Festa junina para delivery: aproveite o momento de isolamento social para lucrar!

Olha a festa junina em casa! É verdade! Em tempos de isolamento social, novas oportunidades surgiram para cozinheiros. Uma delas é a chance de inovar e caprichar no delivery. Esse modelo de negócios pode ser muito bem aproveitado nas datas comemorativas, como as festas juninas – que podem se tornar festa junina para delivery.

Por isso, aproveite os meses de junho e julho para arrasar no delivery junino! Além de salgados e doces típicos de Festa de São João, é possível fazer kits maiores, com decorações e apetrechos juninos. Assim, os clientes podem fazer uma festa junina completa dentro de casa.

Neste post, destacamos dicas valiosas para que você arrase na festa junina para delivery, desde receitas típicas até orientações para organizar a entrega. Confira!

festa junina para delivery com decoração

Festa junina para delivery… na caixa!

A festa na caixa é um produto que está em alta. Funciona assim: o cliente recebe uma caixa surpresa, cheia de itens para que seja feita uma festa em casa. São docinhos, bolos, decoração, flores… vale tudo para deixar a festa bem bonita!

Com a festa junina para delivery, também pode ser assim. Já que estamos falando de uma festividade muito típica, que encanta crianças e adultos, nada melhor do que levar a festa inteira para o cliente, certo?

Vale lembrar que, geralmente, a festa na caixa serve de duas a quatro pessoas – é uma boa opção oferecer caixas de tamanhos diferentes, para atender a necessidade dos clientes.

Além de docinhos e salgados tipicamente juninos (veja mais abaixo), pense em mimos que deixarão a festa ainda mais completa. É possível, por exemplo, incluir uma toalha xadrez, para um bom piquenique junino em casa ou para decorar a mesa, chapéus de palha, bandeirinhas juninas…

festa junina para delivery na caixa

Para construir um bom kit junino, é preciso firmar parcerias com outros fornecedores. O confeiteiro pode se preocupar apenas com os docinhos, enquanto as decorações são oferecidas por papelarias ou lojas parceiras.

Escolha a embalagem

A embalagem é uma das protagonistas da festa junina para delivery! Como a festa chega na casa do cliente, é importante que a primeira impressão já seja muito agradável. Por isso, escolha uma caixa que já evoque o espírito da festa junina.

Que tal, por exemplo, uma caixa de madeira, que lembra as colheitas em fazendas? As cestas também são boa opção para evocar o clima caipira.

festa junina na caixa para delivery

Lembre-se de que a embalagem influencia diretamente na logística da entrega (leia mais abaixo). Se o delivery for feito com motocicleta, pense em uma caixa que caiba e que aguente ficar dentro da mochila do motoboy – e que também, claro, aguente os chacoalhões da moto. Se a entrega for feita de carro, o leque de possibilidades de embalagem é consideravelmente maior.

É preciso também pensar bem nas embalagens dos quitutes. Elas precisam ser firmes, para evitar vazamentos ou para que não tombem dentro da caixa. Prefira garrafinhas bem seladas para as bebidas e doces em copinhos bem ou saquinhos plásticos bem fechados.

Defina o cardápio da festa junina para delivery

Há duas formas de se montar o cardápio da festa junina para delivery. Você pode determinar um cardápio fixo para a caixa ou um menu com opções, para que o cliente possa personalizar seu arraial.

O menu personalizável é boa opção para evitar que o cliente desista da compra por não gostar de algum item da caixa. Mas a dica aqui é: pense bem nos quitutes que estarão disponíveis. O ideal é que não haja tantas opções e que os docinhos tenham as mesmas bases e as mesmas matérias-primas – tudo isso é fundamental para otimizar a produção na cozinha, além de evitar desperdício de insumos.

Lembre-se também que os docinhos precisam caber dentro da caixa – dispense, portanto, bolos e tortas muito grandes; prefira as versões “mini”.

Dicas de doces e quitutes na festa junina para delivery

A ideia é levar uma quermesse dentro de uma caixa; por isso, pense no que não pode faltar em uma festa junina. Pé de moleque, paçoca, queijadinha, cocada, canjica, bolo de milho, pão de queijo, maçã do amor, pamonha, cuscuz… até uma garrafinha de quentão!

festa junina para delivery com comidas juninas típicas

O ideal é pensar em guloseimas que são fáceis de embalar, para que não se misturem dentro da caixa. Muitos deles, como a pamonha e o cuscuz, podem ser adaptados e servidos em copinhos.

Para inspirar, selecionamos uma receita de bolo de paçoquinha, que faz parte do curso Doces Nordestinos, ministrado pela professora Patrícia Farias.

Bolo de Paçoquinha

festa junina para delivery, bolo de paçoca

Rendimento: uma forma de 32 cm de diâmetro

Validade: 3 dias refrigerado

Ingredientes:

  • 400 ml de leite
  • 4 ovos
  • 200 g de manteiga
  • 200 g de açúcar refinado
  • 200 g de amendoim torrado e moído
  • 350 g de farinha de trigo 15 g de fermento em pó
  • 3 paçoquinhas esfareladas

Modo de preparo:

  1. Bata no liquidificador o leite, os ovos, a manteiga e o açúcar
  2. Transfira para uma tigela, adicione o amendoim, a farinha, o fermento e misture delicadamente
  3. Ponha a massa em uma fôrma de 30 cm de diâmetro e polvilhe as paçoquinhas esfareladas por cima
  4. Asse em forno a 180°C, preaquecido por 30 minutos

Pão de queijo express

E que tal uma receita de pão de queijo rapidinho de fazer para adicionar nas suas opções? Confira a receita no vídeo abaixo!

Cocada de micro-ondas

Se você está começando agora o seu negócio, vale experimentar receitas mais simples e que podem compor muito bem o seu kit. É o caso dessa receita, acompanhe:

Caramel Apple

Já viu essa versão da maçã do amor que é uma super tendência? A gente preparou um post inteirinho sobre esse doce que vai super bem nas festas juninas. E aí, topa o desafio de adaptar essa delícia para a sua festa na caixa? Confira tudo que você precisa saber sobre a maçã caramelizada aqui!

Como divulgar a festa junina para delivery

As redes sociais, as maiores aliadas dos empreendedores, são o melhor canal para divulgação: seja Instagram, Facebook ou Whatsapp.

Antes de começar a divulgação, porém, garanta que alguns passos foram cumpridos: o menu e os valores precisam estar definidos, embalagens escolhidas, parcerias firmadas e fotos bonitas prontas.

Isso feito, é hora de localizar o melhor momento para começar a divulgação. É preciso postar nas redes com algum tempo de antecedência, mas é também necessário esperar até que as festas juninas estejam em evidência: os usuários das redes já precisam estar no clima junino.

O ideal é dar início à divulgação no fim de maio, quando junho já está se aproximando.

Certifique-se de postar as fotos com textos chamativos, contando sempre uma história aos clientes: quem é o confeiteiro, de onde vieram as receitas (se são de família, se foram aprendidas em alguma viagem, se são de um grande expert ou de uma fonte super reconhecida, como a eduK!)

Aproveite também para fotografar cada quitute, cada decoração que vem dentro da caixa. Assim, é possível anunciar a festa junina para delivery sem que os posts sejam os mesmos.

festa junina para delivery pé de moleque

Como organizar e fazer a entrega da festa junina

O delivery da festa junina pode ser bem desafiador. Isso porque há muitos aspectos a serem levados em consideração: o tamanho da caixa, se ela pode ser entregue de moto, qual a distância que os quitutes podem viajar sem perder qualidade.

A primeira dica importante é: não deixe muito espaço sobrando dentro da caixa, para que os itens não caiam uns por cima dos outros. Organize tudo de modo que os doces fiquem bem firmes.

Outra dica valiosa é evitar colocar itens quentes dentro da caixa – o vapor pode danificar as embalagens e os outros itens, principalmente se houver decorações de papel, como as bandeirinhas.

Faça os doces um dia antes, para que sejam entregues frescos e frios. Se a ideia for colocar uma garrafinha de quentão, dispense a temperatura alta: coloque o quentão frio e adicione um recadinho carinhoso aos clientes, explicando como eles podem esquentá-lo em casa.

Lembre-se de definir bem a sua área de entrega. Há doces que não viajam bem a longas distâncias. Pense nas suas receitas e delimite a sua área – às vezes, é melhor caprichar nas entregas em uma área de dois quilômetros do que tentar cobrir 15 quilômetros.

Gostou das dicas? Agora, é só vestir o avental, ir para a cozinha e arrasar no arraial! Se quiser aprender todos os truques com uma super profissional do delivery, a expert Dani Cruz, acesse o curso Festa Junina na caixa: doces e salgados. Boas vendas!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!




    Fale o que você pensa

    O seu endereço de e-mail não será publicado.