como criar uma marca

Afinal, como criar uma marca? Confira os principais passos

Para saber como criar uma marca, é preciso primeiro entender o seu conceito. Então, podemos defini-la como a forma com que o público percebe você quando interage com sua empresa, em relação às impressões que podem ou não ser controladas.

Por isso, é impossível construir uma marca sem consistência, pois será difícil propagá-la para todos os segmentos do empreendimento. Dessa forma, você deve analisar qual a aparência que terá essa consistência e o que deseja transmitir por meio dela.

Quer entender melhor sobre o assunto e criar uma marca de sucesso no seu negócio? Então, continue a leitura do artigo que preparamos para você!

Principais passos de como criar uma marca

Para ser bem-sucedido, um negócio precisa saber gerenciar os elementos que formam a identidade da companhia, como: nomes, logotipos, produtos, cores, linguagem, fontes e reputação. Além desses fatores, seus objetivos, seus valores e sua missão também devem ser claros e espelhados para todo o processo da empresa.

Defina seu público e sua persona

Antes de tudo, é importante pensar para quem você pretende vender seus serviços ou produtos. Com isso, fica mais fácil definir para qual público serão direcionados os seus esforços de vendas. Por isso, busque conhecer os hábitos de consumo dessas pessoas, além de seus comportamentos, suas preferências e dados demográficos.

Contudo, também é fundamental que crie uma persona para sua empresa. Ela é uma representação fictícia do consumidor do seu negócio. Uma boa ideia para defini-la é desenvolvê-la a partir da pesquisa do seu público-alvo. Além disso, é importante saber que seu empreendimento pode ter mais de um personagem fictício, de maneira a vender para variados perfis de clientes.

Para ter a persona mais próxima do perfil dos seus clientes, é fundamental que defina aspectos como idade, nome, crenças, preferências pessoais, hábitos de consumo e valores. Isso ajuda a compreender o comportamento desse público, além de auxiliar na criação de uma marca mais efetiva, fazendo com que as pessoas se identifiquem com o seu empreendimento.

Estude seus concorrentes

Para saber como criar uma marca, estude os concorrentes do segmento que deseja atuar, pois, para ter sucesso com as suas vendas, seu negócio precisa ter um diferencial frente à concorrência. Algo que as pessoas vão identificar sua marca já de primeira, por oferecer um produto ou serviço único.

Pesquise na internet os sites e as redes sociais das empresas que atuam no mesmo ramo e veja os comentários sobre elas. As pessoas desejam que algo seja aprimorado? Pegue todas essas dicas e aplique no seu negócio. Assim, você pode transformar a sua empresa na marca ideal de consumo do seu público-alvo.

Defina um modelo de comunicação

Você já ouviu falar em brand persona? Ela é uma estrutura que forma a linguagem de uma marca, como se fosse uma pessoa, com uma maneira única de se comunicar e se posicionar. O que torna o relacionamento com o público mais real, humano e natural.

É partindo do conceito de brand persona que uma empresa deve se comunicar com seus leads. A forma como olha para sua marca deve ser como se fosse uma pessoa. Isso ajuda a servir como base para definir o diálogo do negócio nas mídias sociais, dando um tom agradável por meio de um material visual e escrito elaborado de forma criativa.

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Assim, você consegue se comunicar da melhor maneira com os clientes por meio do site da empresa, das redes socais e dos demais canais, sempre pensando no propósito da marca e no público que deseja atingir.

Lembre-se também de manter a interação com os clientes nas redes sociais. Para isso, busque sempre curtir e responder os comentários das pessoas nos perfis da empresa, usando uma linguagem próxima da sua persona. Isso faz com que sua marca consiga cada vez mais credibilidade e notoriedade no mercado que atua.

Pense em um bom nome para o negócio

O nome da sua empresa é um fator que deve ser analisado com calma, pois ele tem uma ligação direta com seu público. Portanto, nesse processo, o ideal é pensar em nomes criativos e de fácil associação com seus produtos ou serviços.

Além disso, você precisa saber se o nome está disponível para uso, seja na criação das campanhas nas redes sociais, seja no domínio de um site oficial. Feito isso, para que tenha um bom nome da sua marca, faça uma escolha que consiga ser emplacada com o seu público-alvo. Também é preciso escolher um nome de fácil utilização nas ações de divulgação e marketing da empresa.

Registre a marca

A única forma de proteger legalmente sua marca é registrando-a. Portanto, é necessário que procure o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e realize o pedido. Logo após, ele será avaliado em conformidade com a Lei de Propriedade Industrial e suas respectivas resoluções administrativa.

Registre seu domínio

Ter uma presença on-line pode ajudá-lo a alcançar um público estratégico, que o beneficiará a longo prazo, pois seus clientes potenciais conhecerão seus produtos e serviços. Registre seu domínio e crie um e-mail corporativo, pois assim sua marca irá transmitir credibilidade e confiança.

Crie ou contrate alguém para fazer o logo

O logotipo é outro elemento da marca que precisa ser muito bem elaborado para que os clientes consigam identificá-lo com facilidade em qualquer lugar. Ele deve ter emoção e remeter a lembrança das pessoas de forma rápida. Além disso, é importante se diferenciar da concorrência. Suas formas, cores, símbolos e tipografias (letras) precisam ser únicos.

Por isso, caso você não consiga criá-las, não hesite em pedir auxílio de um profissional para elaborar o logotipo da sua marca. Feito isso, é hora de aplicar o logo em todas as suas instalações, ponto de contato com o cliente, cartões de visitas, redes sociais, sites, formulários, entre outros.

Saiba que o logotipo precisa ser a cara da empresa e o gosto pessoal não pode interferir nesse processo. Além disso, quando ele é bem-feito, aumentam suas chances de conseguir se destacar no setor.

Entender como criar uma marca é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Por isso, não se esqueça de definir seu público e sua persona, estudar os concorrentes, verificar o modelo de comunicação, pensar em um bom nome para o negócio e fazer um logotipo que seja a cara do seu empreendimento. A partir disso, você tem grandes chances de fazer sua companhia prosperar e ser querida pelo público.

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