Cabine de LED para manicure: descubra como agregar valor

Quando você está começando a carreira, precisa preparar uma parte do seu orçamento para a compra de materiais e aparelhos. Um dos mais famosos atualmente é a cabine de LED para manicure. O problema é que muitos modelos são mais caros, principalmente quando comparados às ultravioleta. Afinal, será que realmente vale a pena? 

Se você ainda tem dúvidas sobre a compra de uma cabine de LED para manicure, não se preocupe. Neste post, você vai entender mais sobre o funcionamento, as vantagens e como agregar valor ao seu trabalho usando o aparelho. Confira!

O que é uma cabine de LED para manicure?

É uma cabine feita para a secagem de esmaltes e alongamentos de unhas em gel. Leve e com design moderno, grande parte dos modelos é fácil de transportar. Essa diversidade é tão grande que até quem não é profissional das unhas pode ter a sua em casa. Portanto, para a manicure, o aparelho é praticamente indispensável.

Grande parte dos modelos de cabine de LED para manicure conta com um sensor infravermelho. Assim, quando a cliente coloca as unhas, o aparelho liga automaticamente e, ao retirá-las, ele desliga. Além de prático, o aparelho é econômico com relação ao consumo de energia elétrica.

cabine-led

O que considerar antes de comprar sua cabine de LED para manicure?

O mercado brasileiro conta com inúmeros modelos de cabine de LED. Portanto, antes de comprar uma muito em conta ou o modelo mais caro da loja, confira suas especificações para escolher o melhor custo-benefício.

Comece verificando se ela tem temporizador. Além de facilitar a vida de uma manicure muito atarefada, o recurso conta com diferentes marcações para — grande parte dos aparelhos conta com 10, 30 e 60 segundos. Dessa forma, a profissional coloca o tempo específico para cada tipo de procedimento. 

Observe também a quantidade de lâmpadas de LED e a distribuição delas no interior. Assim, você garante que a secagem seja por igual em todos os dedos — incluindo o polegar, que fica com a unha um pouco mais para baixo em relação às outras.

Cabine UV X cabine de LED para manicure: qual a melhor?

Antes da chegada da cabine de LED para manicure, a grande estrela dos salões era a UV. Ela foi uma das primeiras a aparecer no mercado e auxiliar na secagem de alongamentos. No entanto, seu uso já pode ser considerado obsoleto.

Além de exigir mais manutenções que a cabine de LED para manicure, a duração da lâmpada ultravioleta é muito menor. Enquanto uma UV tem 100 horas de duração, a LED dura 50 mil. Outro problema é que nem sempre você consegue encontrar uma lâmpada compatível com o seu aparelho. Então, acaba perdendo o aparelho porque não tem como usá-lo.

Outro detalhe importante é com relação à secagem: as cabines UV demoram, em média, 2 a 3 minutos nesse processo. Já as de LED fazem o mesmo em 10, 30 (esmaltes) ou 60 segundos (alongamentos). Algumas até conseguem secar o alongamento em gel em 30 segundos.

Além do tempo, a lâmpada LED seca de dentro para fora, o que ajuda a manicure a visualizar com mais certeza se o alongamento está realmente pronto. Se a superfície estiver seca mas a base ainda úmida, a profissional acaba mexendo no procedimento antes da hora.

Por fim, antes as cabines UV faziam a secagem de um número maior de esmaltes e alongamentos que a de LED. Afinal, grande parte dos produtos era para secagem ultravioleta. Hoje, porém, o mercado já oferece cabines LED UV, que secam praticamente todos os tipos de esmalte e alongamento.

Portanto, mesmo que em um primeiro momento uma cabine de LED para manicure seja um recurso mais caro, a economia será muito maior no decorrer do tempo.

Como agregar valor ao trabalho usando uma cabine de LED para manicure?

Tenha um modelo portátil

Se você atende na casa da cliente ou em casa, ter uma cabine de LED para manicure vai deixar seu trabalho muito mais profissional. A secagem mais rápida e praticamente à prova de erros vai otimizar seus atendimentos e abrir a agenda para novas clientes. Mas, para isso, é preciso contar com um modelo portátil.

Além de leve e fácil de guardar, o modelo portátil terá a voltagem adequada para qualquer tipo de residência. Portanto, você poderá levar sua cabine onde e quando quiser. Existem modelos que cabem, inclusive, dentro da bolsa como se fosse apenas uma carteira.

Repasse do valor ao trabalho

Apesar de ter ser popularizado, a cabine de LED para manicure ainda é um aparelho mais caro. Além disso, exige produtos adequados para o aparelho (mesmo que o modelo LED UV permita o uso de mais tipos de alongamento, por exemplo). Portanto, você pode sim repassar parte do valor para o trabalho, já que é um investimento feito para oferecer um serviço melhor à cliente.

Esmaltes mais duradouros

Muitas profissionais acreditam que a cabine de LED seca todo tipo de esmalte. No entanto, isso não é verdade. O aparelho seca apenas produtos que contenham um componente fotoiniciador, ou seja, que reage em contato com a luz. Para tirar suas dúvidas, vamos entender melhor como funciona o esmalte em gel.

Mais duradouro, esse tipo de esmalte só seca em cabines LED ou UV. Ele pode ficar por até 3 semanas na unha da cliente. Além disso, seu acabamento fica bonito por muito mais tempo, sem necessitar da aplicação frequente de um top coat. É importante lembrar que o esmalte em gel não consegue se secar fora da cabine, já que ele precisa da fonte de luz para reagir.

Além disso, o esmalte não deve ser aplicado diretamente na unha da cliente — ele é muito resistente e a sua remoção é mais agressiva. Por fim, lembre-se de que ele não é o mesmo que o esmalte “efeito gel” encontrado nas farmácias, e sim um tipo especial vendido apenas para manicures.

Outra vantagem do esmalte em gel para a manicure é que, por ser extremamente duradouro, ele só pode ser removido no salão, com produtos específicos. Por isso, a unha da cliente precisa de pelo menos 24h de “respiro” entre uma esmaltação em gel e outra.

Explique os benefícios

Em um primeiro momento, a sua cliente pode preferir a esmaltação mais em conta. Então, é hora de explicar para ela todos os benefícios do esmalte em gel e, claro, da cabine de LED para manicure.

Para começar, não vai ter nada de bolinhas na superfície! Além disso, ele apresenta um acabamento mais bonito, brilho intenso e duradouro e a cliente vai sair do salão com a certeza de que o esmalte está seco. Afinal, nada pior do que terminar a esmaltação e, por acidente, encostar em algum local e descascar a pintura. Com o esmalte em gel, esse risco não ocorre.

Por fim, ela pode ficar despreocupada com os afazeres domésticos. O esmalte é muito mais resistente e não vai sair quando ela for lavar uma louça, por exemplo.

Para comprovar a durabilidade, faça a esmaltação em gel dias antes do atendimento e mostre para ela. O resultado comprovado é a melhor propaganda.

Pronta para escolher sua cabine de LED para manicure? Como você viu, o aparelho é perfeito para alongamento e esmalte em gel, que já conquistou a clientela brasileira. Se você ainda não conhece o serviço, confira o curso de esmaltação em gel da eduK!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!