design de sobrancelhas masculinas

Conheça 8 principais dicas de como fazer design de sobrancelhas masculinas

Fazer a sobrancelha não é mais uma exclusividade feminina — cada vez mais homens estão aderindo às técnicas de design para deixar a região dos olhos mais limpa e harmônica. O resultado pode ser conferido em poucos minutos: basta tirar o excesso de pelos e respeitar o formato natural para conferir sobrancelhas masculinas renovadas e que valorizam muito mais o olhar!

No entanto, o design de sobrancelhas masculinas requer conhecimento e muitos cuidados. Até quem já trabalha na área da beleza deve buscar alternativas para aperfeiçoar as técnicas e destacar-se da concorrência. Afinal, o mercado de estética segue crescendo e conquistando o público masculino todos os dias — e você deve aproveitar esse segmento para conquistar ainda mais clientes ou desenvolver o seu diferencial.

Quer conquistar esse público? Quer saber como oferecer um trabalho harmônico e tão natural que parece que o homem nasceu com aquele design? Então, confira 8 dicas essenciais para você acertar na hora de fazer sobrancelhas masculinas!

design-de-sobrancelhas-masculinas

1. Monte uma estrutura de acolhimento ao público masculino

A estética é muito aceita no universo feminino, tanto que alguns procedimentos ficaram até estigmatizados como algo exclusivo da mulher — a depilação, por exemplo. Porém, à medida que os homens conhecem os benefícios do autocuidado, eles se interessam mais pelo assunto e passam a considerá-lo como parte de sua rotina. E o tabu que havia há alguns anos atrás, vai deixando de existir.

Dessa forma, a principal barreira que ainda os separa é a de um ambiente exclusivamente feminino. Claro que nem todos pensam assim, mas estar em um local que converse com o universo masculino é muito mais agradável para eles. A decoração, os itens utilizados e até mesmo a forma de atendimento contribuem para uma experiência mais confortável, o que ainda é necessário para muitos homens que querem investir na sua aparência, mas ainda possuem inseguranças e preconceitos ligados a procedimentos estéticos.

Portanto, se você quer investir no design de sobrancelhas masculinas mas não pretende segmentar o seu atendimento apenas para esse público, crie um espaço que acolha tanto o público feminino quanto o masculino. Apostar em cores cruas e elementos naturais são uma boa alternativa para deixar um clima aconchegante e ainda remeter aos cuidados com a beleza.

Caso queira especializar-se em um único público, faça uma pesquisa prévia e/ou busque uma consultoria para que o trabalho de design e o serviço oferecido acolham bem os clientes. Realize pesquisas de satisfação para saber se está no caminho certo e continue atualizando-se sobre as tendências e novidades no mundo da beleza.

2. Entenda as particularidades do design de sobrancelhas masculinas

Quando se fala na entrega de um produto ou serviço, algo muito importante é estar de acordo com a expectativa do cliente. Muitas vezes, esse esforço faz com que você entregue mais do que aquilo que ele esperava — e aí a fidelização é muito mais provável. Ainda mais quando falamos de um tipo de serviço como design de sobrancelhas, que requer constante manutenção.

Antes de fazer o design de sobrancelhas masculinas ou femininas, reserve um tempo para conversar com o cliente e entender quais são as suas expectativas e preferências. É muito importante ouvir tudo o que ele tem a dizer com muita calma e atenção, pois as demais etapas dependem dessa troca. Além disso, preste bastante atenção ao formato original das sobrancelhas e à expressão dos seus clientes, pois muitas vezes eles chegam inseguros e querem contar também com a opinião de especialistas.

Após ouvir o que o incomoda, ficará mais fácil fazer propostas unindo o seu conhecimento e a expectativa do cliente. Uma dica para o design de sobrancelhas masculinas é ir devagar. Mais vale fazer pequenas alterações por vez e deixar o tempo de atendimento maior do que decepcionar o cliente. E, isso não quer dizer que ele ficaria de fato insatisfeito com a mudança, porém, como muitos homens nunca fizeram as sobrancelhas antes, pode haver um estranhamento inicial, o que é super natural e comum de acontecer.

Assim, depois de aplicar suas técnicas de acordo com o gosto do cliente, mostre o resultado e escute, mais uma vez, o que ele tem a dizer. Esse será o termômetro do seu trabalho e uma chave para conquistar a fidelidade dele. Faça as alterações necessárias e avance conforme sentir confiança nele.

Agora vamos para a parte técnica. Primeiro, tenha em mente que a sobrancelha masculina é totalmente diferente da feminina. Portanto, qualquer alteração deve ser planejada. No caso dos homens, é preciso respeitar o seu aspecto natural, deixando o rosto mais agradável e o semblante mais expressivo. Siga o formato original e retire apenas os excessos para não correr o risco da sobrancelha não combinar com o rosto. Respeite todas as técnicas indicadas pelos profissionais e mantenha o diálogo com o cliente para que ele esteja ciente das alterações.

3. Não se esqueça dos materiais

Design de sobrancelhas masculinas não se resume a arrancar pelos em excesso — é preciso ter cuidado e capricho! Então, pegue papel e caneta e anote a listinha de materiais indispensáveis para uma boa profissional:

  • espátulas de madeira descartáveis, como abaixadores de língua e palitos de sorvete;
  • materiais de primeiros socorros, incluindo pomada para queimaduras;
  • pinça de ponta fina, ideal para tirar pelos encravados;
  • cera quente (cera elástica de chocolate branco);
  • tesourinha para aparar pelos muito grandes;
  • loção para higienização de pele;
  • navalha e lâmina descartáveis;
  • óleo removedor de resíduos;
  • gel calmante de camomila;
  • escovinha descartável;
  • algodão.

Quem deseja trabalhar com mapeamento geométrico para sobrancelhas masculinas também precisa ter materiais específicos, como:

  • linha corrente para pipa de n.° 10 (TEX 85) para fazer as marcações;
  • lápis dermatográfico/ batom preto/ lápis branco;
  • paquímetro;
  • caneta-gel.

marcacao para design de sobrancelha masculina

4. Capacite-se com cursos profissionalizantes

Como vimos, homens mais vaidosos buscam especialistas para realizar seus cuidados estéticos, incluindo design de sobrancelhas masculinas.

Além de uma crescente preocupação com a beleza e com a higiene, cada vez mais eles também querem parecer mais jovens. E sobrancelhas bem feitas costumam contribuir com isso. Para isso, necessitam de profissionais que passem segurança e profissionalismo, além de experiência e conhecimento no segmento masculino.

Existem muitos cursos disponíveis que ensinam desde o básico até os procedimentos mais complexos, incluindo inclusive atividades não diretamente relacionadas às técnicas de beleza, como práticas administrativas, planejamento, marketing, finanças e gestão. Os cursos que ensinam a técnica e também os demais conhecimentos necessários para um bom atendimento profissional são ótimos para quem está iniciando no ramo. Nada melhor do que conhecer o caminho das pedras diretamente com os especialistas.

Procure cursos com reconhecimento no mercado, para que você se certifique que está apto a exercer a profissão. O conhecimento aliado à técnica é o melhor cartão de visitas que você pode oferecer para os seus clientes. Invista sem medo!

5. Atenção ao antes e depois

Como você notou, não há itens apenas para a criação do design de sobrancelhas masculinas, mas também para antes e depois do procedimento.

Antes de começar o desenho, faça uma higienização da pele. Com isso, os poros ficam abertos e os fios são retirados com mais facilidade, evitando aquela dorzinha indesejada na hora da puxada. Além disso, a limpeza profunda retira resíduos e impurezas que não enxergamos a olho nu, mas podem causar irritações e até foliculite.

Por fim, a limpeza deixa a pele como uma tela em branco. Se você fizer o mapeamento geométrico, a aderência do lápis dermatrográfico será muito maior. Após ser realizado o design, é hora do acabamento. Primeiro, penteie os pelos para cima e corte suas pontas com a tesoura. Depois, com a pinça, retire os pelos que não saíram e que ficaram para fora do desenho.

Após todos os passos, é legal oferecer um diferencial para o cliente. Produtos como gel calmante e óleo removedor têm efeitos semelhantes ao gel pós-sol, deixando a pele mais calma e, ao mesmo tempo, limpa. Eles são válidos para aplicação após o procedimento, em uma massagem calmante para finalizar o atendimento, ou até antes, no caso de peles muito sensíveis.

Você pode optar também por loções hidratantes, que  são ótimas para prevenir irritações, tonificar, nutrir e regular o pH da pele. No entanto, precisam ser de acordo com a pele do cliente. Provavelmente um produto para peles oleosas não servirá para as mais sensíveis. Por isso, tenha cuidado antes da aplicação.

6. Conscientize o cliente

Mesmo que você não utilize cera na depilação ou tenha bastante experiência com a sua técnica, o próprio comportamento do cliente pode causar leves queimaduras, como peelings e exposição exagerada ao sol. Em alguns casos, a condição é percebida visualmente, mas em outras não, e os clientes muitas vezes não têm noção de que os dois procedimentos em sequência podem trazer danos à pele.

Por isso, converse com seu cliente. Fale para ele evitar a exposição ao sol logo após o procedimento com cera, usar sempre filtro solar e sobre esperar um pouco antes de fazer o peeling.

design de sobrancelha masculina antes e depois

7. Adote todos os cuidados necessários

Um salão ou estúdio de beleza é um local em que se mexe diretamente com o corpo. Portanto, é preciso ter uma série de cuidados que possam preservar a saúde tanto do cliente quanto dos profissionais.

Então, consulte todas as regras sanitárias e adquira produtos de qualidade, indicados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Invista em uma estufa esterilizadora para instrumentos como pinça e tesoura e adote todos os cuidados de higiene recomendados pelas autoridades sanitárias. Em caso de dúvidas, recorra a um advogado e saiba quais são os seus direitos e deveres como profissional da estética.

Depois da pandemia do Covide-19, conhecer os protocolos de segurança e cuidados nos serviços de beleza se tornou ainda mais fundamental, e tanto mulheres quanto homens passaram a estar mais atentos à postura dos prestadores de serviços.

8. Saiba vender seu trabalho

Você provavelmente já ouviu que propaganda é a alma do negócio. Pode parecer clichê, mas não deixa de ser verdade. Quem sabe vender seu trabalho já está na frente da concorrência.

Quando for montar o seu negócio de beleza, reserve um espaço para o seu reconhecimento profissional. Coloque os seus certificados emoldurados em uma parede — se tiver de algum curso de sobrancelhas masculinas, melhor ainda — e disponibilize o seu portfólio. Caso tenha aparecido na mídia dando entrevistas, participando de vídeos e até fazendo propaganda, deixe tudo à disposição.

Já a internet traz um enorme espaço para divulgação do seu trabalho. As redes sociais não existem apenas para exibir selfies — elas podem ser uma ótima vitrine para sua profissão! Quando se fala de design de sobrancelhas masculinas, o antes & depois atrai demais. As pessoas adoram ver o resultado do procedimento e isso motiva e encoraja outros homens a fazerem o procedimento, pois se identificam e se sentem mais confortáveis. Não se esqueça de que é sempre necessária a autorização dos clientes ao divulgar suas fotos, ok?

No Instagram, por exemplo, você pode postar também sobre os bastidores, dicas de design de sobrancelhas masculinas, importância do mapeamento geométrico e como o trabalho de uma designer faz diferença na harmonia facial.  Mostre que você é autoridade no assunto e não tenha receio de educar o seu público. Conteúdo de qualidade é sempre bem-vindo, independentemente do tema ou do nível de interesse de quem o encontra. Construa a sua marca sem medo!

Por fim, tenha em mente que o público masculino está aberto para cuidados estéticos, mas também tem se tornado cada vez mais exigente. Faça pesquisas de mercado, inove no marketing, com foco nas redes sociais, e mostre por que o seu trabalho é indispensável para os homens. A união da dedicação com a prática, somada com a experiência, farão de você uma especialista em design de sobrancelhas masculinas de mão cheia!

Viu como não há segredos no design de sobrancelhas masculinas? Dedicação, marketing e, claro, estudo farão toda a diferença nos seu trabalho. A eduK sabe disso e quer te ajudar com um conteúdo exclusivo sobre o assunto. Confira agora o curso Design de sobrancelhas masculinas, com a especialista Carol Arruda!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!




    Fale o que você pensa

    O seu endereço de e-mail não será publicado.