cobertura cremosa

Aprenda agora mesmo a fazer uma cobertura cremosa perfeita!

As confeitarias estão cheias dela e as pessoas se deliciam com as imagens e vídeos que os profissionais postam nas redes sociais. Estamos falando da cobertura cremosa, a nova “cereja do bolo” adotada pelos confeiteiros mundo afora.

Para que você conheça melhor essa técnica e prepare receitas incríveis, conversamos com a chef Dani Barreto. A seguir estão as dicas passadas por ela sobre as coberturas cremosas, em especial a receita do chantininho. Confira!
cobertura-cremosa

Como a cobertura cremosa virou tendência na confeitaria brasileira?

Antes eram as pastas americanas e o famoso glacê mármore que reinavam nas confeitarias, porém, agora é o momento das coberturas cremosas. De acordo com Dani Barreto, elas vieram com força e para ficar, pois são fáceis de preparar e não exigem tanta técnica de aplicação.

Ela também faz sucesso por deixar qualquer bolo, ou outra sobremesa, com uma apresentação bonita e com aquele aspecto chamativo que faz todo mundo desejar um pedaço.

Esse tipo de cobertura garante o charme necessário para dialogar com todos os momentos, desde um simples café da tarde até uma ocasião mais especial.

Quais são os tipos de cobertura cremosa?

Outro fator positivo em relação à cobertura cremosa é que existem inúmeras possibilidades para prepará-la. Nesse sentido, o confeiteiro pode usar a sua criatividade e inovar não só nos ingredientes, mas também na apresentação final dos bolos e das tortas. A seguir, citamos alguns dos tipos mais utilizados.

cobertura-cremosa-2

Cobertura cremosa para bolo de limão

Essa é uma cobertura que ajuda a equilibrar os sabores e dar mais elegância ao bolo de limão. Você só precisa de leite condensado, creme de leite e suco de limão! Além disso, vale a pena levar à geladeira para deixar a consistência mais firme.

Cobertura cremosa para bolo de cenoura

O famoso bolo de cenoura com cobertura de chocolate é o preferido de muitas pessoas — especialmente quando é um bolo caseiro. Para um resultado perfeito, basta utilizar açúcar, achocolatado em pó, leite e manteiga. A cobertura cremosa estará pronta para fazer todo mundo lamber os dedos!

Cobertura de chocolate para bolo

Cobertura cremosa branca

Sem segredos, essa é uma opção versátil e simplesmente feita com brigadeiro branco caseiro. A margarina, o açúcar e o leite condensado, quando batidos juntos, dão uma textura diferenciada à cobertura, com a firmeza necessária para enfeitar o bolo de seu interesse.

Cobertura cremosa de coco

Outra cobertura famosa é a de coco, feita com ingredientes simples — leite, coco ralado e leite condensado. Além de deixar a textura bonita e com aquele toque caseiro, também adiciona um sabor especial às receitas.

Ganache de chocolate

Quem é que não ama um bolo com cobertura de ganache? O chocolate é um sabor que encanta a maioria das pessoas, portanto, vale a pena investir nesse tipo de cobertura cremosa para não errar. A fim de incrementar o sabor, utilize o chocolate meio amargo e, até mesmo, outros ingredientes, como mel ou rum.

Cobertura cremosa de brigadeiro com café

Mais um tipo de cobertura cremosa que faz sucesso por despertar o paladar: a mistura do brigadeiro com o leve toque do café. A receita é a mesma do brigadeiro comum, mas, além dos ingredientes tradicionais, adiciona-se uma pitada de café para deixar um gostinho marcante.

Cobertura de glacê

A cobertura para bolo feita com glacê também está entre as mais pedidas. Esse ingrediente tem uma textura um pouco mais consistente, mas nem por isso deixa de ser considerada uma cobertura cremosa.

Para fazer a receita, use apenas as claras de ovos, e não deixe de jeito nenhum a gema cair no meio do preparo. Enquanto o açúcar e o suco de limão ou o cremor de tártaro completam esse doce maravilhoso que fica pronto bem rápido.

Só faça a cobertura de bolo com glacê para as vendas rápidas. Esse quitute não suporta ficar mais um dia aguardando ser vendido, e perde sabor e textura. No mais, não leve a cobertura à geladeira, pois ela amolece e fica grudenta.

Cobertura cremosa de marshmallow

O marshmallow é uma cobertura de bolo ideal para dar uma cara mais bonita e atrativa aos doces, sem tomar tempo. Para fazer a receita, você só precisa de açúcar, água e claras de ovos.

Mexer bem essa mistura é um dos truques para garantir o melhor aspecto e sabor. E a vantagem é que o marshmallow pode ser aromatizado. O que é muito útil para usá-lo em diversas receitas de bolos de sabores diferentes, economizando tempo e custos.

Para garantir uma ótima aparência dessa cobertura para bolo, bata-a sempre em uma tigela lisa e use um garfo grande de inox. Com os utensílios, a mistura desgruda bem fácil.

Qual é a relevância da técnica para os negócios de confeitaria?

A cobertura cremosa tem chamado muito a atenção do público e das confeitarias devido a sua praticidade e sabor.

De acordo com Dani Barreto, ela agrada à maioria, principalmente quando comparada ao sabor e à textura da pasta americana, por exemplo. Afinal, muita gente não gosta tanto de comer essa cobertura, que é mais firme e menos saborosa.

A especialista ainda aponta outro fator positivo em relação às coberturas cremosas, que é o menor grau de dificuldade tanto no preparo quanto no manuseio.

Dependendo do estilo do bolo, é possível deixá-las mais jogadas e assimétricas, de um jeito despojado. Além de soar naturalidade, aplica mais sofisticação e elegância às receitas, sem abrir mão da simplicidade.

Coberturas para bolo

Como garantir uma cobertura para bolo sempre cremosa e saborosa?

Garantir que a cobertura de bolo fique no melhor padrão exige que você sempre respeite o tempo de descanso e de refrigeração de cada uma.

A cobertura de chocolate cremosa e a de limão são exemplos que devem ser refrigeradas por no mínimo 6 horas. Já a cobertura de glacê endurece bem rápido, então, cubra o bolo assim que ela for feita.

Quais corantes usar nas coberturas cremosas para bolo?

O uso de corantes é muito bem-vindo em uma cobertura de bolo. Mas, assim como o tempo de descanso, cada cobertura tem sua exigência para ganhar uma cor.

O glacê real por exemplo, deve ser colorido apenas com corantes do tipo hidrossolúvel, por causa da textura da cobertura. Enquanto o marshmallow pode ser tingido com corantes em gel, que se misturam bem à massa e dão homogeneidade.

Quais utensílios devo usar para fazer coberturas cremosas?

Boa parte de um ótimo resultado em uma cobertura para bolo só acontece quando se usa bons utensílios. Por isso, para te ajudar a fazer as melhores receitas, fizemos uma lista dos itens essenciais que você deve ter em casa. Vamos conferir?

Espátulas de silicone e inox

Espátulas devem ser de silicone, inox e outros materiais que facilitem que a cobertura desgrude da peça. Assim, você não vai perder parte do material e vai trabalhar mais rápido.

Estecas

As estecas são usadas para decorar uma cobertura de chocolate cremosa e muitos outros sabores. Por isso, tenha um jogo de pelo menos 4 peças, para usar uma ou duas de vez e agilizar a produção.

Cake board e bailarina

Sempre prefira colocar a cobertura para bolo com o doce já em cima da peça onde será vendido.

Portanto, tenha um estoque de cake board, e para receitas de maior valor agregado, escolha colocar o doce em uma bailarina — um apoio mais alto e bonito, de vidro ou plástico.

Bowls de inox ou vidro

Para garantir que a sua cobertura de bolo renda ao máximo, você não pode perder sequer um pedacinho dela. Então, invista em bowls e tigelas de vidro ou inox para bater seus preparos.

Batedeira

Uma batedeira é a sua melhor amiga na hora de fazer alguns tipos de cobertura cremosa para bolo. Portanto, invista em um modelo bastante durável e que tenha todas as peças que você precisa para fazer várias receitas.

Saco e bico de confeitar

O saco e o bico de confeitar são uma dupla básica para quem está iniciando no mundo da confeitaria. Logo, adquira alguns bem antes de começar a colocar a mão na massa e fazer a sua cobertura para bolo.

Cobertura cremosa de bolo de chocolate

Quais são as novidades do mercado de coberturas cremosas?

Se você gosta de vender bolo e quer apostar ainda mais em confeitaria, saiba que gastronomia e fonte de renda andam hoje de mãos dadas.

Além de todas as alternativas citadas, também é interessante conferir as novidades do mercado, como o chantininho, que divide espaço com o buttercream, o ganache e o brigadeiro gourmet ao ponto para cobertura.

Em todas as opções, o maior segredo é respeitar a temperatura pedida em cada receita, bem como as quantidades exatas dos ingredientes e a ordem correta de preparo. Dani Barreto ainda ressalta que é melhor medir tudo em gramas, para evitar equívocos na hora de fazer as suas coberturas cremosas.

ESPAÇO DO INFOFOGRÁFICO CONHEÇA OS TIPOS DE CHOCOLATE E SUAS INDICAÇÕES

Como bater um chantininho perfeito?

Já que o chantininho é a tendência do momento, resolvemos elegê-lo como o principal tipo de cobertura cremosa para você apostar em seus confeitos.

cobertura-cremosa-6

O creme é feito de chantilly e leite ninho, por isso tem agradado tanta gente — unindo a consistência ideal da cobertura e o sabor incomparável proporcionado pelo leite em pó à receita.

Geralmente, pode ser usado creme vegetal, leite condensado e leite ninho, contudo, ainda é possível produzir uma cobertura vegana, para ampliar ainda mais as chances de conquistar novos públicos. Para isso, basta substituir o leite condensado pelo próprio creme vegetal e o leite ninho por leite em pó vegetal.

Para conseguir a textura perfeita do chantininho, Dani Barreto ensina que é preciso respeitar a temperatura, mantendo o creme vegetal bem gelado.

Por isso, é importante cuidar de seu armazenamento desde a compra até o momento de produção da cobertura.

Já nas receitas com finalidades diferentes, como bolos ou cupcakes, que vão ficar por mais tempo em temperatura ambiente, pode ser acrescentada a gelatina sem sabor. Assim, ela seca depois de pronta e deixa a cobertura cremosa mais resistente e durinha. Se quiser deixá-la colorida, é só adicionar corante alimentício em pó ou em gel.

Receita de cobertura cremosa: chantininho real

No curso Bolos de Páscoa, a expert Dani Barreto preparou 4 bolos decorados ensinando todo o passo a passo de massas diferentes, recheios e, claro, sua famosa cobertura em chantininho!
Então, vamos à receita da chef:

Rendimento:
• 550g

Durabilidade:
• 10 dias em refrigeração ou 3 meses no congelador

Ingredientes:
• 500 ml de chantilly
• 70g de leite em pó
• 40g de glacê real
• 50g de leite condensado

Preparo:
Reserve o leite condensado e misture todos os outros ingredientes, até triplicar de volume. Por último, com a espátula, adicione o leite condensado e misture, dosando a quantidade necessária para tirar as bolhinhas presentes.

Tudo pronto para colocar a mão na massa? Quanto mais você hidratar o chantininho, mais bonito ficará o resultado. E quer saber o pulo do gato? Use luvas resistentes ao calor para manipular o chantininho e não derretê-lo. Se não as tiver, evite ficar mexendo no chantininho com as mãos. Para isso, um truque é ficar passando suas mãos no gelo ou na água gelada enquanto faz a cobertura.

Independentemente da cobertura cremosa escolhida, é importante se profissionalizar e buscar especializações constantes. Dessa forma, você aprimora a prática e descobre mais técnicas e tendências para aplicar em suas receitas.

Esse cuidado, junto à organização e outros aspectos essenciais, complementa a qualidade de seus trabalhos e favorece mais ideias para ganhar dinheiro!

Já conhecia o chantininho? Quer aprender muito mais com a Dani Barreto? Não deixe de clicar aqui e conferir os cursos que a Dani já deu aqui na eduK, inclusive o Mundo dos Bolos: Bolo Red Velvet e Chantininho. Esperamos você.

Receba nossas dicas e conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail!




    2 Comentários

        ❤️ Ficamos felizes em saber que gostou =)

    Fale o que você pensa

    O seu endereço de e-mail não será publicado.