branding

Branding para microempreendedores: o que é e qual a importância para seu negócio

Ter conhecimentos de branding é fundamental para o seu negócio. Isso porque é ele que define diversos aspectos de sua marca, principalmente, o modo como ela será vista pelo seu público e ficará conhecida no mercado.

No geral, trata-se de um conjunto de estratégias que visam a gestão da marca, partindo de elementos visuais, do nome da empresa, símbolos e tudo que reforça a identidade de um negócio. Para isso, é fundamental um planejamento a longo prazo e um gerenciamento contínuo e bem estruturado.

Muitas empresas utilizam esse conceito para terem mais visibilidade e apresentarem o seu diferencial, conquistando um espaço relevante entre os concorrentes. Neste post, vamos apresentar a importância do branding e mostrar como ele pode ajudar no crescimento de seu negócio. Acompanhe!

Qual a importância do branding para microempreendedores?

Apesar de parecer apenas outro conceito de business, o branding tem uma enorme importância quando o assunto é gestão de marca. Por exemplo, tente pensar em produtos como esponja de aço, amido de milho e fotocopiadoras. A probabilidade de que você tenha se lembrado de uma marca específica para cada um desses itens é muito grande.

Além disso, existem algumas frases icônicas que certamente remetem a uma determinada empresa, como a bebida energética que dá asas, a cerveja que desce redondo ou o refrigerante que abre a felicidade.

Poderíamos ainda falar do uso das cores. Atualmente, você provavelmente sabe do que se trata um cartão de crédito roxo, a letra “M” escrita em amarelo, uma maçã mordida e prateada, entre outras. Esses atributos, como a notoriedade de uma logo, um slogan ou o destaque de uma marca, somente acontecem por meio de uma ótima aplicação de branding.

Em outras palavras, esse conceito é tão importante que permite colocar uma empresa como referência de um produto, justamente por ter uma identidade visual muito forte. Por isso, trabalhar nele é uma maneira de subir o seu negócio para outro patamar.

A seguir, veja outros pontos que reforçam a importância do branding para o sucesso de um empreendimento!

Percepção de valor

Existem diversos motivos que levam um consumidor a optar por um determinado produto ou serviço. Alguns exemplos são a sua funcionalidade, necessidade, identificação e, até mesmo, status. A percepção de valor tem muito a ver com o último quesito.

Isso não diz respeito apenas ao preço aplicado sobre o item, mas a todas as características que o acompanham, principalmente o reconhecimento pelo público. O que significa que o branding, por fazer uma boa administração da imagem da marca, atribui mais valor a um determinado serviço ou produto justamente pela sua reputação no mercado.

Identificação do público

A identificação do público não acontece apenas quando uma pessoa vê uma logo e já sabe o nome da marca. Na verdade, isso está relacionado ao quanto um indivíduo, cliente ou não, sabe sobre o que a sua empresa oferece, os meios de chegar até ela, entre outras.

Desse modo, além de gerar reconhecimento, um negócio precisa pensar em como fazer com que a impressão de um consumidor seja adequada aos seus serviços e desperte a atenção dele. É em prol disso que as ações de branding devem ser direcionadas: a fim de fazer com que uma pessoa olhe para a sua marca e enxergue o seu potencial.

Visibilidade

Ter visibilidade, atualmente, é uma estratégia importante para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, existem diversos concorrentes nos mais variados setores do mercado, que também estão em constante busca de desenvolvimento e aprimoramento.

Por conta disso, utilizar os canais de comunicação com o público é uma das estratégias fundamentais para vincular a sua imagem com aquilo que o seu cliente precisa. A plataforma mais adequada depende do objetivo da empresa. Desse modo, é possível usar um blog, as redes sociais, um site específico, entre várias outras opções.

O importante é ficar conhecido, seja apenas no meio digital ou não, por meio das ações de branding, a ponto de que as pessoas possam conhecer a sua marca, independentemente de serem clientes ou não.

Como aplicar o branding no dia a dia?

Muito se sabe sobre as ações de branding, mas poucas empresas aplicam efetivamente esses conceitos. Afinal, existem diversos meios para realizar isso e encontrar um método organizado e eficiente pode não ser tão intuitivo.

Por isso, separamos alguns requisitos essenciais para construir o seu branding diariamente. A seguir, veja os primeiros passos que você pode tomar para fazer com que a sua marca se torne cada vez mais forte!

Aponte os atributos da marca

Para conhecer alguém, é preciso entender quais são as suas características principais, não é mesmo? O mesmo acontece com uma marca. Os seus atributos precisam ser claros e reforçados com o trabalho da empresa.

Por esse motivo, é de grande importância definir os valores, metas, missões e filosofia da empresa. Isso ajuda a nortear os seus serviços e fazer com que todo o negócio gire em torno de um propósito específico, comportamento que ajuda a reforçar a identidade de uma marca.

Defina uma logo

A identidade visual da sua empresa é a forma de fazer com que o seu público se lembre com mais facilidade de seu nome e serviço. Desse modo, a logo é o principal mecanismo de branding que você precisa investir.

Trata-se de um símbolo que expressa a proposta de seu negócio. Sendo assim, reforça-se a necessidade de ter muito claro os objetivos e propósitos de sua marca, a fim de ser fiel, do início ao fim, a esses atributos.

Além disso, é preciso que o seu nome seja atraente e fácil de ser lembrado — uma dica é escolher uma ou mais palavras que realmente tenham a ver com o serviço que a empresa presta. A partir disso, é possível criar um ícone que seja compatível com todas as definições já realizadas.

Outro ponto importante para definir uma logo é a escolha das cores. Elas são fundamentais para facilitar a comunicação da empresa com o seu público e, ainda por cima, podem ser muito bem trabalhadas para alcançar objetivos corporativos.

Por exemplo, cores primárias são mais chamativas, porém, estão muito relacionadas ao público infantil. Já as secundárias — união das primárias — são as mais encontradas em empreendimentos de sucesso. Desse modo, na hora de selecionar a coloração de seu símbolo, lembre-se bem de usar a psicologia das cores a seu favor e de que cada tom é capaz de transmitir um determinado conceito.

A fonte usada também é importante. Isso é chamado de tipografia, ou seja, se o nome da marca estará em letra maiúscula ou minúscula, se apresenta serifas, entre outros aspectos. Isso é necessário para atrair a atenção do público, portanto, prefira sair do senso comum.

Por fim, pense também se você tem interesse em inserir um slogan junto à sua logo. Essa estratégia reforça a comunicação quando o logotipo ainda não é suficiente ou quando há a assinatura de campanhas. Sendo assim, é preciso analisar a necessidade desse item e, caso realmente precise, opte por frases curtas e que provoquem um efeito no público.

Escolha a linguagem mais adequada

A comunicação com o público não se dá apenas com elementos gráficos. Muitas vezes, para interagir com os seus clientes nas redes sociais, por exemplo, você vai usar muito dos atributos linguísticos. Por essa razão, é importante que a linguagem adotada seja a mesma em todos os canais.

Além disso, é importante considerar o seu público-alvo. Por exemplo, produtos e serviços destinados aos jovens podem apostar em cheio em uma linguagem mais descontraída e, até mesmo, usar as gírias do momento. Já no caso de serem direcionados à família, é interessante manter expressões neutras e coloquiais. Em ambientes mais sérios, a linguagem culta é indispensável.

Por isso, defina a persona de seu negócio — personagem fictício que reúne as principais características e comportamentos com base nos seus verdadeiros clientes — e adapte a sua linguagem, verbal ou não-verbal.

Selecione os seus canais de comunicação

Saber o local em que você pretende interagir com os seus clientes também é interessante. Por exemplo, a sua empresa já tem uma plataforma própria? Caso não, é relevante criar um site específico para que as pessoas encontrem o seu trabalho?

Outro aspecto importante é o uso das redes sociais. Perfis comerciais são fundamentais atualmente, pois é o principal método usado pelo público para procurar estabelecimentos de confiança e que atendem às suas expectativas.

Cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio também é interessante para que ela possa ser encontrada por qualquer pessoa que pesquisar pelo seu nome. Isso ajuda a disponibilizar o endereço, horário de funcionamento, telefone, opiniões de clientes, entre outras informações importantes. Além disso, essa estratégia aumenta o alcance de sua marca, permite que pessoas a encontrem ao pesquisar apenas pelo segmento — sem necessariamente usar o nome do negócio — e é muito prática de gerenciar. 

Portanto, identifique os canais que são mais relevantes para o seu plano de negócio e faça bons investimentos, a fim de alcançar mais visibilidade, promover um maior alcance e reforçar a presença de sua marca no mercado.

Quais vantagens do branding para seu negócio?

Depois de entender qual é o verdadeiro significado de branding e conferir como ele pode ser feito em uma empresa, chegou a hora de entender, de uma vez por todas, quais são os benefícios que ele traz a um empreendimento.

É preciso reforçar que o conceito de branding pode ser usado em qualquer segmento do mercado, independentemente do tamanho da empresa, seja microempreendedor ou grandes organizações. Tudo depende do modo que ele foi adaptado para a sua quantidade de colaboradores, tipo de cliente e objetivos corporativos.

Por essa razão, a seguir, veja as maiores vantagens que essa estratégia proporciona a um negócio.

Atrai mais clientes fiéis

A prospecção de clientes é uma necessidade para uma empresa, mas a conservação deles é ainda mais importante. Ter consumidores fiéis permite muitas funcionalidades em um negócio, como o estudo de seu comportamento a fim de gerar novas adaptações, feedbacks construtivos que ajudam a identificar os erros e acertos, vantagem competitiva, entre outros.

Desse modo, constituir uma relação estável entre o cliente e a empresa, por meio de uma boa comunicação, faz com que o consumidor volte mais vezes e indique o seu serviço. Ou seja, além de se tornarem fiéis à sua marca, ainda são ótimos divulgadores.

Reduz custos

Você sabia que o branding não precisa ser usado apenas nas estratégias de vendas? Ele também pode ser muito bem aplicado no setor de Recursos Humanos. Afinal, quem não deseja trabalhar em uma empresa comprometida com a comunicação e que tem uma boa imagem no mercado?

Dessa maneira, esse conceito promove a redução de custos na contratação, por exemplo, pois colaboradores satisfeitos com o ambiente de trabalho se mantêm por mais tempo no emprego e realizam as suas tarefas com mais motivação e qualidade.

Sem mencionar que é possível ter uma grande economia quando técnicas eficazes são aplicadas, seja no setor de marketing, vendas ou demais áreas relevantes dentro de uma empresa. Ou seja, o branding, quando bem utilizado, apresenta uma grande eficiência.

Aumenta as vendas

A gestão de sua marca traz como principais vantagens o reconhecimento e a possibilidade de criar conexões com os clientes. Isso beneficia o ramo das vendas, tendo em vista que a fidelização do consumidor, atribuição de valor ao nome da empresa e visibilidade no mercado promovem uma maior procura pelos produtos e serviços.

Além do mais, a confiança do público em seu trabalho aumenta conforme o seu nome se consolida no mercado. Isso faz com que a sua marca se torne referência, ao se destacar da concorrência, e conquiste ainda mais vendas.

Como visto, o branding é uma ótima estratégia para ganhar mais dinheiro, tornar o seu empreendimento mais conhecido e conduzir a sua empresa para o caminho do sucesso. No entanto, é preciso bastante estudo para acertar em cheio nas escolhas. Por isso, considere sempre buscar cursos que o ajudem a se especializar e conhecer as novidades do mercado.

Para se manter atualizado, acompanhe as nossas redes sociais e não perca os nossos conteúdos. Você pode nos encontrar no Facebook, Instagram, YouTube e Pinterest!

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitamente diretamente em seu e-mail!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.