tipos de design de sobrancelha

Conheça 7 tipos de design de sobrancelha e domine as técnicas!

Você já reparou em como as sobrancelhas podem mudar a fisionomia de uma pessoa? Quando bem-feitas, harmonizam os traços e, consequentemente, deixa o rosto mais bonito. Por isso, são capazes de levantar a autoestima.

Para a designer, é fundamental dominar todos os tipos de design de sobrancelha. Afinal, aparecem técnicas e tecnologias novas o tempo inteiro. O bacana é que, assim, a profissional consegue diferentes perfis e necessidades dos clientes.

Você está em início de carreira e quer saber em quais técnicas começar a investir? A eduK te dá as dicas. Confira!

1. Fio a fio

Essa opção é uma das técnicas de micropigmentação, conhecida por deixar um resultado mais natural. Também chamada de microblading, o fio a fio serve para corrigir falhas e imperfeições, bem como modelar a sobrancelha com a simulação de pelos.

Nesse procedimento, a profissional tem uma conversa prévia com o cliente para entender o que ele deseja melhorar. Só depois, faz o desenho de como será a nova sobrancelha, considerando também as medidas do rosto.

Caso seja aprovado pela pessoa, é aplicado um creme anestésico para começar o processo. Nesse momento, geralmente é usado um aparelho chamado dermógrafo, que aplica o pigmento com agulhas próprias para esse fim. O processo leva em torno de uma hora e meia, e dura cerca de um ano.

design de sobrancelha microblading

2. Henna

A henna é ideal para quem não quer um resultado tão duradouro como o da micropigmentação, já que dura, no máximo, 10 dias. O traçado é feito também de acordo com o rosto da cliente, levantando o olhar e deixando-o mais expressivo — sem precisar usar lápis ou maquiagem.

O material utilizado é uma tinta produzida especialmente para tingir os pelos, sendo o procedimento indolor. Contudo, vale ressaltar que ele só preenche bem as partes onde têm os fios, deixando-os mais escuros e, por consequência, dando a impressão de uma sobrancelha mais volumosa.

Dessa forma, se passado na pele para mudar seu desenho, em pouco tempo é removido, principalmente em dermes oleosas. Para durar mais, é recomendado que a pessoa evite lavar ou molhar onde foi passada a henna.

3. Brow lamination

Muitas pessoas querem ter sobrancelhas mais cheias e grossas, mas correm da micropigmentação ou de um esfumado mais marcado. Para elas, a brow lamination (ou sombrancelhas laminadas) é a técnica ideal.

Aqui, o objetivo é pentear os fios quase que verticalmente e fixá-los com produtos hidratantes e de lifting.  A designer também utiliza cola e uma tinta semipermanente para dar a impressão de sobrancelhas mais grossas. No final, aplica-se um óleo para reter a hidratação na área.

A brow lamination dura, em média, 2 meses e a cliente pode repetir o procedimento logo depois para manter o resultado.

Na eduK, você encontra um curso para aprender brow lamination.

brow-lamination-design-de-sobrancelha

4. Micropigmentação esfumada

Essa foi uma das primeiras micropigmentações que surgiram, por isso os resultados podem não ficar tão bonitos e naturais como o da fio a fio. O procedimento é como se fosse uma maquiagem com lápis ou sombra, mas bem mais duradouro — cerca de seis meses a um ano, e pode necessitar de retoque após 30 dias da realização da técnica.

No início, é comum que as sobrancelhas fiquem bem escuras até sua cicatrização e, com o tempo, o resultado seja um tom mais suave. É um processo que, assim como outros tipos de micropigmentação, pode gerar um desconforto suportável, não sendo indolor.

5. Ombré shadow

Sabe quando a profissional um design de sobrancelha e deixa a cliente com aquele aspecto sisudo, como se estivesse sempre brava? Isso acontece porque os fios mais próximos da raiz nasal estão na mesma cor e intensidade que o restante. Numa sobrancelha natural, essa região é sempre mais clara e rala, mesmo em quem tem fios mais grossos.

O ombré shadow é uma técnica que veio resolver esse problema. Aqui, a profissional utiliza duas cores para fazer um degradê . Então, a sobrancelha começa mais clarinha e vai escurecendo, como nos fios naturais. Além disso, a cor dos pelos fica esfumada de maneira uniforme — o que muda é a tonalidade.

A técnica pode ser feita com tebori, dermógrafo ou os dois. Além disso, é muito duradoura: a cliente pode fazer a manutenção apenas uma vez ao ano.

6. Mapeamento geométrico

Além das técnicas,  você precisa entender como fazer o design de sobrancelha, não é verdade? E a cliente nota a excelência da profissional quando ela cria um design simétrico e harmonioso para o roso. É para isso que serve o mapeamento geométrico — uma técnica que promete proporcionar a sobrancelha perfeita!

Também chamado de face frame, o mapeamento geométrico é, basicamente, um “mapa” que a designer faz na parte superior do rosto da cliente. Esse trabalho é feito de maneira bem artesanal: com uma linha de costura pintada com lápis preto, a profissional faz o traçado ponto a ponto em uma padronagem xadrez.

Então, em vez de usar um molde padrão, a designer cria a sobrancelha com base na estrutura óssea da cliente. Por isso, o resultado é sempre único, pois é pensado única e exclusivamente nela. Bem bacana, não é?

A eduK tem um curso exclusivo sobre mapeamento geométrico com Eva Morais.

tipos de design de sobrancelha mapeamento geométrico

7. Despigmentação

Você já recebeu alguma cliente arrependida de ter feito uma micropigmentação? Infelizmente, isso pode acontecer. Ela foi em alguma profissional, não gostou do resultado e agora deseja retirá-lo. Então, além de criar a sobrancelha, uma ótima estratégia para conquistar clientes é também se especializar em despigmentação.

Para fazer a despigmentação, a designer utiliza o dermógrafo e ácidos. A remoção é muito mais fácil com pigmentos inorgânicos, que ficam na superfície da derme. Depois de 40 dias, é recomendável fazer uma nova sessão.

Quer aprender a técnica? A eduK tem um curso exclusivo de despigmentação de sobrancelhas!

Viu como existem diversas técnicas essenciais para uma designer de sobrancelhas? Na eduK, você tem uma série de cursos exclusivos sobre design, beleza, marketing e diversas outras áreas.

São mais de 2 mil cursos que você tem à disposição — e você pode conseguir a assinatura da eduK com 50% de desconto: conheça a eduK!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!




    Fale o que você pensa

    O seu endereço de e-mail não será publicado.