Passarinho de feltro: descubra o passo a passo para confeccionar

Se você está começando a dar os seus primeiros passos no universo do artesanato em feltro, aposte nas peças simples de fazer, como o passarinho de feltro criado pela expert Bruna Correa.

Não é preciso aplicar nenhuma técnica mirabolante para confeccionar essa peça, que pode ser usada na decoração de mesas de festas infantis, nichos ou como topo de bolo.

A Bruna ensinou todos os truques do processo de confecção do passarinho de feltro numa live da eduK. Portanto, se quiser aprender por meio do vídeo, saiba que o tutorial começa no minuto 7:50.

Além de disponibilizar gratuitamente os moldes para você, a gente vai compartilhar a seguir os materiais necessários e o passo a passo completo!

Bora conferir?

Lista de materiais para fazer o passarinho de feltro:

  • Feltro branco para os olhinhos;
  • Feltro preto para detalhes dos olhinhos;
  • Feltro amarelo ou laranja para o biquinho e pezinhos;
  • Feltro estampado para o laço e gravatinha;
  • Feltro azul bebê e feltro rosa bebê (mas você pode comprar as cores de feltro que desejar);
  • 2 meia pérolas 6mm para detalhe dos laços da ‘’Passarinha Rosa”;
  • Fibra siliconada para preenchimento das peças;
  • Cola quente ou cola de silicone líquida;
  • Linha de crochê preta ou linha de meada preta;
  • Linha de meada ou linha de costura 100% poliéster na cor marrom escuro para bordar a sobrancelha dos passarinhos;
  • 2 bases acrílicas transparentes (para caso você queira deixar seu passarinho em pé).

8 passos para confeccionar o passarinho de feltro

passarinho de feltro

1. Use os moldes para recortar as partes de feltro

Nesta primeira etapa, você deve usar os moldes para fazer os recortes de feltro nas quantidades indicadas, basta clicar aqui para baixar os moldes totalmente grátis! A melhor opção na hora de riscar o feltro é usar a caneta fantasminha, cujos traços desaparecem por completo com o calor do ferro de passar. Assim, o seu trabalho fica com um acabamento limpo e impecável.

Mas, se você usar uma caneta esferográfica convencional, dê preferência às de ponta fina e faça o risco de forma espelhada. Dessa forma, caso a tinta da caneta não seja removida por completo no momento do corte, ela fica para dentro da peça.

2. Costure o corpo do passarinho

Depois de cortar todas as partes, é hora de começar a confecção da peça pela costura dos moldes do corpo, formado pela parte da frente e das costas do passarinho.

Já a parte que dá a profundidade do corpo é cortada uma única vez. Então, você deve alfinetar a profundidade na parte inferior do molde do corpo, unindo os pontos indicados, no centro e nas extremidades.

Feito isso, é hora de dar os pontos caseados para costurar a profundidade em ambos os moldes do corpo. Lembre-se de deixar uma abertura na lateral do corpo do passarinho para colocar o enchimento da peça.

3. Preencha a peça com fibra siliconada

Qual é a quantidade de fibra que deve ser usada para o preenchimento? Essa é uma dúvida bastante comum entre as artesãs que estão começando. Basicamente, as peças de feltro devem ser preenchidas até ficar firmes e sem rugas.

No caso do passarinho de feltro, a Bruna teve uma ótima ideia: pesar a peça antes e depois de colocar o enchimento. Dessa forma, ela descobriu que usou cerca de 71 g de fibra siliconada.

Uma dica da expert que ajuda a encantar os clientes é colocar uma essência na fibra para dar um cheirinho de bebê à peça. Só tenha cuidado para não exagerar, já que a ideia é deixar um aroma suave. Se o cheiro ficar muito forte, em vez de agradar, você pode acabar deixando o cliente incomodado.

4. Faça o caseado nos pés do passarinho

passarinho de feltro

Agora é o momento de trabalhar nos pés do passarinho. Você deve casear os 2 recortes de cada pé, deixando uma abertura na parte de trás dele – ou seja, oposta aos dedinhos – ou, se preferir, na lateral convexa – parte com a curva para fora do pé.

Então, preencha os dois pés com a fibra siliconada de forma que fiquem firmes e sem nenhuma ruga. Com todas as partes caseadas, é hora de partir para a montagem.

5. Cole os pés e a base de apoio da peça

Para fazer o passarinho sentadinho, você deve colar os pés nas laterais inferiores do corpo. Caso a intenção seja deixar a peça em pé sozinha, cole tanto os pés quanto a base acrílica transparente na parte inferior do corpo.

Neste momento, fique atenta para deixar uma distância de aproximadamente 2,5 cm entre os pés. Você pode medir entre o dedinho do pé direito e o dedinho do pé esquerdo ou deixar 2 cm de distância entre os calcanhares. Se quiser que ele fique em pé sozinho, cole a base acrílica transparente somente em um dos pezinhos.

6. Monte os olhos e o biquinho

passarinho de feltro

Quem está fazendo o passarinho sentado deve centralizar os olhinhos a uma distância de mais ou menos 5 cm do topo da cabeça e 0,5 cm de distância entre um olho e outro.

Já para o passarinho em pé, os olhinhos devem ser centralizados a uma distância aproximada de 5,5 cm do topo da cabeça e 1 cm de distância entre os olhinhos.

Você vai notar que cada olho é compostos por 6 partes, uma colada na outra:

  • 1 parte preta maior, que dá o efeito de contorno;
  • 2 partes brancas maiores para garantir que o olho fique bem branquinho, pois uma única parte branca fica meio transparente quando colada no feltro preto;
  • 1 círculo preto, que deve ser medido com o detalhe da pálpebra para descobrir exatamente onde precisa ser colado (nos moldes, você encontrar o gabarito da peça);
  • 1 mini círculo branco para criar o efeito de brilho nos olhos;
  • e 1 pálpebra na parte inferior, que dá a impressão de que o passarinho está sorrindo.

Por fim, você deve colar os biquinhos, que ficam entre os olhos, na parte inferior.

7. Cílios e sobrancelhas da passarinha

A nossa expert também oferece a possibilidade de confeccionar uma passarinha. É aqui que a linha de crochê preta ou a linha de meada preta entra em campo para fazer o bordado dos cílios.

Como a linha de crochê é mais grossa, a sugestão é usar somente o fio simples para bordar, sem ser dupla. Mas, no caso da linha de meada, use o fio com as 6 linhas para dar um acabamento mais grosso ao bordado. Para a sobrancelha, use a linha de meada marrom ou a linha de costura 100% poliéster.

O truque é entrar com a agulha na lateral do caseado, escondendo o nó, e depois fazer o bordado dos cílios. A Bruna sugere usar uma agulha de boneca 13 cm, pois ela ajuda você a entrar e sair da peça com mais facilidade.

Você deve sair com a agulha no ponto onde as asinhas vão ser coladas. Assim, é possível esconder o arremate da linha preta dos cílios e a linha marrom da sobrancelha, que vai fazer parte do mesmo procedimento.

8. Cole os últimos detalhes

Nesta etapa, você vai acrescentar os detalhes que faltam. Ou seja, é o momento de colar as asinhas e os detalhas das penas, que simulam um cabelinho.

Para o passarinho azul, use 1 vez o molde da peninha maior e 2 vezes o molde da peninha menor, colados em sobreposição no centro da cabeça, na parte superior, simulando um topete ou uma franjinha. Para a passarinha rosa, use 2 vezes o molde maior da peninha para fazer uma “maria-chiquinha” e 1 vez o molde menor da pena para simular a franja.

Fique à vontade para adicionar detalhes extras, como lacinhos ou uma gravatinha borboleta.

E aí, o que achou do processo de confecção do passarinho de feltro? Se tiver alguma dúvida, não deixe de conferir o vídeo tutorial completo no canal da eduK no YouTube.

Conforme você for aprimorando suas habilidades, poderá partir para outras peças 3D de feltro, móbile de berço, lembrancinhas de maternidade, objetos decorativos e muito mais!

Que tal conferir os cursos da Bruna Correa na nossa plataforma? Aproveite para aprender a fazer peças encantadoras em feltro para arrasar nas vendas!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!




    Fale o que você pensa

    O seu endereço de e-mail não será publicado.