design de sobrancelha masculina

Design de sobrancelha masculina: o que você deve saber sobre o procedimento

Cuidar de si e da aparência não é mais um traço específico feminino há algum tempo. Entre 2012 e 2017, um relatório da agência Euromonitor apontou que o consumo de beleza masculina aumentou 70%, no Brasil, e ele continua em ascensão. Nesse ritmo, em 2021 o país tende a ultrapassar os Estados Unidos, atual pioneiro no segmento, arrecadando cerca de R$26 bilhões.

Esse consumo vai desde produtos de higiene e perfumes até procedimentos estéticos, como design de sobrancelha masculina. Por essas e outras razões, investir nessa profissionalização é uma ótima ideia para quem deseja iniciar ou já atua nesse ramo.

Continue a leitura para saber mais sobre a técnica, as ferramentas necessárias e o passo a passo!

Design de sobrancelha masculina e feminina: os métodos são iguais?

Não. As técnicas são parecidas, mas, geralmente, os homens têm a sobrancelha mais cheia. Logo, o design pode se restringir à remoção do excesso de pelos, especialmente na parte central, conhecida popularmente como “monocelha”, quando as duas acabam formando uma só. Enquanto as mulheres têm predileção pelas versões mais arqueadas, que destacam os olhos, os homens tendem a preferir um resultado mais discreto.

Portanto, na hora de fazer o design, o profissional deve lembrar que na sobrancelha masculina não há pontos de arqueamento. É preciso realizar os traços de acordo com o formato do rosto e, em seguida, alinhar os fios. Já com o público feminino, o designer precisa dar atenção a esses pontos, arqueando e realçando a região.

Como escolher a melhor técnica?

A resposta para a pergunta depende do profissional e do cliente. Alguns designers dão preferência ao trabalho com a pinça, pois o acabamento é melhor. Mas determinados clientes rejeitam a técnica por sentirem dor e preferem a cera, por exemplo.

No entanto, cabe ao profissional estudar e se aperfeiçoar nas técnicas disponíveis no mercado, a fim de estar preparado para explicar ao cliente qual é a melhor para seu caso. Entenda melhor a seguir!

Pinça

Geralmente, esse método rende um acabamento melhor e é o mais utilizado. Mesmo quando o design é realizado com cera ou linha, o designer finaliza com a pinça, retirando os pelos restantes para deixar o resultado impecável. Há inúmeros modelos dessa ferramenta — uma para cada necessidade — que ajudam na execução de um trabalho detalhado.

Não é incomum que as pessoas se queixem na hora de retirar os pelos com a pinça, preferindo a cera que, embora também seja considerada dolorosa, é uma técnica mais rápida. Entretanto, não é o método mais indicado, pois a pele da área dos olhos é a mais sensível do rosto, e a temperatura da cera — mesmo a ideal para depilação — pode causar danos no médio prazo.

Cera

Conforme dissemos antes, esse método é um dos preferidos dos clientes pela sua agilidade. Para o design de sobrancelha masculina, é ainda melhor, pois, como a produção de pelos da região tende a ser maior, a cera ajuda a tirar muitos deles em uma única “puxada”.

Embora o risco de flacidez na área dos olhos causada pela cera seja apenas um mito, vale um cuidado a mais para quem gosta dessa técnica. O profissional sempre deve utilizar cera descartável, pois as versões reutilizáveis podem provocar infecções e até doenças de pele.

Linha

Essa técnica pode parecer recente, mas é justamente o contrário, já que seu uso para design de sobrancelha é antigo. O profissional deve usar uma linha fina, que seja 100% algodão, na hora da remoção. Esse pode ser considerado o melhor método pelos benefícios que traz: além de propiciar um design benfeito, removendo os pelos pela raiz, ele é rápido, não faz mal à pele, ativa a circulação do rosto e até remove células mortas. Dá para acreditar?

Se seus clientes reclamam da dor — independentemente da técnica usada — você pode apostar em anestésicos tópicos, que deixam a área menos sensível para depilar os pelos tranquilamente. Essas pomadas são à base de lidocaína ou xilocaína e devem ser colocadas 20 minutos antes. Após esse tempo, precisam ser removidas para iniciar a depilação.

Quais as ferramentas necessárias e o passo a passo?

Assim como a sobrancelha da mulher, a sobrancelha masculina pode ter falhas. Por essa razão, o profissional deve evitar remover pelos além do excesso nas extremidades. Alguns designs mais modernos incluem traços (ou riscos), mas esses modelos não são recomendáveis. Além de prejudicar o design original, impactando o rosto, ele é realizado com navalha e tende a favorecer ou criar as temidas falhas.

As ferramentas são as mesmas utilizadas para o design feminino. Antes de iniciar, é necessário limpar a região com algodão e uma loção adstringente. Dê preferência a produtos para peles sensíveis, a fim de diminuir o risco de alergia. Em seguida, o designer deve iniciar a marcação com um lápis de sobrancelha.

Depois, para conferir precisão, o paquímetro pode ser usado, marcando o início das sobrancelhas. O instrumento serve para medir dimensões e é utilizado por mecânicos, eletricistas e outros profissionais, podendo ser encontrado em lojas especializadas. A partir daí, o designer avalia o que vai ser removido, de acordo com a técnica escolhida e a preferência do cliente.

Ao finalizar, o profissional pode usar um pouco de óleo de rícino (ou mamona) na região. O produto vegetal, além de ajudar a acalmar a pele após a remoção dos pelos, fortalece os pelos da sobrancelha, favorecendo o nascimento de novos.

Sentir-se bem com a própria aparência é uma realidade que afeta homens e mulheres. Sendo assim, trabalhar no mercado de beleza, em especial na área de design de sobrancelhas, abre muitas portas para bons profissionais aumentarem suas rendas e terem sucesso em suas profissões.

Para isso, é indispensável investir em treinamentos e aperfeiçoamento, atendendo ao padrão de exigência desse segmento e atualizando-se sobre as novas técnicas e produtos que propiciam mais destaque ao seu serviço. A eduK disponibiliza cursos de design de sobrancelha masculina e em diversas outras áreas, com material didático e acessível, além de profissionais competentes, que podem ajudar você a conquistar os resultados que almeja nos negócios.

Quer saber mais sobre design de sobrancelha? Acesse esse Especial sobre Marcações, com Eva Morais, referência no assunto!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!