Maquiagem feita por especialista

Por que você deveria ter uma especialização em maquiagem?

O mercado da beleza tem crescido bastante nos últimos anos e exigido cada vez mais conhecimento e atualização dos seus profissionais — estamos falando de um aumento anual de 10%, considerando a última década. Por isso, se você gosta do ramo ou atua nessa área, deveria investir constantemente na especialização em maquiagem.

Se, ainda assim, ficam dúvidas sobre o assunto, nós preparamos um conteúdo especial que vai esclarecer a importância da especialização e quais são os principais aspectos para se destacar no universo da maquiagem profissional. Confira!

Por que uma especialização em maquiagem é fundamental?

depois maquiagem aplicada

Que a área da beleza está em franco crescimento, você já sabe. Nem mesmo a crise econômica conseguiu mudar essa tendência, já que a baixa empregabilidade formal fez com que várias pessoas empreendessem e adotassem o trabalho autônomo como forma de renda.

Entre as opções ao fugir do desemprego, estão as profissões voltadas à beleza, como é o caso da maquiagem. Acontece que o mercado está cheio de maquiadores, mas nem todos são devidamente qualificados em entregar um serviço de excelência aos seus clientes.

Diante desse cenário, quem tem uma especialização em maquiagem garante não só mais credibilidade, como se destaca em seu nicho de atuação. Em meio a tantos profissionais, essa é a sua oportunidade de fazer diferente, mostrando que tem autoridade no assunto e domina as maiores tendências e técnicas da área.

O mercado demonstra uma carência considerável de pessoas qualificadas para executar uma maquiagem bem feita, sabia disso? Essa realidade é comum em salões de beleza, clínicas de estética e até mesmo em locais de trabalho específicos, como veremos daqui a pouco.

A maquiagem profissional não abre brechas a amadorismos, logo, a especialização é essencial. Além do mais, esse tipo de capacitação ajuda no aumento dos ganhos, na otimização do trabalho, no desenvolvimento de novas técnicas, na possibilidade de empreender e, inclusive, na ampliação do networking — aqueles contatos de valor que fazemos por aí.

Quais dicas seguir para se especializar?

Com qualificação, você pode abrir seu próprio negócio, dar consultorias de beleza e maquiagem, ter um canal profissional de conteúdos (como um blog ou perfil em redes sociais) ou fazer parcerias valiosas com clínicas, hotéis e outros tipos de empreendimentos que precisam dos seus serviços.

A seguir, explicamos os melhores caminhos e práticas que tornam essas vias possíveis!

Observe o mercado

Há uma tendência forte em diversos segmentos pela busca de profissionais cada vez mais “nichados”, ou seja, experts em determinado assunto. Isso já era muito comum em profissões tradicionais, como na Medicina. Se você apresenta uma dor específica no estômago, por exemplo, terá encaminhamento a um médico especialista nessa parte do organismo.

No mercado da beleza e do bem-estar, as coisas funcionam mais ou menos assim. Então, vale a pena observar o que tem ofertado mais serviços para buscar uma especialização que atenda justamente esse tipo de demanda.

Quer um exemplo bem prático? Com o aumento das vendas online, muitas lojas contratam maquiadores para produzirem as modelos das fotos e dos vídeos postados nos feeds de suas redes sociais. Já pensou em se especializar nesse tipo de trabalho?

Escolha um nicho específico

Por falar em demandas específicas, o nicho que você escolher pode se transformar em seu grande diferencial de carreira. Você ama maquiagem, mas que tal descobrir o tipo de make-up que mais gosta de produzir? O mercado hoje traz várias alternativas, tais como:

  • maquiagem social: é a tradicional demanda de quem trabalha com makes de eventos sociais, seja em salões, seja em domicílios;
  • maquiagem de noivas: elas merecem destaque no seu grande dia, por isso, a maquiagem voltada às noivas tem aspectos bem característicos desse tipo de ocasião. Logo, muitas pessoas buscam por especialistas na área;
  • maquiagem fashion: é a maquiagem citada no exemplo das lojas, pois é pensada para campanhas de marketing, editoriais, desfiles e até mesmo marcas específicas;
  • maquiagem cênica: essa é uma área bem interessante, porque você trabalha com a caracterização de personagens de teatro, cinema e TV, incluindo efeitos especiais em atores, como aqueles machucados e rugas, entre outros detalhes.

Conheça bem o seu público

Independentemente do nicho que escolher, também existe outra segmentação com que se preocupar. Estamos falando do seu público, que pode variar bastante conforme a região, o gênero, a classe social, entre outros aspectos. Então, vale a pena estudar melhor seus clientes para acertar cada vez mais na prospecção e no atendimento.

Antes de começar qualquer trabalho, converse com sua cliente e entenda a fundo seus gostos, preferências e expectativas. Afinal, por mais que você siga uma linha de maquiagem, é importante que a pessoa fique satisfeita com o resultado, certo? Todas essas informações também servem para direcionar melhor seus próximos passos na construção da carreira e na segmentação correta do público.

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Invista em produtos de qualidade

De nada vai adiantar chegar até aqui, investir em uma especialização e não utilizar produtos de qualidade no seu dia a dia de trabalho. Além de comprometer os resultados da maquiagem, esse deslize coloca em risco sua reputação e imagem no mercado. Não dá para arriscar, concorda?

Contudo, isso não quer dizer que você deve apenas adquirir ferramentas de trabalho e itens de maquiagem caros. A qualidade nem sempre está no preço. O ideal é conhecer melhor os produtos, buscar referências e encontrar o melhor custo-benefício que se conecta bem com o seu tipo de serviço prestado e público atendido.

Crie um portfólio completo

Como o serviço de maquiagem é um trabalho não durável, você precisa registrar cada um com capricho a fim de desenvolver seu portfólio. Então, vale aprender também boas técnicas para fotografar suas makes, de modo que você tenha as melhores fotos de divulgação — sobretudo na internet, como no Instagram e outras redes sociais.

Aqui, é pertinente lembrar que os perfis profissionais, com conteúdo específico sobre sua atuação e outras informações relacionadas, são mais bem-vistos. Nesse sentido, além das imagens de qualidade, estabeleça uma relação próxima com os seguidores e promova interação por meio de comentários, mensagens, promoções, descontos exclusivos e até mesmo sorteios.

resultado da especialização feita em maquiagem

Estude constantemente e treine novas técnicas

A maquiagem profissional pede um estudo constante de tendências e novas técnicas, bem como de produtos inovadores que despontam no mercado e otimizam resultados. Por isso, o maior segredo do sucesso é acompanhar marcas, grandes profissionais da área e influenciadores digitais do ramo.

Além disso, busque cursos profissionalizantes e especializações que sejam atuais e tenham credibilidade. Somado a isso, construa suas referências por meio de livros, artigos, filmes, exposições, fotógrafos, estilistas, designers e outros artistas. Toda essa bagagem contribui — e muito — com sua criatividade, diferencial e qualidade.

Viu como ter uma especialização em maquiagem hoje é fundamental para se destacar? Com as dicas que compartilhamos com você neste conteúdo, certamente será mais fácil direcionar seus próximos passos a fim de se capacitar cada vez mais e ter sucesso com suas maquiagens. Desejamos sucesso!

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