costura para iniciante

Aprenda 6 técnicas de costura para iniciantes e já comece a produzir!

A moda e o artesanato nunca estiveram tão ligados como agora. Afinal, a indústria fashion tem aproximado cada vez mais estilistas e artesãos com o intuito de criar peças exclusivas, duráveis e cheias de conteúdo — envolvendo cultura, tradição e personalidade.

Por isso, muita gente tem investido na área e encontramos várias pessoas procurando por dicas de costura para iniciante, a fim de aprimorar as técnicas e conquistar seu espaço no mercado da moda.

Com o que preparamos neste post, você perderá o medo e começará a produzir novas peças para vender com muito mais qualidade e profissionalismo. Confira!

1. Utilizar moldes para facilitar o corte da peça

Uma peça com caimento precisa ter um bom corte. Então, comece pelos moldes, que serão seus melhores amigos na hora da costura. Isso porque um tecido cortado de maneira errada não só desfavorece o acabamento, como também desperdiça o material.

2. Molhar os tecidos antes de costurar

Você já comprou alguma roupa e, na primeira lavagem, a peça encolheu? Para que isso não aconteça com seus clientes, cuide de molhar os tecidos antes de cortá-los e costurá-los. Lave seu material com água e, de preferência, com sabão neutro. Depois, espere secar, passe e inicie o processo de costura.

3. Alinhavar o tecido antes de ir para a máquina

Essa pode parecer uma dica de costura para iniciante, mas é uma técnica que deve ser levada para sempre em sua vida profissional. Sem preguiça, alinhave toda a peça antes de partir para a máquina. Assim, você consegue ter uma visão prévia do caimento da peça e, se necessário, pode realizar ajustes antes da costura definitiva.

Em trechos menores ou em detalhes, se preferir, você também tem a possibilidade de utilizar alfinetes no lugar dos alinhavados. Só não se esqueça de retirá-los no final do processo para não se machucar ou espetar o cliente!

4. Contar com o auxílio do ferro de passar para fazer bainhas

Outra prática que favorece o acabamento da peça é o cuidado de passar todo o tecido com ferro quente, delineando os vincos e proporcionando mais segurança na hora da costura, principalmente quando se trata de bainhas. Se for um material mais delicado, cubra sua superfície com outro tecido.

5. Colar a fita métrica na área de trabalho

Para não perder tempo procurando sua fita métrica toda vez que precisar dela, cole-a na sua bancada de trabalho. Além de ter um local fixo para conferir medidas, você mantém o ambiente mais organizado e não corre o risco de medir os tecidos com grande margem de erro.

6. Ter uma tesoura exclusiva para cortar tecidos

A sua tesoura de costura é sagrada! Isso quer dizer que ela deve ser usada única e exclusivamente para cortar tecidos. Se você precisar cortar outros materiais, utilize outra tesoura, a fim de não estragar o corte de sua ferramenta de trabalho — que é fundamental para a qualidade e o bom acabamento de seus produtos finais.

Por falar em acabamento, esse é o aspecto mais importante que diferencia um bom de um mal profissional. Então, cuide de retirar excessos de linha, passar suas peças delicadamente e seguir todas as outras dicas de costura para iniciante que citamos até aqui. Além disso, tenha paciência e se aventure no universo da costura para buscar constantemente o aperfeiçoamento das técnicas por meio de cursos especializados.

Para se manter sempre atualizado sobre o assunto, também convidamos você a curtir nossa página no Facebook. Acompanhe por lá as novidades da eduK!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.