Curso para lash designer: quais são os melhores treinamentos para ter sucesso rápido?

Investir na área da beleza tem sido o interesse de muitas profissionais. Afinal de contas, apesar da crise, o segmento conseguiu se reerguer e se mantém forte durante o ano. E para quem deseja investir nos cílios, a melhor pedida é investir em um curso para lash designer. Segundo especialistas, os olhos continuarão sendo o grande foco do mercado.

Se você quer investir na área da beleza e não sabe por onde começar, entenda o que é e como escolher seu curso para lash designer!

O que é lash designer?

Em tradução livre, lash designer é uma “projetista de cílios”. Ela é a profissional responsável por executar técnicas que valorizam os olhos mas que, ao mesmo tempo, reflitam a personalidade e o gosto da cliente.

A profissão é nova, mas tem feito sucesso no mundo inteiro. Afinal, muitas mulheres sonham em ter cílios mais longos e cheios, mas não querem viver com postiços ou não conseguem o efeito desejado com rímel. Além disso, diferentes técnicas valorizam diferentes olhares. Quem tem olhos puxados, grandes, pequenos, caídos ou redondos vai se beneficiar.

mulher olhando para a foto com longos cílios após procedimento de lash design

Profissão multidisciplinar

Mas uma boa profissional não deve entender apenas de técnicas de cílios — ela precisa saber como se destacar. No ramo da beleza, até uma nova profissão enfrenta alta concorrência. Em um curso para lash designer, o aluno aprende sobre visagismo, tricologia, mapeamento do olhar, marketing e, claro, assepsia. Tudo para oferecer o melhor serviço a sua cliente.

Portanto, não pense que um curso para lash designer deve se limitar a mostrar como se faz alongamentos de cílios. Na hora do trabalho, sua cliente vai prestar atenção em todos os detalhes que não envolvem diretamente o procedimento. Por exemplo, o seu atendimento e a higienização durante os procedimentos serão observados e podem ser um grande diferencial para conquistar sua confiança. Pense em tudo isso na hora de escolher sua formação.

Por que o curso para lash designer está em evidência?

A profissão de lash designer surgiu há alguns anos, com o surgimento da primeira técnica do segmento: o alongamento fio a fio. Foi a primeira vez que a cliente percebeu que poderia ter um olhar marcante sem recorrer para o rímel ou para cílios postiços (que, na maioria das vezes, não traz um efeito natural mais adequado para o dia a dia).

Para quem gosta de sair maquiada, o surgimento do alongamento de cílios foi uma mão na roda: finalmente, ela poderia cortar uma parte da maquiagem (ou toda ela) e se sentir arrumada da mesma maneira. O efeito dura o dia inteiro e não sai no banho. Com isso, a cliente economiza tempo e fica com a autoestima elevada.

Além disso, o alongamento é versátil: o resultado pode ser mais natural ou dramático, dependendo da preferência da cliente e da técnica escolhida.

Pandemia: menos maquiagem, mais valorização do olhar

Quem já trabalha em salão ou em alguma clínica de beleza sabe como usar máscara é importante para a segurança da profissional e da cliente. No entanto, a maior parte da população não estava acostumada com esse equipamento de proteção individual (EPI). E com a chegada da Covid-19, o uso de máscaras se tornou essencial à rotina.

Para oferecer maior proteção, a máscara cobre grande parte do rosto. Nariz e boca não podem ficar de fora, pois são vias aéreas, que transmitem e recebem micro-organismos com facilidade. Por isso, o EPI precisa proteger as duas regiões — o que, consequentemente, diminui o espaço para o uso de maquiagem.

A make, então, teve que se restringir aos olhos, mas a limitação de espaço aumentou a criatividade da mulher vaidosa!

Para se adaptar, o mercado de beleza agora oferece sombras coloridas (que já estavam vindo com força pouco antes da pandemia), pigmentos e muitos recursos para deixar os olhos mais marcantes. O alongamento de cílios, claro, não ficou de fora. Suas diferentes técnicas se adaptam ao gosto da cliente e às suas necessidades

Aí, veio o impasse: quem trabalha em casa muitas vezes não vê sentido em usar um monte de maquiagem mas, ao mesmo tempo, quer se sentir bem-arrumada. Nisso, novamente o alongamento de cílios ganha força: além de necessitar de manutenção de 15 a 20 dias (o que evita que a cliente se exponha demais na rua), ele é uma solução prática. A mulher se sente bonita e valorizada sem precisar se maquiar para o home office.

E caso precise sair, também não vai se preocupar com mil e uma maquiagens para valorizar o olhar. É só colocar a máscara e sair. Mais prático, impossível!

Técnicas, só com curso

Se o alongamento de cílios ganha força, o curso para lash designer também. Afinal, por mais que vídeos no YouTube mostrem parte da execução do procedimento, você só vai dominar a técnica em si com as dicas do professor, estudo e treino.

Mesmo que o vídeo ou tutorial no blog mostrem detalhes, só um bom professor vai dar as dicas essenciais para fazer uma boa extensão de cílios. Ele vai falar sobre anatomia do olho, formatos de alongamento, simetria e muito mais. Lembre-se também de que aquele professor fez diversos cursos e treinou bastante antes de dar aulas. Portanto, um curso para lash designer oferece muito mais do que o estudante pode imaginar.

dar um panorama de mercado, por que está em evidência, quanto ganha, questão d estar arrumada mesmo em casa, pandemia etc
embora seja “curso para lash designer”, usar as principais técnicas (alongamento fio a fio e volume russo, lifting)
dicas de como escolher o curso certo (ver textos já feitos)

lash designer aplicando a técnica de alongamento de cílios nos olhos de cliente

Como escolher um curso para lash designer: 7 dicas essenciais

Veja como escolher o melhor curso para lash designer e seguir de vez na profissão:

1. Verifique a reputação da escola

Em grande parte dos casos, um curso para lash designer é ofertado por uma escola experiente no segmento de beleza. Isso permite que o aluno tenha mais segurança na hora de estudar. Afinal, aquela instituição já conhece o mercado e os profissionais envolvidos.

Além disso, vai escolher especialistas para ministrar as aulas, montar uma grade específica para o que o mercado pede no momento e cobrar um preço justo pelo conteúdo oferecido. Com isso, você também fica com bom nome no mercado, pois investiu em uma escola que prioriza a qualidade do ensino.

Outro ponto importante é que conhecer a instituição que oferta o curso para lash designer evita ciladas financeiras. Uma boa escola costuma ter redes sociais ativas e um site onde você encontra informações de contato e o CNPJ da empresa. Com o CNPJ, aliás, você pode conferir se a instituição está ativa perante o governo.

Por fim, não deixe de olhar nas redes sociais os comentários sobre aquela instituição. As pessoas gostam de elogiar quando são bem atendidos e, claro, alertar outras pessoas para não caírem em furadas. Portanto, não deixe de usar a ferramenta de buscas ou olhar os comentários nas páginas da escola para saber o que estão dizendo.

2. Procure por profissionais reconhecidos

Da mesma forma, veja quem são especialistas que darão aulas no curso para lash designer. Normalmente, esses profissionais estudaram em diferentes instituições, ministraram muitos workshops e têm muitos anos de carreira. Depois de construir uma boa bagagem de conhecimento, eles partem para as aulas.

Caso você não conheça o professor, faça uma boa pesquisa sobre ele e, claro, não deixe de olhar as redes sociais para saber mais sobre ele. Além disso, você encontra facilmente o currículo de um bom profissional.

3. Veja qual é o conteúdo do curso

Você está no começo de carreira ou quer aprender novas técnicas? Cada estágio pede um curso para lash designer diferente. Por exemplo: quem deseja dar os primeiros passos na profissão precisa conhecer a técnica-base, que é o alongamento fio a fio. Mas quem já é craque nesse procedimento pode partir para outros, como o megavolume, o volume russo e o lash lifting.

Por isso, não adquira o curso sem verificar a grade antes. Muitas vezes, as aulas são ótimas e a professora é excelente, mas aquele conteúdo não é o mais adequado para o atual momento da sua carreira. Antes de decidir, procure pelo conteúdo programático. Se não estiver disponível no site, entre em contato com a instituição.

Além dos cursos com técnicas ou tendências, há outros que não são específicos para lash designer, mas para quem deseja aprimorar outros aspectos na área da beleza. Você pode investir, por exemplo, em aprender sobre como abrir e gerenciar o seu próprio negócio, fotografar e postar nas redes sociais ou criar estratégias de marketing.

4. Veja se as aulas se encaixam na sua rotina

Se você trabalha, sabe como é difícil encaixar horários de estudo nessa rotina. Afinal, o trabalho já toma uma boa parte das horas úteis do dia. No entanto, isso não pode ser um impeditivo aos seus estudos. Ao contrário: você deve investir em um curso que seja adequado à sua grade de horários.

Grande parte dos cursos é ofertada em horário comercial, o que complica quem trabalha nesse horário. Porém, há aulas que são disponibilizadas à noite, aos sábados e, o melhor, online.

5. Invista em um curso online

Complementando a dica anterior, a melhor escolha para quem tem uma rotina intensa é investir em um curso online. Embora muitos sejam ao vivo, logo depois essas aulas ficam gravadas e podem ser acessadas sempre que o aluno desejar.

Mas será que o curso para lash designer no formato virtual é tão bom quanto o presencial? Com certeza! Existe uma série de vantagens:

  • conteúdo rico: o formato online tem menos limitações de tempo. Portanto, é possível ter um curso mais extenso e detalhado;
  • custo-benefício: além de não oferecer limitações de tempo, o curso online não tem gastos com estrutura física, salários e outras contas que uma estrutura presencial exige. Com isso, você consegue estudar recebendo o melhor custo-benefício;
  • economia: o aluno também não gasta com transporte, material didático (costuma ser online e já consta no preço final do curso) e outros gastos de deslocamento;
  • profissionais do Brasil inteiro: muitas pessoas não conseguem estudar porque não encontram um curso para lash designer em sua região. Com um curso para lash designer online, é possível estudar com especialistas do país inteiro (e até do mundo!);
  • mais possibilidade de revisão: não entendeu o que o professor falou? É só voltar no trecho. Quer revisar? Abra o vídeo da aula correspondente e treine novamente. Você também não perde a concentração com a interrupção feita por conversas. Por fim, os alunos participam apenas fazendo perguntas pertinentes, que podem esclarecer até mesmo dúvidas suas.

Por muitas vezes não ter um prazo específico para terminar, muitas pessoas acabam demorando para terminar o curso online. No entanto, faça diferente: use essa oportunidade de estudar quando e onde quiser para estudar, revisar, treinar e terminar as aulas já sendo craque nos procedimentos!

6. Verifique os valores e as condições de pagamento

Por último, mas não menos importante: verifique as possibilidades de pagamento do curso para lash designer. Afinal, por ser um investimento, ele exige que você se organize financeiramente, ou seja, que tire uma parte do orçamento mensal para pagar seus estudos.

Como dito, um curso online para lash designer costuma ser mais em conta que o presencial. Mas isso não é o suficiente: se você não puder pagar à vista, precisa saber quais condições a instituição oferece para facilitar o pagamento.

Hoje, o mercado oferece diversos formatos para facilitar a negociação, como boleto bancário, parcelamento em 2 cartões de crédito e até Pix! Então, veja se a instituição oferece esses formatos e, caso tenha dúvidas, entre em contato com ela antes de fazer o investimento.

7. Procure cursos para lash designer que ofereçam certificado de conclusão

Não é atoa que as pessoas se preocupam com o certificado dos cursos que fazem. Primeiro, saber que a empresa oferece um certificado reconhecido por outras instituições é uma garantia que aquela escola ou empresa passou por testes de qualidade. Aqui na eduK, por exemplo, todos os cursos são certificados pela ABED, a Associação Brasileira de Educação a Distância.

Essa segurança não é só oferecida a você, profissional. Muitos clientes se importam com a formação dos profissionais que lhes atendem. Por isso, muitas lash designers deixam expostos os seus certificados no local de atendimento ou compartilham nas redes sociais, como Instagram e LinkedIn.

close em metade do rosto de uma mulher com longos cílios após procedimento de lash design

Quanto ganha uma lash designer?

O salário de uma lash designer varia muito, já que ela pode trabalhar em um salão ou por conta própria. Em um salão, o salário costuma ficar em R$1240, segundo o site Glassdoor. No entanto, a possiblidade de ganhar dinheiro por conta própria é maior.

Procedimentos de lash design costumam custar de R$100 a R$300, mas o valor pode variar dependendo da região. O ideal é que não seja abaixo de R$100, pois um alongamento pode durar mais de duas horas para ser feito. Mas não deixe de fazer as contas para saber o quanto de material é gasto para executar o procedimento.

Então, o valor pode variar muito, dependendo de quantos procedimentos você consegue fazer e quantos atendimentos são feitos por dia. Mas o lucro pode ir acima de R$3 mil facilmente.

Outro fator importante é que as lash designers costumam ter outras carreiras dentro da beleza, como o design de sobrancelhas. Dessa forma, você pode oferecer mais serviços e até cobrar um pouco mais, além de oferecer combos e ter mais facilidade para promover promoções e conseguir a fidelidade das clientes.

Quais os materiais essenciais em um curso para lash designer?

Veja tudo que você pode precisar para treinar o que aprendeu durante o curso — e, futuramente, executar na sua cliente:

  • pinça curvada (para o alongamento em si) e pinça reta (para o isolamento do cílio) ou duas pinças tipo agulha;
  • lupa para cabeça (opcional), para ajudar a enxergar todos os fios com mais nitidez;
  • acetona (para limpar a cola da base de vidro após o uso);
  • higienizador para as mãos ou álcool gel 70 volumes;
  • touca de TNT (para proteger o cabelo da cliente e o seu).
  • base de vidro (onde você vai pingar a cola);
  • bases flutuantes (esponjas de maquiagem);
  • gel patch, micropore ou foam tape;
  • pincel para sobrancelhas;
  • shampoo para cílios;
  • lenço umedecido;
  • lenço de papel;
  • demaquliante;
  • cola/adesivo;
  • tônico facial;
  • microbrush;
  • nanomister;
  • removedor;
  • cotonete;
  • algodão;
  • primer;
  • água.

Confira detalhes no vídeo com a especialista Mariana Bachi, em um pedacinho do curso “Alongamento de cílios: técnicas e indicações”, que ela deu aqui na eduK. Confira mais informações sobre o curso clicando aqui.

Quais procedimentos posso aprender em um curso para lash designer?

Veja o que você pode procurar em cada curso para lash designer:

Fio a fio

O alongamento de cílios fio a fio é a primeira técnica que você deve aprender dentre os cursos para lash designer. Portanto, na hora da pesquisa, comece por esse tipo de curso.

Nesse procedimento, a lash designer cola um fio sintético em cada cílio natural da cliente. Sim, todos os cílios vão receber um alongamento!

Para isso, é importante que os fios do alongamento tenham diferentes tamanhos e espessuras. Assim, você consegue um resultado mais natural — mesmo que a intenção seja um olhar bem dramático! Atualmente, são utilizados cílios com as espessuras 10, 15 e 18 mm.

Por ser tão detalhista, o alongamento fio a fio exige paciência da lash designer. Mas se você for mais apressada, não se preocupe: o poder de aderência e secagem da cola é alto!

Confira o passo a passo do alongamento de cílios fio a fio:

  • coloque uma boa quantidade de cílios em cima da base flutuante;
  • com a pinça, segure o cílio pela ponta fina. Pegue sempre de lado, para a parte mais grossa do fio ficar virada para você;
  • e como segura na pinça? Sua mão deve ficar mais próxima à base do que dos ganchos. Assim, faz menos pressão no cílio sintético;
  • pingue duas gotas de cola na base de vidro;
  • pegue o cílio de lado e com a ponta mais grossa (base) virada para você. Molhe-a na cola da metade para a base;
  • com a outra pinça, você vai separar os cílios daquele onde deseja colar a extensão;
  • o cílio sintético deve “pousar” no natural. Não há necessidade de força;
  • sempre cole próximo à raiz do cílio natural, mas não muito. É preciso evitar ao máximo o risco de que a cola entre em contato com a pele;
  • não demore muito na hora de colar. Assim que você colocar a cola no cílio, já faça a extensão;
  • caso o cílio fique torto, tire-o imediatamente. Senão, a cola vai aderir;
  • não deixe formar bolinhas de cola nos cílios da cliente. Caso apareçam, limpe imediatamente.

No site da eduK, você encontra um curso exclusivo de alongamento de cílios fio a fio!

Volume russo

É uma técnica de alongamento de cílios em que são colados “tufos” de fios sintéticos (no meio profissional, são chamados de fans) de 6 e 7 mm em formato de leque. Ela proporciona tanto alongamento quanto volume, por isso o resultado costuma ser bem mais dramático que o fio a fio.

O mais interessante é que a lash designer monta os fans na hora em que vai fazer o alongamento de cílios na cliente. Dependendo da estrutura do cílio natural, cada fan pode ter de 3 a 8 fios. Cílios mais grossinhos aguentam uma extensão mais volumosa, por exemplo.

A técnica é a mesma: monte os fans, passe na cola de cílios e cole no corpo do fio da cliente. É importante que a mão com a pinça reta esteja firme, para que o cílio permaneça isolado. Também obedeça ao tamanho dos fios: fans menores pedem cílios menores.

E na eduK você também aprende essa técnica! Conheça o curso Alongamento de cílios: volume russo!

Megavolume

É parecido com o volume russo, mas com fios de menor espessura. É uma técnica para quem está interessada em muito volume e pouca extensão. Afinal, enquanto o alongamento de cílios com volume russo traz fios de 6 e 7 mm em fans de 3 a 8 fios, o megavolume conta com fios de 3 mm em fans de até 16 fios!

Gostou da técnica e quer aprender mais? Conheça o curso Alongamento de cílios com megavolume!

Lash lifting

Também chamado de lifting de cílios, o lash lifting é uma técnica que corrige a curvatura encorpa e tinge os cílios naturais. Portanto, não é um alongamento de cílios.

Para fazer o curso para lash designer sobre lash lifting, você vai precisar de materiais diferentes. Confira a lista:

  • condicionador Styling gel Cuidado & Proteção;
  • pás auxiliares ou palitos de unha descartáveis;
  • creme protetor e hidratante;
  • kit para lash lifting;
  • solução salina;
  • água micelar.

O ideal é que você adquira os produtos da marca RefectoCil, que é reconhecida pela Anvisa para o procedimento de lash lifting.

Mas não vamos nos esquecer dos produtos de apoio! Faça seu checklist:

  • álcool 70 %, para higienizar as mãos;
  • máscara protetora;
  • touca para cliente;
  • folhas protetoras;
  • silicon pads;
  • cotonetes;
  • algodão;
  • paleta;
  • água;
  • soro.

Agora, vamos ao passo a passo:

  • limpe a pele com água micelar e solução salina. Depois, isole os fios inferiores da mesma forma que faz com o alongamento de cílios;
  • coloque os pads protetores. É importante escolher um que tenha o tamanho adequado para o olho da sua cliente;
  • passe a cola no pad e inicie a colagem dos fios. É só ir usando o palito ou pá para levantar e separar os cílios. Quando acabar, deixe descansando e passe para o outro olho;
  • é importante lembrar que lash lifting e pressa não combinam. Portanto, faça o procedimento com bastante paciência;
  • aplique a solução lash perm. Ele não deve ser aplicado nas pontas, nem perto da raiz. Cubra com plástico-filme e e deixe agir por 8 min. Retire com cotonete seco;
  • aplique o neutralizador e deixe agir por 5 min. Retire com cotonete seco;
  • Por fim, passe algodão com água para limpar e retire os pads.

Aprenda mais com o curso para lash designer Lifting de cílios: dê um up no olhar no site da eduK!

Certifique-se: Aposte nos cursos certos para ser uma lash designer de sucesso!

Você já viu quantas possibilidades existem para essa carreira e por que ela está em alta! Quer uma dica? Comece a colocar a mão na massa para tirar seus planos do papel.

Pronta para investir nos seus sonhos? Para começar sua carreira com tudo, confira os diversos cursos para lash designers clicando aqui! Queremos fazer parte das suas conquistas!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!




    Fale o que você pensa

    O seu endereço de e-mail não será publicado.