Por isso, seja firme e remarque esse tipo de atendimento, sempre prezando pela educação e bom senso.

Ter uma agenda firme e que é sempre seguida fará com que seus clientes possam confiar em você. A longo prazo, isso também é um ótimo trabalho para a fidelização e para o sucesso de seu negócio, que será visto como confiável e responsável por todos da região em que você atua.

Trabalhar com os melhores produtos e utensílios

Investir em bons produtos é outra maneira de cativar a sua clientela e fazer de seu negócio um grande sucesso. Isso envolve trabalhar com marcas reconhecidas no mercado, que garantam a segurança de seus clientes e façam com que eles se sintam mais confiantes em confiar em seus serviços.

Buscar alternativas interessantes para economizar na compra desse material também é muito importante. Afinal, manter a saúde financeira de sua empresa é tão primordial quanto renovar o seu estoque.

Por isso, invista também na busca por bons fornecedores, que tenham um preço mais convidativo e sejam, ao mesmo tempo, confiáveis. Isso a deixará muito mais confortável e ajudará bastante na programação financeira de seu negócio.

Cuidar do marketing pessoal

Além do marketing da sua empresa (sobre o qual falaremos em alguns instantes), é fundamental prestar atenção também ao seu marketing pessoal. Isso diz respeito, por exemplo, ao modo como você se coloca para a comunidade em que você está centrada.

Não misturar a vida pessoal e profissional, por exemplo, é sempre uma boa estratégia. Isso evita uma série de problemas que podem facilmente ser evitados. Sendo assim, busque sempre um equilíbrio entre esses aspectos.

Além disso, se posicione como uma pessoa séria. Isso, é claro, não quer dizer que você não possa ser leve e brincalhona, mas que a seriedade no ambiente de trabalho é fundamental. Esse é o melhor marketing possível para garantir que seu nome seja visto com o respeito que você e seu negócio merecem!

Estudar os aspectos de gestão

Gerir um negócio não é nada fácil. É preciso muita responsabilidade, organização e, claro, conhecimento de causa. Obviamente, você pode aprender errando e consertando os seus erros, mas é sempre melhor evitar esse tipo de aprendizado, não é mesmo?

Por isso, que tal investir em cursos que trabalhem essa questão? Aprender a gerenciar seu empreendimento é fundamental para que ele seja um grande sucesso. Com esse tipo de estratégia, você entrará no mundo dos negócios com o pé direito e já sabendo do básico necessário para mandar super bem!

Os cursos, mais uma vez, podem ser presenciais ou completamente online. Basta optar por aquilo que funcionar melhor para você e se adequar mais ao seu dia a dia, proporcionando um aprendizado mais completo e personalizado para as suas necessidades. O que importa é não deixar de buscar esse tipo de qualificação!

Aprender a gerenciar as finanças

Outro aspecto indispensável da gestão é a parte dedicada às finanças. Sem um bom controle financeiro, as chances de que tudo dê errado são, infelizmente, bastante altas. Por isso, é sempre recomendado que você dedique um tempo a estudar essa questão.

Assim como a gestão do negócio como um todo, nos quais normalmente há um tópico dedicado ao controle do dinheiro, há cursos dedicados exclusivamente ao aspecto monetário dos empreendimentos. Esse é um âmbito bastante delicado, por isso, dedique um certo tempo a entender bem como tudo funciona.

Lembre-se também de manter um caixa reserva. Ele é essencial para os momentos de crise. Por isso, inclua esse ponto em seu planejamento financeiro para evitar problemas quando o movimento em seu empreendimento ficar reduzido por qualquer razão. Esse tipo de cuidado pode salvar o seu negócio!

Manter a rede de contatos ativa

Dizem, por aí, que ninguém consegue ser feliz sozinho. Isso, no mundo dos negócios, certamente é uma máxima verdadeira. Criar uma boa rede de contatos (atitude também conhecida como networking) é fundamental para a sobrevivência de absolutamente qualquer empreendimento.

Ter amigos, sejam eles influentes ou não, é essencial para ajudá-lo em uma série de momentos. Conhecer as pessoas certas pode ser muito útil não só em momentos nos quais você precisa de um socorro, mas também para marketing e muitos outros pontos importantes.

Por isso, busque sempre fazer amizade e criar boas relações com as pessoas ao seu redor, ainda que elas não sejam da mesma área que você. Contatos nunca são demais e nunca se sabe quando você precisará de uma ajuda ou poderá, quem sabe, ajudar alguém.

Divulgar o trabalho

Investir em marketing é outro ponto crucial para o sucesso de qualquer negócio. Aqui, no entanto, não vale apenas fazer, por exemplo, panfletagem de seus serviços. É preciso estudar um pouco a questão e ver o que é mais viável para o local em que você trabalha. Para isso, um estudo da região é imprescindível.

A partir daí, é possível determinar quais são os canais que atingirão melhor as pessoas daquela região, aumentando o alcance de seu negócio. Bons exemplos de estratégias incluem o marketing digital (com o uso de blogs e redes sociais) e, claro, o marketing panfletário, além de faixas e outras medidas interessantes.

Além disso, lembre-se de que é possível relacionar algumas coisas com outras. O bom atendimento aos clientes, por exemplo, é uma ótima maneira de trabalhar a divulgação de seu negócio. O marketing boca a boca, feito por meio da recomendação de clientes fidelizados a uma potencial clientela, é extremamente eficiente.

Buscar diferenciais

As pessoas buscam, instintivamente, por novidades. Esse é um aspecto praticamente inerente aos seres humanos. É natural que busquemos coisas diferentes, já que somos curiosos e inquietos. Por isso, que tal se aproveitar desse aspecto da natureza de sua clientela?

Sendo assim, tente ser diferente! Use e abuse de sua criatividade e não tenha medo de investir em coisas que ninguém pensou antes. Esse tipo de ousadia pode ser a chave para que você se destaque em meio a uma série de outros profissionais que também buscam, assim como você, o seu lugar ao sol.

Uma dica bem interessante é fazer, sempre que possível, uso da tecnologia. Seja para promover a automação de processos no negócio ou para trazer aspectos diferentes para a experiência de seus clientes, uma coisa é certa: essa é uma estratégia que traz muito retorno com, muitas vezes, um pequeno investimento inicial. Pense nisso!

Cuidar da vida pessoal e da saúde

Por fim, a nossa última dica não está diretamente relacionada com o seu negócio, mas tem absolutamente tudo a ver com ela. É importante, sim, se qualificar, estudar e trabalhar ao máximo para que tudo dê certo. No entanto, cuidar de si mesmo também é algo que não pode ser deixado de lado.

Pessoas cansadas e doentes não costumam estar em seu melhor aspecto. Isso, além de prejudicar o marketing pessoal, pode afetar gravemente a qualidade dos serviços prestados, fazendo com que a situação vire uma grande bola de neve difícil de conter.

Por isso, uma dica essencial para o sucesso de seu negócio é: tenha carinho e cuidado por você. Cuide de sua alimentação, durma bem, pratique exercícios físicos e tire um tempinho para descansar. Isso é fundamental para que as energias sejam recarregadas e, assim, você possa dar o seu melhor no dia a dia profissional.

Agora que já vimos as dicas para conquistar o sucesso como uma designer de sobrancelhas, o que você está esperando? Comece a sua qualificação profissional o quanto antes! Apenas ela a colocará em uma posição de destaque no mercado, fazendo com que você receba maior atenção de seu público e saiba como lidar com todos os desafios dessa profissão de cabeça erguida.

Para saber mais sobre como fazer um bom plano de negócios, confira o nosso post sobre o assunto e comece o seu empreendimento da melhor forma possível!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.